Baja de Portalegre atribui títulos do Nacional TT

Os títulos do Nacional de TT 2019 foram decididos este fim-de-semana na Baja de Portalegre, prova que contou com mais de 300 pilotos inscritos.

No passado fim-de-semana, com o fim da Baja de Portalegre, ficámos a conhecer os títulos do Nacional TT nas suas diversas categorias. Foram milhares de pessoas que acompanharam de perto as emoções da mais importante das provas nacionais de todo-o-terreno. A derradeira etapa do campeonato que levou até ao distrito de Portalegre cerca de 300 pilotos repartidos pelas disciplinas de Moto, Moto4 e SSV.

Nas motos

O luso-alemão Sebastian Bühler acabou a Baja de Portalegre com um triunfo categórico nas Motos. Por usa vez, Daniel Jordão sagrou-se campeão nacional. Sebastian Bühler, com a  Husqvarna #7, começou por vencer prólogo e ser o mais rápido em SS1. No final do 1º dia, o campeão António Maio ocupava a 2ª posição à frente de Bruno Santos e de Martim Ventura. No dia seguinte, Sebastian Bühler confirmou o favoritismo e venceu de forma clara. Ou seja, terminou a corrida com mais de 10 minutos de vantagem para o segundo classificado.

Competindo com a Yamaha de rali idêntica à que vai pilotar no Dakar, António Maio terminou na 2ª posição à frente de Bruno Santos em KTM e de Martim Ventura em Yamaha. Estes que venceram respetivamente as classes TT3 e TT1. Numa jornada em que os seus directos adversários, Salvador Vargas e Bernardo Megre, se atrasaram devido a quedas, o 5º lugar de Daniel Jordão foi suficiente para  as contas do campeonato. Portanto, o piloto da Yamaha com #17 sagrou-se campeão nacional.

Nos Quads

Roberto Borrego volta a fazer história em Portalegre . Entre os Moto4 começou a prova vencendo o prólogo e triunfando no 1º sector selectivo. Apesar de uma aparatosa queda a menos de 100 metros da linha de chegada. Posições seguintes no 1º dia de prova para Ruben Alexandre em Yamaha, André Carita e Filipe Silva em Suzuki. No dia seguinte, Roberto Borrego voltou a fazer história batendo o seu próprio recorde de vitórias na Baja Portalegre 500 ao alcançar o 8º triunfo.

Ou seja, o 5º consecutivo, sagrando-se ainda campeão nacional pela 6ª vez. Ruben Alexandre em Yamaha conquistou o 2º lugar, seguido de três pilotos que se apresentaram aos comandos de Suzuki. André Carita foi ao pódio tendo ficado à frente de Filipe Silva e do campeão 2018 Arnaldo Martins.

Nos SSV (side-by-side vehicles) 

Pedro Carvalho e André Guerreiro venceram nos SSV. Pedro Santinho Mendes  e Bruno Martins ganharam o título nacional. Entre os SSV contaram-se 120 concorrentes com uma elevada presença de pilotos estrangeiros. João Dias começou por ser o mais rápido no prólogo, seguido de Victor Santos e do belga Sebastien Guyette. Todos em Can-Am. Nos 68 quilómetros que se seguiram, entre o Gavião e Nisa, impôs-se Victor Santos que liderou um ‘top 10’ integralmente composto por modelos Can-Am. Menos de um minuto separava o primeiro do nono classificado. Atrás de Victor Santos posicionaram-se Aristides Mafra, Luís Portela de Morais, Pedro Santinho Mendes e Bruno Martins.

No dia seguinte, com 344 quilómetros para serem disputados ao cronómetro, João Dias começou por ser o mais rápido. Mas a partir da centena de quilómetros foram os seus companheiros de equipa Pedro Carvalho/André Guerreiro que tomaram a rédea das operações. Ou seja, assegurando no final uma vitória convincente.

Baja de Portalegre atribui títulos do Nacional TT

O segundo lugar de Pedro Santinho Mendes, a 1m15s de Pedro Carvalho, permitiu ao piloto de Évora sagrar-se campeão nacional. Na despedida do título de 2018, João Monteiro fechou as posições do pódio, depois de uma notável recuperação. Isto tendo em conta que partiu para a derradeira etapa na 26ª posição. João Dias, o vencedor do prólogo, e Victor Santos que liderava à partida deste segundo dia de prova, ocuparam as posições seguintes. A dupla Ricardo Domingues/Catarina Marques, que concluiu a prova na 3ª posição, seria, todavia, penalizada em 12 minutos descendo para a 13º lugar.

SSV TT2

Na Classe SSV TT2 a vitória sorriu ao espanhol Pedro Delgado que se sagrou também vencedor da Classe Stock da Super Final Europeia da Taça Yamaha YXZ que trouxe até Portugal pilotos de sete nacionalidades.

Apesar de, pela primeira vez neste seu ano de estreia não ter terminado a corrida, Tiago Guerreiro sagrou-se campeão nacional nesta classe. Ou seja, depois de já anteriormente ter conquistado o Troféu Polaris, competição que teve como vencedor em Portalegre o jovem João Pedro Carpinteiro, que também triunfou na Classe Júnior. Entre as senhoras a vitória na Baja Portalegre 500 foi para a consagrada Dorothee Ferreira.

Prémio Road To Merzouga

O piloto Daniel Jordão, assim como a dupla Pedro Carvalho/André Guerreiro, foram ainda os vencedores do prémio Road to Merzouga, obtendo uma inscrição para a prova marroquina. Portanto, a usufruir do “prémio” que resulta da recente parceria estabelecida entre o CNTT e o Rali Dakar.

Troféu Mini Baja 

No Troféu Mini Baja, que juntou duas dezenas de jovens pilotos, ou seja dos 10 aos 17 anos, João Duarte foi o vencedor de uma prova. Foi secundado por Bernardo Passanha tendo Alexandre Bastos terminado em 3º lugar. Entre as meninas, Ândria Sousa de 13 anos foi a mais rápida triunfando também na sua classe. O mesmo acontecendo com Rodrigo Alves entre os Moto4 do Troféu, que teve na Baja Portalegre 500 a sua quarta e derradeira etapa.

Outros artigos:

Pontuação do Nacional de TT dará acesso ao Dakar