Bênção dos Capacetes – GNR organiza operação especial

A Guarda Nacional Republicana confirma o destacamento de um dispositivo especial para a Bênção dos Capacetes em Fátima.

bênção dos capacetes

Com a organização da Bênção dos Capacetes a esperar centenas de milhares de motociclistas no Santuário de Fátima no próximo domingo 18 de setembro, a Guarda Nacional Republicana, através do Comando Territorial de Santarém, confirma que durante este evento irá destacar um dispositivo especial.

Este destacamento de militares da GNR para a cidade de Fátima durante o período da realização da Bênção dos Capacetes tem como objetivo garantir que tudo decorre da melhor forma possível, sendo que nesse dia a afluência à cidade e, mais precisamente, ao Santuário de Fátima será massiva.

No comunicado da GNR relativo ao destacamento do dispositivo especial no próximo domingo, é referido que esta operação visa “Garantir a segurança rodoviária e a fluidez de trânsito nos acessos ao Santuário de Fátima e zonas envolventes, e garantir a prevenção de ilícitos criminais ou alterações da ordem pública, assegurando o clima de segurança e tranquilidade pública durante todo o evento, através do reforço do policiamento”.

bênção dos capacetesOs militares da GNR estarão por isso particularmente atentos ao que os motociclistas vão fazer durante a Bênção dos Capacetes, nomeadamente a manobras perigosas e ao cumprimento dos limites de velocidade indicados no Código da Estrada.

Por outro lado, e para prevenir situações indesejadas por todos aqueles que se desloquem ao recinto do santuário, é pedido aos motociclistas que não deixem as suas motos estacionadas em cima dos passeios da cidade.

Durante a Bênção dos Capacetes diversos parques de estacionamento do Santuário de Fátima estarão abertos para que os motociclistas possam estacionar as suas motos em locais próprios, evitando assim as multas de estacionamento que têm sido registadas em anos anteriores.

Recordamos também que a Bênção dos Capacetes tem um objetivo solidário.

Este ano, as verbas angariadas através da venda de merchandising no website Things To Offer são para apoiar a recuperação (através de sessões de fisioterapia) do piloto de motocross Marco Silva, que em 2021, enquanto treinava, sofreu um acidente e ficou paraplégico.

Recordamos ainda todos aqueles motociclistas que desejem viajar até Fátima, que o devem fazer programando antecipadamente a sua viagem até à cidade. Na página oficial do evento no Facebook existem várias pessoas que estão a organizar a viagem em grupo, partindo de pontos específicos de norte a sul do país.

A cerimónia terá início pelas 11H00 de dia 18 de setembro e será celebrada pelo bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, Rui Valério.