Aprilia RSV4 e RSV4 Factory 2021

A gama RSV4 da Aprilia entra em 2021 com um novo design, aprimoramento das asas aerodinâmicas, mudanças no motor, electrónica e ergonomia.

Em apresentação pela primeira vez em aprilia.com, nasceu uma nova RSV4, profundamente alterada, começando pelo design. O novo desenho estilístico é o resultado de um intenso trabalho em termos aerodinâmicos, confirmando o compromisso da Aprilia na busca de soluções cada vez mais complexas e inovadoras. O estilo, inspirado na nova RS 660, e as suas formas, estudadas em túnel de vento, permitiram a obtenção de um coeficiente aerodinâmico extraordinário, com ganhos evidentes em performance a alta velocidade e efeito de downforce.

As asas aerodinâmicas deixam de ser um elemento adicional aos painéis laterais, passando a estar integradas nos mesmos, uma solução que otimiza a estabilidade a alta velocidade e faz divergir o vento do condutor, com ganhos também no conforto.

O triplo farol em LED, com perímetro em DRL, representa a assinatura desportiva da Aprilia, e também contempla luzes de curva: um par de luzes embutidas ilumina o interior das curvas, incrementando, por conseguinte, a visibilidade.

A ergonomia é inteiramente nova e melhorada, graças ao novo depósito de combustível e ao banco, que permite um encaixe perfeito entre as carenagens, mais espaço a bordo e uma posição de condução mais relaxada.

Os controlos eletrónicos estão mais práticos e intuitivos, sendo o novo painel TFT de maiores dimensões e mais completo. Graças à nova centralina Marelli 11MP e à nova plataforma de inércia de seis eixos, a gestão eletrónica é mais refinada, mais rápida e mais completa.

O APRC, conjunto de sistemas eletrónicos, tem agora travão-motor de vários níveis. Existem seis modos de condução, sendo três para pista (dois deles customizáveis) e três para estrada (incluindo um customizável): o piloto apenas necessita de escolher qual o modo de condução que prefere e obtém os melhores settings para controlo de tração, wheelie control, travão-motor, ABS e os restantes parâmetros eletrónicos.

A arquitetura do chassis, herdeira de uma dinastia única, sofreu transformações drásticas, com um novo braço oscilante, mais leve e reforçado, destinado a diminuir o centro de gravidade e aumentar a estabilidade da traseira em aceleração. O primeiro motor V4 de produção em massa do mundo, apesar da norma Euro 5, surge agora com mais binário e com uns excecionais 217 CV.

Ambas têm o mesmo motor, mas distinguem-se pelo facto de a Factory complementar o equipamento com jantes em alumínio forjado, suspensões Ohlins EC 2.0 semi-ativas e pinças Brembo Stylema.

Estão disponíveis duas versões: RSV4 (na cor Dark Losail) e RSV4 Factory (em Lava Red e Aprilia Black).

Outros artigos:

Apresentação: Aprilia Tuono 660