BMW M 1000 R – A supernaked de Munique ganha músculo!

A BMW Motorrad prepara-se para apresentar a M 1000 R, uma versão mais musculada da sua supernaked e que ultrapassará os 200 cv!

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A gama M da BMW Motorrad está muito perto de se expandir com a chegada de várias novidades. E uma delas será a nova M 1000 R, uma versão mais musculada da já conhecida e entusiasmante S 1000 R. A marca alemã registou o nome M 1000 R e isso leva-nos a acreditar que no próximo Salão de Colónia INTERMOT, que abre portas já na próxima semana, será o momento escolhido pela BMW Motorrad para revelar ao mundo aquela que será uma das naked mais potentes do mundo!

A atual e mais “normal” S 1000 R conta com um motor quatro cilindros em linha que também vemos a BMW Motorrad utilizar noutro modelo, a S 1000 XR. Com 165 cv de potência e muito binário à disposição, não se pode dizer que a S 1000 R seja uma supernaked que fica abaixo das expectativas de todos os motociclistas que procuram adrenalina em duas rodas.

Porém, e apesar de manter a mesma arquitetura base de motor quatro em linha, a nova BMW M 1000 R eleva o patamar da performance, quer das prestações do motor, quer também das capacidades dinâmicas.

m 1000 rComeçando pelo motor, tudo indica que a nova M 1000 R irá aproveitar o motor já usado na potente S 1000 RR, a superdesportiva da marca de Munique. Isso significa que, para além de componentes internos fabricados recorrendo a materiais especiais e exóticos como titânio, ou o sistema de distribuição variável ShiftCam, a M 1000 R irá apresentar na ficha técnica um aumento substancial da potência em comparação com a atual S 1000 R.

A S 1000 R disponibiliza uns já saudáveis 165 cv, um número que deixará muitos motociclistas bastante satisfeitos. Mas num mundo em que as supernaked já ultrapassam os 200 cv, como acontece com a Ducati Streetfighter V4 ou a MV Agusta Brutale 1000 RR, a BMW Motorrad acredita que com a M 1000 R irá disponibilizar uma proposta mais aliciante ao nível da potência.

Se esta novidade esperada para 2023 usar exatamente o mesmo motor da S 1000 RR, então estaremos perante uma supernaked de 207 cv. Mas a BMW Motorrad pode querer ir um pouco mais além, e optar pelo quatro em linha com especificação igual à M 1000 RR, a variante exótica e especialmente pensada para utilização em pista. Nesse caso a nova BMW M 1000 R ficaria com 212 cv!

Mas uma moto tão especial terá outro tipo de alterações para além do motor mais potente.

O pacote eletrónico instalado na centralina contará com mais opções para permitir ao proprietário desta supernaked um nível de personalização incomparável. Para além disso, a calibração e parametrização das diferentes ajudas eletrónicas à condução será exclusiva desta M 1000 R.

Ao nível da ciclística podemos esperar que a BMW Motorrad opte por instalar de fábrica a grande maioria dos componentes que atualmente fazem parte do Pack M para aplicar na S 1000 R. Estamos a falar de jantes forjadas em alumínio, corrente Endurance que não necessita de manutenção, um assento especial M, bateria de lítio mais leve, ou até mesmo uma ponteira de escape em titânio com assinatura dos especialistas da Akrapovic.

Mas as novidades não parecem ficar por aqui!

De acordo com algumas informações divulgadas por meios de comunicação especializados que tiveram acesso aos dados de homologação da nova BMW M 1000 R, esta novidade será mais “encorpada”. Isto porque apesar de ser 5 mm mais curta, ganha em largura 27 mm e em altura outros 61 mm.

Isto poderá significar que por um lado teremos uma moto equipada com asas aerodinâmicas, possivelmente derivadas das usadas na exótica M 1000 RR, e por outro lado espera-se que de fábrica a supernaked receba um pequeno vidro dianteiro que aumentará a altura da moto.

Outro ponto a destacar, e sempre tendo em conta que estas são informações não oficiais e que não nos é possível confirmar, é que a distância entre eixos aumentou, pese embora a moto seja mais curta.

Isto significa que a BMW Motorrad estará a trabalhar ao nível do comprimento do braço oscilante, tornando-o mais comprido, de forma a maximizar a tração mecânica para aproveitar ao máximo a maior potência gerada pelo motor da M 1000 R. Fará sentido que a dimensão do pneu traseiro também seja atualizada, e neste caso a utilização de um pneu 200 em vez do mais normal 190 é um dado praticamente adquirido.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar com toda a atenção as várias novidades de 2023, incluindo aquilo que a BMW Motorrad está a preparar para a sua renovada gama do próximo ano como é o caso da M 1000 R.