BMW com equipa de fábrica no Mundial de Resistência

A BMW formou já divulgou o trio de pilotos com que vai reforçar a presença no Mundial de resistência com a BMW Motorrad World Endurance Team.

Kenny Foray
Kenny Foray

Depois de ter anunciado a reformulação da BMW Motorrad WorldSBK Team no Mundial de SBK, a marca alemã reforça a aposta na competição com a BMW Motorrad World Endurance Team no Mundial de Resistência.

Depois de ter estado por trás do Team ERC-BMW Motorrad Endurance na temporada passada, a BMW Motorrad decidiu aumentar o seu envolvimento no campeonato. A equipa será gerida pelo belga Werner Daemen, ex-piloto e há muito envolvido na resistência e nas superbike. Os pilotos serão Kenny Foray, Julian Puffe e Ilya Mikhalchik.

Kenny Foray, actualmente com 35 anos de idade, é um piloto com muita experiência na resistência – foi campeão em 2014 – e conhece bem a BMW S1000RR, não só deste campeonato mas também tendo conquistado o título francês de SBK em 2017 aos comandos de uma. Para além é disso, é um dos pilotos que tem contribuído para o desenvolvimento da moto alemã, com a qual correu integrado na ERC-BMW Motorrad Endurance.

Jovens mas com experiência na resistência

Quanto a Julian Puffe (alemão, 23 anos) e Ilya Mikhalchik (ucraniano, 23 anos), são actualmente companheiros de equipa na Alpha Racing Van Zon BMW no campeonato alemão de SBK (IDM) e ocupam as duas primeiras posições do campeonato (com vantagem para o ucrâniano) quando faltam duas rondas para o final da temporada. Ambos já participaram em corridas de resistência, com Puffe a conseguir a vitória da classe Superstock nas 8 Horas de Slovakiaring em 2017 e no Bol d’Or de 2018.

Julian Puffe
Julian Puffe

«Estou confiante de que com Kenny Foray, Julian Puffe e Ilya Mikhalchik estamos muito bem posicionados para a época de estreia deste nosso novo projecto no Mundial de Resistência», diz Marc Bongers, director da BMW Motorrad Motorsport. «Este trio é a combinação perfeita de experiência e velocidade. Os três conhecem bem a S1000RR e conhecem os desafios específicos das corridas de resistência para os pilotos, equipas e motos».

Ilya Mikhalchik
Ilya Mikhalchik

«Este é um novo desafio para mim», diz Werner Daemen, Team Manager da BMW Motorrad World Endurance Team. «Estou envolvido no Mundial de Resistência há muitos anos. Participei pela primeira vez numa corrida de 24 horas como piloto em 1997 e competi na resistência até 2011. Por isso estive envolvido activamente no campeonato como piloto durante 14 anos, e cheguei ao pódio nesse período. Estou encantado por ter agora esta oportunidade com a BMW Motorrad World Endurance Team, embora envolva muito trabalho e não tenha nada a ver com o IDM. No primeiro ano temos que começar por ganhar experiência, embora o nosso objectivo seja terminar as corridas o mais acima possível».

A temporada de 2019/2020 do Mundial de Resistência começa já no fim-de-semana de 21 e 22 de Setembro, com o Bol d’Or.