Tuono (trovão em italiano) é um nome que muitos motociclistas facilmente associam a uma moto naked de alta performance. E a verdade é que a mais recente geração Euro5+ da naked desportiva da Aprilia ganha muitos argumentos para disputar o topo do seu segmento que, como se sabe, inclui rivais bastante apetrechadas e com tecnologia de topo. As novas Aprilia Tuono V4 e Tuono V4 Factory já chegaram a Portugal, e o importador exclusivo da marca de Noale, a Officina Moto, também já revelou os preços oficiais destas novidades.
Como referimos, a mudança para homologação Euro5+ foi aproveitada pela Aprilia para a criação daquela que será a mais evoluída e tecnologicamente avançada Tuono V4 de sempre. A hypernaked nascida em Noale recebe importantes modificações a diversos níveis.
O motor V4 a 65° é homologado E5+, mas agora disponibiliza uns saudáveis 180 cv às 11.800 rpm e um binário máximo de 121 Nm às 9.650 rpm. Uma melhoria na performance conseguida com a cilindrada desta unidade tetracilíndrica que sobe dos 1.077 cc para os 1.099 cc, mas também novos corpos de injeção de 52 mm e alterações no sistema de escape como o reposicionamento do conversor catalítico.
No caso do catalisador, a mudança de posição vai permitir ao condutor da Tuono V4 e Tuono V4 Factory sentir menos calor nas suas pernas, e, para aqueles que desejem trocar a ponteira de escape por uma das opções disponíveis no catálogo de acessórios Aprilia, será mais fácil realizar essa troca.
A performance melhorada encontra nesta nova geração um novo design de quadro em alumínio e um braço oscilante reforçado, para a melhor precisão e tração.
A aerodinâmica, por seu turno, foi profundamente alterada. A nova asa frontal incrementa a carga aerodinâmica na frente da moto, e o defletor de vento, que nesta geração começa na base do elemento central de luzes dianteiras e se estende acima do painel de instrumentos, reduz a turbulência aerodinâmica no corpo do condutor ao mínimo, para os parâmetros de uma moto naked.
As laterais, por sua vez, divergem o fluxo de ar na direção do novo extrator, para além de funcionarem como elementos estabilizadores em curvas realizadas a alta velocidade.
A secção traseira tem um novo desenho, com propriedades não apenas estéticas, mas também aerodinâmicas, e as luzes de travão surgem integradas nos intermitentes, localizados no suporte de matrícula. Este facto facilita em muito a preparação da moto para utilização em pista.
Em termos de ciclística, podemos destacar na Tuono V4 a utilização de uma forquilha invertida Sachs com bainhas de 43 mm e um monoamortecedor da mesma marca, sendo ambos totalmente ajustáveis, bem como com um amortecedor de direção. Para os motociclistas que procuram máxima eficiência dinâmica, a Aprilia disponibiliza na Tuono V4 Factory um conjunto de suspensões Ohlins semi-ativas Smart EC 2.0, com diversos modos de funcionamento automáticos e totalmente personalizáveis. No sistema de travagem, em ambas as variantes da Tuono, encontramos dois discos flutuantes de 330 mm na frente combinados com pinças radiais Brembo M50.
Mas um dos grandes destaques nesta nova geração da hypernaked da Aprilia é o seu completo pacote eletrónico. O denominado Aprilia Performance Ride Control ou aPRC. No campo da eletrónica, e para além de um novo painel TFT a cores com 5 polegadas, o renovado aPRC conta agora com lógicas de operação preditivas e adaptativas, e contempla os seguintes elementos de acordo com o pack escolhido:
Standard Pack
As Aprilia Tuono V4 e Tuono V4 Factory vêm de série com o Standard Pack. Este pacote eletrónico inclui IMU de seis eixos, três modos de condução customizáveis (User, Tour, Sport) que gerem três níveis do Cornering ABS e o aPRC. Este consiste no ATC (Controlo de Tração), AWC (controlo de cavalinho), AEM (Mapas de Motor), AEB (Travão-Motor) e AQS (Quickshift), todos utilizando a lógica adaptativa e preditiva. É ainda possível optar por packs adicionais que incrementam a experiência de condução. Pode-se também acrescentar a Aprilia MIA, a plataforma multimédia que pode ser adquirida no Concessionário Aprilia e que transforma o smartphone num aliado do proprietário e que contempla diversas outras funções da moto que passam a estar disponíveis na palma da mão.
Track Pack
Inclui três Modos de Condução adicionais (Race, Track 1, Track 2), Aprilia Launch Control (assistência ao arranque em pista), Pit Limiter (limita a velocidade no pit lane), Aprilia Slide Control (prevê e limita a derrapagem em curva com lógica preditiva e adaptativa) e Dashboard Race (com configuração exclusiva para utilização em pista). Disponível como compra in-app para a Tuono V4 e de série na Tuono V4 Factory.
Comfort Pack
Inclui Aprilia Cruise Control e Luzes de Curva. Disponível como compra in-app para a Tuono V4 e de série na Tuono V4 Factory.
Race Pack
Com funcionalidade “Corner By Corner”, a moto ajusta dinamicamente as afinações do Controlo de Tração, Wheelie Control e Travão-Motor em tempo real. Trabalha em sincronia com o Módulo GPS que deteta a posição da moto em pista e otimiza os diferentes parâmetros das ajudas eletrónicas setor a setor do circuito. Disponível como opcional para ambas as versões Tuono V4, inclui ainda o Módulo GPS e requer conexão com a Aprilia MIA.
Suspension Pack
Exclusivo para a versão Factory, ativa o sistema ADC (Aprilia Damping Control). Este sistema trabalha em sinergia com o Módulo GPS e com a Aprilia MIA para ajustar dinamicamente as afinações da suspensão Öhlins semi-ativa. Utilizando a função “Corner By Corner” antes de entrar em pista, o piloto faz o download do circuito, modifica as configurações setor a setor através do GPS e pode analisar os dados da telemetria. O ADC monitoriza continuamente a performance das suspensões, em tempo real, com base em dois modos: em Active Mode, ajusta automaticamente, e em Manual Mode o piloto define os parâmetros da sua preferência, sendo que ambos os modos oferecem três setups: Track, Sport, Race. Disponível como opcional via compra in-app apenas para a Tuono V4 Factory.
A Tuono V4 está disponível nos grafismos Scorpion Yelow e Shark Grey e a Tuono V4 Factory no grafismo Dark Kraken.
Quanto a preços, a Officina Moto confirma que em Portugal a Tuono V4 está disponível por um valor desde 18.099€, enquanto a Tuono V4 Factory está disponível por um valor desde 21.199€. Para mais informações pode contactar o concessionário Aprilia mais perto de si. Clique aqui para saber qual é .
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!