A marca italiana nascida em Pesaro, desde que foi adquirida pelo gigante chinês Qianjiang, rapidamente voltou a ser um dos destaques no mundo das duas rodas. Depois de vários anos de maiores dificuldades, a situação da histórica marca italiana está bastante melhor, liderando tabelas de vendas em diversos mercados europeus. E em breve essa liderança de vendas poderá ser reforçada com a introdução da nova Benelli TRK 702.
Para além da muito aguardada TRK 800 que a revista MotoJornal já aqui lhe mostrou, ou da Leoncino 800 Trail num registo mais neo-retro, a Benelli TRK 702 será um dos maiores destaques da gama em breve, não sendo ainda possível obter informação fidedigna sobre a data da chegada ao mercado desta novidade. Ficaremos a aguardar essa informação por parte do importador nacional, a Multimoto.
Mas se a sua data de comercialização e preço ainda são uma incógnita, há várias outras informações técnicas que já são conhecidas, ainda que de forma não oficial. Tudo porque um conjunto de esquemas de patentes de homologação chegaram à esfera pública, e assim obtemos alguns dados sobre a Benelli TRK 702.
Os mais atentos poderão pensar que a Benelli estará a “canibalizar” um pouco as suas vendas. Ter uma TRK 800 na gama e adicionar pouco depois uma TRK 702 poderá ser complicado de gerir. Porém, a verdade é que a marca italiana tem uma ideia diferente para estes modelos.
Enquanto a TRK 800 se apresentará como uma proposta mais especializada para aventuras “off-road”, com um nível de equipamento e prestações superiores, a nova TRK 702 será uma opção mais acessível para aqueles motociclistas que pretendem uma moto de aventura mas que não seja exigente.
O seu preço será, claro, mais acessível do que a variante 800 e por outro lado será também um pouco superior à atual TRK 502 que tanto sucesso tem obtido na Europa. A TRK 702 fica posicionada na gama como uma opção intermédia.
Equipada com um motor bicilíndrico paralelo que deverá ser diretamente aproveitado da QJMotor SRK700, esta unidade motriz na versão Benelli TRK 702 terá por isso uma cilindrada de 693 cc.
Se mantiver a performance inalterada, o motor dois cilindros permitirá ao condutor da TRK 702 usufruir de uma potência de quase 74 cv às 8.750 rpm, uma performance perfeitamente em linha com propostas como a Yamaha Ténéré 700, que apresenta a mesma potência.
Por outro lado, o peso da trail média cilindrada concebida em Pesaro e fabricada na China será semelhante aos 220 kg a cheio anunciados pela Yamaha para a versão Ténéré 700 World Raid. Aliás, talvez seja mesmo contra a World Raid que a Benelli TRK 702 deverá ser comparada, pois de acordo com as imagens já disponíveis nos registos de patente, a moto italiana apresenta um depósito de combustível bastante volumoso… tal como a World Raid!
Mas apenas isto não é suficiente para atrair clientes. E por isso a Benelli TRK 702 conta com outros argumentos.
O primeiro argumento será o seu design. Mistura elementos das variantes TRK 502 com elementos da TRK 800 que tantos elogios conquistou desde que foi apresentada em versão de produção no Salão de Milão EICMA 2021. Uma imagem agressiva, em linha com as mais recentes tendências do segmento aventura.
O segundo argumento que poderá ser aliciante para os clientes decidirem adquirir uma TRK 702 será o seu equipamento. Embora a marca italiana mantenha em segredo a grande maioria dos detalhes, uma das coisas que sabemos que a TRK 702 inclui na lista de equipamento será um conjunto de duas câmaras.
Mas, ao contrário do que sucede com as trail ou turísticas de maior porte e de marcas “premium”, neste caso as câmaras frontal e traseira servem apenas para que o condutor visualize no painel de instrumentos TFT a cores algumas imagens, e que possa gravar o percurso feito aos comandos da Benelli TRK 702.
A ideia será que essas imagens em vídeo possam ser rapidamente descarregadas para um smartphone e partilhadas pelo proprietário com os seus amigos ou nas suas redes sociais através de uma app dedicada.
Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar a evolução do projeto Benelli TRK 702 e perceber se a marca italiana vai mesmo decidir comercializar esta versão da sua trail em solo europeu, mais precisamente no mercado português.