BMW investe em centro de competência em baterias

A estratégia “Número Um – NEXT” criada pelo Grupo BMW e que define o rumo a tomar no campo da electromobilidade, digitalização e condução autónoma está a ser implementada no terreno e o lançamento simbólico da primeira pedra do “BMW Battery Cell Competence Centre” ou Centro de Competência de Baterias é mais um importante passo na execução dessa estratégia.

Com um investimento estimado de 200 milhões de euros, este centro de alta tecnologia situado em Munique deverá iniciar a sua actividade no início de 2019. irá criar 200 postos de trabalho e estará focado na investigação e desenvolvimento de novas soluções em torno da mobilidade eléctrica, com especial foco na plataforma de quinta geração para veículos eléctricos que a marca espera comercializar a partir de 2021. Esta solução pretende integrar numa só plataforma de nova geração os elementos essenciais da locomoção eléctrica: as baterias, o motor, a transmissão e os componentes electrónicos. Um dos objectivos desta plataforma é que os modelos com base nela possam atingir os 700 km de autonomia apenas em modo eléctrico, muito graças ao desenvolvimento das novas baterias.

Na cerimónia estiveram presentes Klaus Fröhlich, responsável pelo departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da BMW, Oliver Zipse, membro da direcção do Grupo BMW e a ministra dos Assuntos Económicos da Baviera, Ilse Aigner.

Naturalmente, é de esperar que este centro focado na investigação da mobilidade eléctrica não fique restringido apenas ao universo automóvel do grupo BMW e se estenda também ao mundo das duas rodas dando também origem a novas soluções.