Quando a BMW apresentou a F 800 GS em 2008 veio alargar o seu leque de clientes – aqueles que não queriam uma moto tão grande quanto a R 1200 GS ou que não estavam dispostos a gastar tanto dinheiro. Mais acessível, mais leve e maneável , a pequena GS ganhou rapidamente popularidade. Ao longo dos anos ganhou outras versões e outras motorizações, e para 2018 levou uma remodelação importante. Na verdade é uma moto totalmente nova, do motor ao quadro, passando pelas suspensões.
O motor continua a ser o bicilíndrico paralelo, agora com 853 cc de capacidade, com uma potência máxima anunciada de 95 cv. Tem dois veios de equilíbrio, accionados pela cambota, que eliminam as vibrações que encontrávamos em gerações anteriores. Tal como já tinha acontecido com o motor boxer 1200, a transmissão passou para o lado esquerdo da moto e o escape para o lado direito. O quadro deixou de ser tubular, mas continua a ser fabricado em aço, usando o motor como elemento portante. O ângulo da coluna de direcção está um pouco mais aberto e a distância entre eixos um pouco mais longa. O depósito de combustível, anteriormente sob o assento, passou para uma posição mais convencional.
FICHA TÉCNICA
Tipo | Bicilíndrico em linha, a quatro tempos com refrigeração líquida, quatro válvulas por cilindro, duas árvores de cames à cabeça |
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Cilindrada | 853 cc |
Diâmetro/Curso | 84 x 77 mm |
Potência máxima | 95CV/8.250 rpm |
Binário máximo | 92 Nm/6.250 rpm |
Alimentação | Injecção electrónica |
Transmissão Final | Corrente |
Escape | Sistema de escape 2 em 1 |
Embraiagem | Multidisco em banho de óleo |
Caixa de velocidades | 6 velocidades manual |
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Quadro | Estrutura de dupla trave, com invólucro de aço |
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Braço oscilante | Braço oscilante duplo em alumínio fundido |
Roda dianteira | 2,15 x 21″ |
Roda traseira | 4,25 x 17″ |
Pneu dianteiro | 90/90-21″ |
Pneu traseiro | 150/70 R17″ |
Suspensão dianteira | Forquilha telescópica invertida, Ø 43 mm, 204 mm de curso |
Suspensão traseira | Amortecedor central WAD, afinação hidráulica da pré-carga da mola ajustável, 219 mm de curso |
Travão dianteiro | Dois discos flutuantes, Ø 305 mm, pinça flutuante de êmbolo duplo |
Travão traseiro | Disco simples, Ø 265 mm, pinça flutuante de êmbolo simples |
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Largura do guiador | 922 mm |
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Altura | 1593 mm |
Altura do assento | 860 mm |
Distância entre eixos | 1570 mm |
Inclinação | n.d. |
Avanço | 126 mm |
Peso em ordem de marcha | 229 kg |
Capacidade do depósito | 15 l |
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