Bimota Tesi H2 chega em Junho 2020

Um dos segredos mais bem guardados até à abertura de portas do EICMA 2019 foi sem dúvida esta extravagante Bimota Thesis H2.

No passado mês de Setembro a Motojornal já havia avançado com a notícia de que o emblema italiano Bimota estaria na mira da Kawasaki e que possivelmente teríamos novidades no certame EICMA deste ano.

Pois então essa “tese” confirma-se com a apresentação pública do primeiro lançamento da casa de Rimini nesta nova era, agora sob o comando da Kawasaki.

O negócio

Refira-se que a Bimota nos últimos anos esteve sob a alçada dos empresários Marco Chiancianesi e Daniele Longoni que até 2015 foram capazes de colocar no papel várias ideias e projectos, mas pouco mais que isso desde então. Também nunca foram capazes de tirar a marca da rota de uma insolvência quase certa. Mas agora eis que chega a notícia da compra do emblema pela Kawasaki. E pela mão da casa de Akashi percebe-se que há um plano de revitalização efectivo da marca italiana.

De acordo com Hiroshi Ito, Director da Divisão de Planeamento de Motos Kawasaki, “a proposta surgiu quando um pequeno banco de investimento nos abordou. Ou seja, queriam saber se estaríamos interessados em comprar um fabricante de motos italiano. O nome da marca não foi adiantado, mas quando eu fui folhear os documentos da proposta percebi que era a Bimota!!! Sim, a Bimota! Para os motociclistas da minha idade, a Bimota era aquela marca de motos legendárias que nos costumávamos sonhar… Ou seja, com um incrível chassis, peças que mais pareciam joelharia, e um preço impensável”, explicou entusiasmado o executivo da Kawasaki.

Bimota Tesi H2

Chama-se Bimota Tesi H2 e como o seu apelido deixa antever, conta com um motor sobrealimentado por um compressor volumétrico. Ou seja, capaz de uma potência superior aos 200 cv. E não se pense que esta moto é apenas um mero exercício de estilo, com suspensão dianteira assegurada por um braço oscilante, ou com sistema de direcção construído a partir do cubo da roda dianteira. Esta extravagante Tesi H2 é um projecto muito adiantado e é uma reinterpretação e evolução da ciclística e de outras soluções técnicas da icónica Tesi 3D da Bimota.

Em suma, o projecto é mesmo para chegar ao mercado. O que deverá acontecer em Junho do próximo ano. Não se falou no EICMA em preços para Tesi H2, mas seguramente será alto. Sem dúvida, muito alto.

 

Outros artigos:

Kawasaki quer comprar Bimota