BMW F 800 GS, Totalmente Renovada

Comparativo Trail BMW Honda Triumph

Quando a BMW apresentou a F 800 GS em 2008 veio alargar o seu leque de clientes – aqueles que não queriam uma moto tão grande quanto a R 1200 GS ou que não estavam dispostos a gastar tanto dinheiro. Mais acessível, mais leve e maneável , a pequena GS ganhou rapidamente popularidade. Ao longo dos anos ganhou outras versões e outras motorizações, e para 2018 levou uma remodelação importante. Na verdade é uma moto totalmente nova, do motor ao quadro, passando pelas suspensões.
O motor continua a ser o bicilíndrico paralelo, agora com 853 cc de capacidade, com uma potência máxima anunciada de 95 cv. Tem dois veios de equilíbrio, accionados pela cambota, que eliminam as vibrações que encontrávamos em gerações anteriores. Tal como já tinha acontecido com o motor boxer 1200, a transmissão passou para o lado esquerdo da moto e o escape para o lado direito. O quadro deixou de ser tubular, mas continua a ser fabricado em aço, usando o motor como elemento portante. O ângulo da coluna de direcção está um pouco mais aberto e a distância entre eixos um pouco mais longa. O depósito de combustível, anteriormente sob o assento, passou para uma posição mais convencional.

  FICHA TÉCNICA

MOTOR E TRANSMISSÃO

Tipo Bicilíndrico em linha, a quatro tempos com refrigeração líquida, quatro válvulas por cilindro, duas árvores de cames à cabeça
Cilindrada 853 cc
Diâmetro/Curso 84 x 77 mm
Potência máxima 95CV/8.250 rpm
Binário máximo 92 Nm/6.250 rpm
Alimentação Injecção electrónica
Transmissão Final Corrente
Escape Sistema de escape 2 em 1
Embraiagem Multidisco em banho de óleo
Caixa de velocidades 6 velocidades manual

CICLÍSTICA

Quadro Estrutura de dupla trave, com invólucro de aço
Braço oscilante Braço oscilante duplo em alumínio fundido
Roda dianteira 2,15 x 21″
Roda traseira 4,25 x 17″
Pneu dianteiro 90/90-21″
Pneu traseiro 150/70 R17″
Suspensão dianteira Forquilha telescópica invertida, Ø 43 mm, 204 mm de curso
Suspensão traseira Amortecedor central WAD, afinação hidráulica da pré-carga da mola ajustável, 219 mm de curso
Travão dianteiro Dois discos flutuantes, Ø 305 mm, pinça flutuante de êmbolo duplo
Travão traseiro Disco simples, Ø 265 mm, pinça flutuante de êmbolo simples

PESO E DIMENSÕES

Largura do guiador 922 mm
Altura 1593 mm
Altura do assento 860 mm
Distância entre eixos 1570 mm
Inclinação n.d.
Avanço 126 mm
Peso em ordem de marcha 229 kg
Capacidade do depósito 15 l

O Teste da BMW F 800 GS, inclui-se no comparativo com a Honda Africa Twin Adventure Sports e Triumph Tiger 800 que pode ler neste link