Barreda voa no arranque do Dakar

Barreda entrou ao ataque e venceu a primeira especial do Dakar 2019

Aos comandos da sua Honda CRF 450 Rallye oficial o espanhol Joan Barreda fez jus á sua alcunha de ‘Bam Bam’ e destruiu a concorrência nos curtos 84 quilómetros do primeiro dia da 41ª edição do Dakar.

Um primeiro dia que ligou Lima a Pisco e onde a ordem de partida inversa à numeração levou a que os mais rápidos e candidatos aos primeiros lugares iniciaram a especial no final do pelotão de 137 motos que marcam presença naquele que é o primeiro Dakar desenhado em apenas um solo soberano, neste caso o Peru.

No final de 331 quilómetros de ligação o espanhol atacou decidido a especial e as primeiras dunas do Dakar 2019 e foi com 1 minuto e 34 segundos de vantagem que venceu a jornada face a Pablo Quintanilla e quase três minutos sobre Ricky Brabec, este com apenas três segundos de vantagem sobre Adrien Van Beveren, o melhor Yamaha, cabendo a Sam Sunderland a honra de liderar a armada KTM, que luta pela 18ª vitória consecutiva.

‘Estou muito satisfeito por este arranque. Hoje a especial era curta mas todos andaram muito depressa. Sem cometer erros consegui imprimir um bom ritmo ao longo de toda a especial. No início é sempre um pouco mais complicado encontrar o ritmo, mas desde o quilómetro 20 comecei a melhorar e manter um bom ritmo ao longo da restante especial. Agora é tempo de pensar nas especiais longas e na sua abordagem, totalmente diferente. Amanhã teremos que manter a concentração pois o ritmo será igualmente elevado e existe maior ppossibilidade de nos perdermos.’

Um dia de ataque para Joan Barreda, que amanhã arranca na frente para a segunda etapa, com 342 quilómetros cronometrados de um total de 553 e que ligarão Pisco a San Juan de Marcona e onde o facto das motos partirem depois dos ‘autos’ pode tornar a especial ainda mais demolidora.

Classificação após 1ª Etapa

1. Joan Barreda (ESP) – Honda com 57m00s
2. Pablo Quintanilla (CHI) – Husqvarna com 59m10s +1m34s
3. Ricky Brabec (USA) – Honda com 1h00m28s +2m52s
4. Adrien van Beveren (FRA) – Yamaha com 1h00m31s +2m55s
5. Sam Sunderland (GBR) – KTM com 1h00m32s +2m56s