As travagens no Qatar

A Brembo fornece todas as equipas do pelotão MotoGP.

Como é hábito em todos os circuitos do campeonato do mundo MotoGP a Brembo analisa as travagens na classe rainha do mundial MotoGP. Losail não excepção e neste arranque de época é feita a análise ao circuito inaugurado em 2004, localizado a 23 quilómetros a Norte de Doha e que custou 60 milhões de dólares.

Localizado numa das zonas mais quentes do planeta quase que obriga a que as corridas se realizem em período nocturno, permitindo ver os discos dianteiros incandescentes nas travagens mais fortes, apesar dos técnicos da Brembo considerarem o circuito como nível médio em termos de travagens, sendo um grau 3 em termos de dificuldade, numa escala onde cinco é o máximo.

As 16 curvas do traçado obrigam á intervenção dos travões em 11 momentos, o que significa que desde a partida até ao final da corrida os pilotos travam por 242 vezes, o valor mais elevado de todas as pistas asiáticas. Quase como em Brno e Motegi a manete de travão é accionada 33 segundos em cada volta, levando a um total de 12 minutos no final da corrida, 29% da mesma. A desaceleração média é de 1,2G, em linha com a maioria das pistas do mundial.