GP de Portugal: Bagnaia na frente, Oliveira e Marquez provisoriamente na Q2

No Autódromo Internacional do Algarve os pilotos cumpriram o primeiro dia de treinos do GP de Portugal. Miguel Oliveira ficou entre os 10 primeiros, e o regressado Marc Marquez também.

Francesco Bagnaia foi o piloto mais rápido do primeiro dia de treinos do GP de Portugal, num dia marcado pelo regresso de Marc Marquez. O piloto espanhol chegou sem objetivos para o seu primeiro GP em cerca de nove meses, mas conseguiu para já um lugar provisório na Q2.

Miguel Oliveira depois de ter sido 17.º na primeira sessão, melhorou na segunda para também garantir provisoriamente a passagem direta à segunda qualificação, terminando o dia em nono.

O dia começou com a pista meio molhada depois da chuva do dia anterior, mas à hora da primeira sessão já estava praticamente seca. Mesmo assim a sessão foi cerca de quatro segundos mais lenta do que no anterior GP de Portugal, em Novembro.

Apesar de ter conseguido entrar nos 10 primeiros, Miguel Oliveira não estava totalmente satisfeito. O piloto da Red Bull KTM Factory Racing queixou-se especialmente do pneu dianteiro: «O pneu duro é demasiado macio para nós», foi a queixa do piloto.

Sorrisos de Marc Marquez

Marc Marquez terminou ambas as sessões com um sorriso nos lábios, demonstrando que o dia do seu regresso correu bem. Mas o piloto espanhol não quis embandeirar em arco e tenta conter as expectativas. Apesar de ter melhorado cerca de dois segundos da primeira para a segunda sessão (mas descendo de terceiro na primeira para sexto na segunda), sentiu-se melhor na primeira. «Na primeira sessão a pista não estava muito boa, mas senti-me bem em cima da moto», disse o espanhol. «Senti-me melhor na sessão da manhã porque o braço estava fresco, estava descansado, e tinha força. À tarde tive que trabalhar mais para aquecer o braço e senti-me mais cansado. Mas estamos em melhor situação do que esperávamos antes deste fim de semana».

O líder do campeonato, Johann Zarco, terminou o dia na oitava posição.

Agora resta ainda a terceira sessão de treinos, e tudo dependerá das condições climatéricas. Caso sejam favoráveis, alguns pilotos poderão ainda melhorar face à sessão de hoje.

Um americano em Portugal

Em Moto2 foi Joe Roberts quem liderou ambas as sessões, terminando o dia no topo da tabela combinada. O californiano, agora residente em Portugal, mais precisamente em Aljezur, bateu Raul Fernandez por três décimas de segundo. O espanhol, a par de Sam Lowes e Remy Gardner, foi dos pilotos mais consistentes em ambas as sessões. Gardner terminou o dia em quarto e o britânico em sétimo.

Em Moto3 foi Gabriel Rodrigo quem registou o melhor tempo do dia. Sendo os primeiros a sair para a pista, foram os que apanharam a pista ainda com algumas zonas molhadas. Por isso Gabriel Rodrigo, Jaume Masia e Jeremy Alcoba nem chegaram a rodar na primeira sessão.

Andrea Migno e Jaume Masia ficaram logo atrás de Rodrigo, enquanto que Pedro Acosta, o líder do campeonato, terminou na sexta posição da tabela combinada das duas primeiras sessões.

Amanhã realizam-se as últimas sessões de treinos livres e as de qualificação.

Todas as classificações aqui.