InícioNotíciasAprilia Tuono V4 e Tuono V4 Factory – Todos os detalhes e...

Aprilia Tuono V4 e Tuono V4 Factory – Todos os detalhes e preços para Portugal

A Aprilia confirma a chegada das novas Tuono V4 e Tuono V4 Factory. Aqui encontra todos os detalhes e preços para Portugal.

-

Tuono (trovão em italiano) é um nome que muitos motociclistas facilmente associam a uma moto naked de alta performance. E a verdade é que a mais recente geração Euro5+ da naked desportiva da Aprilia ganha muitos argumentos para disputar o topo do seu segmento que, como se sabe, inclui rivais bastante apetrechadas e com tecnologia de topo. As novas Aprilia Tuono V4 e Tuono V4 Factory já chegaram a Portugal, e o importador exclusivo da marca de Noale, a Officina Moto, também já revelou os preços oficiais destas novidades.

Como referimos, a mudança para homologação Euro5+ foi aproveitada pela Aprilia para a criação daquela que será a mais evoluída e tecnologicamente avançada Tuono V4 de sempre. A hypernaked nascida em Noale recebe importantes modificações a diversos níveis.

O motor V4 a 65° é homologado E5+, mas agora disponibiliza uns saudáveis 180 cv às 11.800 rpm e um binário máximo de 121 Nm às 9.650 rpm. Uma melhoria na performance conseguida com a cilindrada desta unidade tetracilíndrica que sobe dos 1.077 cc para os 1.099 cc, mas também novos corpos de injeção de 52 mm e alterações no sistema de escape como o reposicionamento do conversor catalítico.

No caso do catalisador, a mudança de posição vai permitir ao condutor da Tuono V4 e Tuono V4 Factory sentir menos calor nas suas pernas, e, para aqueles que desejem trocar a ponteira de escape por uma das opções disponíveis no catálogo de acessórios Aprilia, será mais fácil realizar essa troca.

- PUBLICIDADE -

tuono v4

A performance melhorada encontra nesta nova geração um novo design de quadro em alumínio e um braço oscilante reforçado, para a melhor precisão e tração.

A aerodinâmica, por seu turno, foi profundamente alterada. A nova asa frontal incrementa a carga aerodinâmica na frente da moto, e o defletor de vento, que nesta geração começa na base do elemento central de luzes dianteiras e se estende acima do painel de instrumentos, reduz a turbulência aerodinâmica no corpo do condutor ao mínimo, para os parâmetros de uma moto naked.

As laterais, por sua vez, divergem o fluxo de ar na direção do novo extrator, para além de funcionarem como elementos estabilizadores em curvas realizadas a alta velocidade.

A secção traseira tem um novo desenho, com propriedades não apenas estéticas, mas também aerodinâmicas, e as luzes de travão surgem integradas nos intermitentes, localizados no suporte de matrícula. Este facto facilita em muito a preparação da moto para utilização em pista.

Em termos de ciclística, podemos destacar na Tuono V4 a utilização de uma forquilha invertida Sachs com bainhas de 43 mm e um monoamortecedor da mesma marca, sendo ambos totalmente ajustáveis, bem como com um amortecedor de direção. Para os motociclistas que procuram máxima eficiência dinâmica, a Aprilia disponibiliza na Tuono V4 Factory um conjunto de suspensões Ohlins semi-ativas Smart EC 2.0, com diversos modos de funcionamento automáticos e totalmente personalizáveis. No sistema de travagem, em ambas as variantes da Tuono, encontramos dois discos flutuantes de 330 mm na frente combinados com pinças radiais Brembo M50.

- PUBLICIDADE -

tuono v4

Mas um dos grandes destaques nesta nova geração da hypernaked da Aprilia é o seu completo pacote eletrónico. O denominado Aprilia Performance Ride Control ou aPRC. No campo da eletrónica, e para além de um novo painel TFT a cores com 5 polegadas, o renovado aPRC conta agora com lógicas de operação preditivas e adaptativas, e contempla os seguintes elementos de acordo com o pack escolhido:

Standard Pack

As Aprilia Tuono V4 e Tuono V4 Factory vêm de série com o Standard Pack. Este pacote eletrónico inclui IMU de seis eixos, três modos de condução customizáveis (User, Tour, Sport) que gerem três níveis do Cornering ABS e o aPRC. Este consiste no ATC (Controlo de Tração), AWC (controlo de cavalinho), AEM (Mapas de Motor), AEB (Travão-Motor) e AQS (Quickshift), todos utilizando a lógica adaptativa e preditiva. É ainda possível optar por packs adicionais que incrementam a experiência de condução. Pode-se também acrescentar a Aprilia MIA, a plataforma multimédia que pode ser adquirida no Concessionário Aprilia e que transforma o smartphone num aliado do proprietário e que contempla diversas outras funções da moto que passam a estar disponíveis na palma da mão.

Track Pack

Inclui três Modos de Condução adicionais (Race, Track 1, Track 2), Aprilia Launch Control (assistência ao arranque em pista), Pit Limiter (limita a velocidade no pit lane), Aprilia Slide Control (prevê e limita a derrapagem em curva com lógica preditiva e adaptativa) e Dashboard Race (com configuração exclusiva para utilização em pista). Disponível como compra in-app para a Tuono V4 e de série na Tuono V4 Factory.

Comfort Pack

Inclui Aprilia Cruise Control e Luzes de Curva. Disponível como compra in-app para a Tuono V4 e de série na Tuono V4 Factory.

Race Pack

Com funcionalidade “Corner By Corner”, a moto ajusta dinamicamente as afinações do Controlo de Tração, Wheelie Control e Travão-Motor em tempo real. Trabalha em sincronia com o Módulo GPS que deteta a posição da moto em pista e otimiza os diferentes parâmetros das ajudas eletrónicas setor a setor do circuito. Disponível como opcional para ambas as versões Tuono V4, inclui ainda o Módulo GPS e requer conexão com a Aprilia MIA.

- PUBLICIDADE -

Suspension Pack

Exclusivo para a versão Factory, ativa o sistema ADC (Aprilia Damping Control). Este sistema trabalha em sinergia com o Módulo GPS e com a Aprilia MIA para ajustar dinamicamente as afinações da suspensão Öhlins semi-ativa. Utilizando a função “Corner By Corner” antes de entrar em pista, o piloto faz o download do circuito, modifica as configurações setor a setor através do GPS e pode analisar os dados da telemetria. O ADC monitoriza continuamente a performance das suspensões, em tempo real, com base em dois modos: em Active Mode, ajusta automaticamente, e em Manual Mode o piloto define os parâmetros da sua preferência, sendo que ambos os modos oferecem três setups: Track, Sport, Race. Disponível como opcional via compra in-app apenas para a Tuono V4 Factory.

A Tuono V4 está disponível nos grafismos Scorpion Yelow e Shark Grey e a Tuono V4 Factory no grafismo Dark Kraken.

Quanto a preços, a Officina Moto confirma que em Portugal a Tuono V4 está disponível por um valor desde 18.099€, enquanto a Tuono V4 Factory está disponível por um valor desde 21.199€. Para mais informações pode contactar o concessionário Aprilia mais perto de si. Clique aqui para saber qual é .

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -