Beta Factory Team vencedora do mundial de Enduro

Os dois pilotos da Beta Factory Team tiveram sortes distintas na luta pelo ceptro maior em disputa na prova realizada em Marco de Canaveses.

A lista de títulos mundiais de Enduro da Beta Factory Team, equipa official da Betamotor, ganhou três novos ‘membros’ este fim‑de‑semana em Marco de Canaveses: E3 por cortesia de Brad Freeman e E2 e GP por Steve Holcombe.

Os dois pilotos da equipa oficial conseguiram os primeiros lugares nas respectivas categorias logo no Sábado quando ambos venceram os seus dias de corrida e conquistaram os títulos. Com estes resultados tiveram um reforço no firmamento das estrelas de uma das disciplinas mais exigentes do motociclismo.

Foi um dia intenso para ambos os pilotos, onde a luta foi levada até ao final do dia de prova, quando Brad Freeman conseguiu passar para a frente de Steve Holcombe na derradeira especial para ficarem apenas quatro pontos entre eles na luta pelo ceptro maior do Enduro. No dia de todas as decisões, uma forte chuvada abateu-se sobre Marco de Canaveses para tornar as três especiais quase impossíveis de ultrapassar.

Brad Freeman começou de imediato com o acerto perfeito, conseguindo os melhores tempos em muitas especiais e liderando quase todo o dia. Infelizmente a sua moto ficou sem combustível na derradeira especial, perdendo a sua vantagem. Um grande desaire para ele, mas com a certeza de ter sido o mais rápido no pelotão, sendo certo que irá reagir ao momento menos bom o mais rápido possível.

Com tudo isto, Steve Holcombe venceu o campeonato do mundo de Enduro 2020, tornando-se no primeiro piloto a vencer o campeonato nas classes E3 e EnduroGP aos comandos de uma Beta com motor dois-tempos e também o campeonato nas classes E2 e EnduroGP com uma Beta equipada com motor quatro-tempos.

Steve Holcombe no final resumia a época assim: ‘A passada temporada foi complicada, mas trabalhei forte para recuperar a forma e ser competitivo. Estas duas vitórias são o resultado de sacrifícios, treino intenso e uma equipa especial.’

Já Brad Freeman mostrou-se frustrado por ter ficado sem gasolina: ‘Não tenho palavras para expressar o meu desapontamento. Infelizmente as corridas significam também isto: por vezes vencemos todas as especiais como no primeiro dia e no por vezes perdes um título como aconteceu na derradeira especial.’