InícioNotíciasAprilia RSV4 e RSV4 Factory – Chega a Portugal a superdesportiva mais...

Aprilia RSV4 e RSV4 Factory – Chega a Portugal a superdesportiva mais potente!

A Aprilia anuncia que as novas RSV4 e RSV4 Factory já estão disponíveis em Portugal. Com 220 cv é a superdesportiva mais potente para estrada.

-

Com a mudança da homologação Euro5 para Euro5+, a Aprilia aproveitou a oportunidade para lançar no mercado uma nova geração da sua superdesportiva equipada com o já lendário motor V4. A nova RSV4 e RSV4 Factory promete performances alucinantes, contando com inúmeras novidades a vários níveis.

Como tem sido hábito, a casa de Noale criou novamente duas variantes. A base RSV4 e a variante mais exótica e repleta de componentes premium denominada de RSV4 Factory.

O motor V4 com 1099 cc conta agora com corpos de injeção de 52 mm. E mesmo cumprindo com as mais restritivas normas de homologação europeias para motos de estrada, este motor consegue aumentar a potência em relação à geração anterior.

De acordo com a Aprilia, o motor que encontramos tanto na RSV4 como na RSV4 Factory debita agora 220 cv às 13000 rpm (ganha 3 cv) e 127 Nm de binário às 10.800 rpm, sendo, em consequência, a superdesportiva homologada de produção mais potente do mercado.

- PUBLICIDADE -

rsv4

Por seu turno, o quadro e os restantes componentes da ciclística, cujo pedigree foi sendo construído e conquistado com vitórias nas pistas como marcas de excelência, conhecem este ano alterações que favorecem a rigidez estrutural, a precisão de condução. E entre as novidades podemos destacar as pinças Brembo Hypure que substituem as Stylema.

Do ponto de vista da aerodinâmica, a experiência em MotoGP e os intensos testes em túnel de vento resultaram em alterações substanciais, com destaque para a asa frontal e as superfícies areadas nas carenagens laterais.

Estas alterações trazem diversos benefícios, como o afastamento do ar quente para longe do condutor ou piloto, uma aderência superior em travagem graças à força descendente e uma maior estabilidade em curvas realizadas a alta velocidade graças ao coeficiente aerodinâmico otimizado.

No campo da eletrónica, e para além de um novo painel TFT a cores com 5 polegadas, o renovado APRC (Aprilia Performance Ride Control) das RSV4 e RSV4 Factory, apresenta agora lógicas de operação preditivas e adaptativas.

rsv4

- PUBLICIDADE -

Aprilia RSV4 e RSV4 Factory – Detalhes do APRC
ATC – Controlo de Tração, regulável em 8 níveis
AEM – Mapas de Motor, regulável em 3 níveis
AEB – Travão-Motor, regulável em 3 níveis
Cornering ABS – regulável em 3 níveis
AWC – controlo de cavalinho, regulável em 3 níveis. Incorpora um software de operação estratégica preditiva (previne antes da ocorrência) e, em Modo Race, adaptativa (adapta-se ao estilo de condução)
AQS – Quickshifter
IMU – Plataforma de Medição de Inércia de seis eixos
Modos de Condução – User, Street, Sport

Como elementos opcionais inseridos nos 3 Packs opcionais:
ALC – Auxílio ao arranque, apenas em Modo Race, regulável em 3 níveis
Aprilia MIA – de série na versão Factory
APL – Limitador de velocidade no pit lane
ADC – Sistema de Controlo da Suspensão, apenas com suspensões Öhlins eletrónicas. Monitoriza em tempo real as condições de condução e otimiza dinamicamente a compressão e a extensão em dois modos: Active e Manual
ASC – Controlo de Slide, ajustável em 3 níveis e com estratégia de operação preditiva e adaptativa
ACC – Cruise Control
ABL – Luzes de Curva
Modos de Condução – Race, Track 1 e Track 2 (de série na RSV4 Factory com o Track Pack). Todos eles são customizáveis.
Corner By Corner – Sistema que permite a gestão automática e dinâmica de alguns parâmetros do APRC. Através da Aprilia MIA, é possível selecionar setups e escolher os pontos estratégicos em cada pista nos quais esses setups entrarão em ação, modificando o comportamento da moto. Desta forma, o piloto concentra-se na condução e, graças ao sistema GPS e à Aprilia MIA, terá setups dinâmicos de forma automática

A este nível convém realçar que o Corner By Corner divide-se em:

– Corner By Corner Motor: incluído no Race Pack, opera o Controlo de Tração e o Wheelie Control
– Corner By Corner Suspensão: incluído no Suspension Pack e apenas para a versão Factory, opera o Sistema de Controlo da Suspensão

Adicionalmente, a Aprilia segue agora com as novas RSV4 e RSV4 Factory uma nova lógica em termos de equipamentos opcionais. Os clientes poderão optar por adquirir a superdesportiva de Noale com diversos equipamentos ou opções eletrónicas que estão incluídos em Packs opcionais.

Packs Opcionais – Aprilia RSV4 e RSV4 Factory

Track Pack
Inclui três Modos de Condução adicionais (Race, Track 1, Track 2), Aprilia Launch Control (assistência ao arranque em pista), Pit Limiter (limita a velocidade no pit lane), Aprilia Slide Control (prevê e limita o slide em curva com lógica preditiva e adaptativa) e Dashboard Race (com configuração exclusiva para utilização em pista). Disponível como compra in-app para a RSV4 e de série na RSV4 Factory.

Comfort Pack
Inclui Aprilia Cruise Control e Luzes de Curva. Disponível como compra in-app para a RSV4 e de série na RSV4 Factory.

Race Pack
Com funcionalidade Corner By Corner, a moto ajusta dinamicamente os settings do Controlo de Tração, Wheelie Control e Travão-Motor em tempo real. Trabalha em sincronia com o Módulo GPS que deteta a posição da moto em pista e otimiza o setup setor a setor. Disponível como opcional para a RSV4 e de série na RSV4 Factory. Inclui o Módulo GPS e requer conexão com a Aprilia MIA (de série na RSV4 Factory).

- PUBLICIDADE -

Suspension Pack
Exclusivo para a versão Factory, ativa o sistema ADC (Aprilia Damping Control). Este, trabalha em sinergia com o Módulo GPS e com a Aprilia MIA para ajustar dinamicamente os settings da suspensão Öhlins semi-ativa. Utilizando a função Corner By Corner antes de entrar em pista, o piloto faz o download do traçado, modifica as configurações setor a setor através do GPS e pode analisar os dados da telemetria. O ADC monitoriza continuamente a performance das suspensões, em tempo real, com base em dois modos: em Active Mode, ajusta automaticamente, e em Manual Mode, o piloto estabelece os próprios parâmetros, sendo que ambos os Modos oferecem três setups: Track, Sport, Race.

Já é possível adquirir estas novidades nos concessionários autorizados da Aprilia em Portugal. A RSV4 está disponível nos grafismos Stingray Blue e Poison Yellow e a RSV4 Factory no grafismo Dark Kraken.

Quanto a preços, o importador da marca italiana no nosso País, a Officina Moto, confirma que a RSV4 tem um preço desde 22.399€, enquanto a RSV4 Factory tem um preço desde 27.399€.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -