A BMW acaba de introduzir um novo modelo trail na sua gama. A nova R 12 G/S é inspirada na GS original, a R 80 G/S de 1980.
Segundo as palavras de Markus Lederer, Head of Boxer Series na BMW, «Com a BMW R 12 G/S a BMW Motorrad oferece uma enduro clássica para divertimento em off road mais purista. A abreviação emprestada da lendária R 80 G/S (Gelände/Straße, ou seja todo-o-terreno e estrada) assinala que este novo membro da família BMW R 12 domina ambas as áreas igualmente. Sabemos que inúmeros fãs estavam ansiosamente à espera desta moto».
A BMW R 12 G/S usa o motor boxer de 1170 cc já conhecido doutros modelos da marca alemã, com 109 cv de potência máxima às 7000 rpm, 115 Nm às 6500 rpm. Vem de origem com três modos de condução (Rain, Road e Enduro), com o modo Enduro Pro a fazer parte do opcional Enduro Package Pro. Este pack contempla também um par de pousa-pés concebidos para uso em todo-o-terreno, com maior área de apoio e com três filas de destes para maior aderência da sola da bota.
Roda traseira de 17 ou 18 polegadas
De origem vem equipada com roda dianteira de 21 polegadas e traseira de 17, mas o Enduro Package Pro inclui uma roda traseira de 18 polegadas.
Com a roda de 17″, o assento plano mono-lugar fica a 860 mm do solo, aumentando para 875 mm com a roda traseira de 18″. Quem pretender rodar com passageiro tem à disposição o opcional Pillion Package, e quem pretender um assento mais alto pode optar pelo Rallye Seat, que aumenta a altura para 880 mm/895 mm, consoante tenha roda de traseira de 17″ ou 18″, respetivamente.
O quadro da R 12 G/S é tubular, com sub-quadro aparfusado, e a coluna de direção é ligeiramente mais alta do que noutros modelos R12. A sua posição de condução foi pensada para quem deseja rodar em todo-o-terreno.
Quanto a suspensões, a R 12 G/S vem equipada com forquilha telescópica invertida de Ø45 mm e 210 mm de curso, totalmente ajustável. Atrás encontramos o característico sistema Paralever, que proporciona 200 mm de curso à roda traseira.
A travagem está a cargo de dois discos dianteiros de Ø310 mm com pinças de dois êmbolos e atrás um disco de Ø265 mm, com pinça de dois êmbolos.
O peso total do conjunto é de 229 kg em ordem de marcha, e o depósito tem capacidade par 15,5 litros de combustível.
Disponível em três cores
A nova BMW R 12 GS integra tecnologia como o sistema Keyless Ride, tomada de 12 V e uma vasta gama de equipamento opcional e acessórios originais BMW Motorrad, incluindo o painel de instrumentos digital com ecrã TFT, sistema Connected Ride com navegação e funcionalidades multimédia, escape em titânio e muito mais.
A iluminação é LED, com o sistema adaptativo Headlight Pro como opcional.
A nova BMW R 12 G/S estará disponível em três cores: versão base preta, a opcional branca com assento vermelho e ainda a Option 719 Aragonit, cor de areia com assento preto.
Mais info no site oficial da BMW Motorrad.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!