BMW M 1000 RR – O poder da aerodinâmica

A BMW Motorrad atualiza a sua superdesportiva para homologação no Mundial SBK. Descubra aqui a nova M 1000 RR que aposta ainda mais na aerodinâmica.

m 1000 rr

Depois da S 1000 RR renovada para 2023, e de assistirmos à chegada da segunda moto a receber o tratamento do departamento de competição da marca alemã, a naked M 1000 R, a BMW Motorrad continua a apresentar novidades pensadas para aqueles motociclistas adeptos da adrenalina em pista e que não dispensam o máximo de tecnologia. A nova BMW M 1000 RR é então o expoente máximo daquilo que o departamento M consegue fazer.

A aposta nesta segunda geração da M 1000 RR é claramente na otimização do pacote aerodinâmico.

Esta ideia fica claramente definida nas palavras de Christian Gonschor, responsável do projeto M 1000 RR, que garante que “Alcançámos uma obra-prima de engenharia no desenvolvimento aerodinâmico da M RR devido à nossa ambição e paixão inabalável. Graças a incontáveis horas no túnel de vento e testes em estrada, conseguimos aumentar de forma considerável a velocidade máxima sem aumentar a potência, e ao mesmo tempo aumentar significativamente o downforce, também quando inclina em curva”.

m 1000 rrO conceito para esta M 1000 RR de 2023 fica assim bem definido e ligado à evolução da aerodinâmica.

No entanto, o motor quatro cilindros em linha continua a ser parte fundamental de todo o conjunto. Mantém a potência nos 212 cv às 14.500 rpm, e utiliza a tecnologia ShiftCam para um comportamento otimizado em altos regimes de rotação. É um motor especialmente desenvolvido pela BMW M a pensar no Mundial Superbike, e isso acaba por se traduzir numa resposta bastante assinalável em termos de performance.

O trabalho efetuado a nível aerodinâmico é claramente visível na utilização de uma nova carenagem frontal. Fabricada em fibra de carbono, material que fica exposto e claramente visível, este elemento é agora fixo, pela primeira vez, a um suporte também ele em fibra de carbono. Para aumentar a proteção aerodinâmica do condutor, a M 1000 RR recebe um novo para-brisas dianteiro mais elevado.

m 1000 rrEstas alterações permitem à BMW Motorrad revelar que a velocidade máxima da nova M 1000 RR passa dos 306 km/h para os 314 km/h.

Mas mais do que a velocidade pura, a marca alemã destaca que o condutor vai sentir mais alívio e conforto graças à capacidade deste novo pacote aerodinâmico em gerar uma “bolha” que protege dos efeitos do vento a alta velocidade.

Mais conforto e, claro, menos desgaste físico, o que em condições de condução mais exigente, como num circuito, vai traduzir-se na capacidade de aguentar mais tempo em pista mantendo um ritmo constante durante várias voltas consecutivas.

Ao nível da aerodinâmica da nova M 1000 RR encontramos também um conjunto de asas laterais, posicionadas precisamente abaixo das óticas com uma assinatura luminosa específica, que foram também elas completamente revistas para esta segunda geração.

m 1000 rrPara além de ajudarem a atingir a já referida velocidade máxima, as novas asas contribuem ainda para gerar maior carga descendente, quer quando a moto está em posição vertical, quer quando a moto está inclinada em curva. Isto resultará, de acordo com a BMW Motorrad, em maior confiança por parte do condutor para manter velocidade mais elevada em curva, sentido a roda dianteira mais “colada” ao asfalto, o que também permitirá atingir ângulos em curva mais pronunciados.

E se as asas laterais de dimensão generosa são o elemento aerodinâmico em maior destaque, a verdade é que é impossível não destacar o trabalho realizado ao nível da roda dianteira. Nomeadamente o guarda-lamas dianteiro, que, pela primeira vez, integra as condutas de arrefecimento dos travões, em fibra de carbono. O próprio guarda-lamas foi redesenhado de forma a reduzir a força do vento que incide sobre a forquilha e as pinças de travão.

Se o cliente optar pelo pacote opcional M Competition, a BMW Motorrad instala na jante dianteira da M 1000 RR um conjunto de coberturas aerodinâmicas M Aero, também fabricadas em fibra de carbono, e desenhadas para diminuir ainda mais a resistência aerodinâmica, especialmente a partir dos 250 km/h.

m 1000 rrE por falar em rodas, a M 1000 RR está equipada de série com um par de jantes em fibra de carbono, que se destacam ainda mais do que anteriormente graças a uma nova camada de verniz e fitas decorativas M. Porém, se o cliente assim desejar, poderá adquirir jantes forjadas em alumínio.

Por último, temos de referir que a secção traseira foi redesenhada, por forma a transmitir uma imagem mais agressiva e desportiva, enquanto o assento M Endurance e o suporte de matrícula são igualmente novidade nesta versão de 2023 da BMW M 1000 RR.

Quanto a versões, a marca alemã criou duas versões: a base M 1000 RR disponível em cor não metalizada Lighwhite, enquanto a mais exótica M 1000 RR M Competition está disponível na cor metalizada Blackstorm.

m 1000 rrA versão M 1000 RR M Competition conta com os seguintes elementos:

– M Billet Pack

– corrente M Endurance

– kit de passageiro

– Pack Carbono

– M GPS-Laptrigger

Relativamente a preço, e de acordo com o website da BMW Motorrad Portugal, a nova M 1000 RR tem um PVP que começa nos 34.923€, sendo que se optar por instalar o pacote M Competition o PVP sobe para os 40.043€.

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