BMW M 1000 XR vista em ação na Ilha de Man!

Antecipando em alguns dias a apresentação oficial, a nova BMW M 1000 XR já se deixou ver em ação na Ilha de Man.

A BMW Motorrad vai apresentar muitas novidades já a pensar na temporada 2024, e entre elas teremos as novas R 1300 GS em várias versões de que já aqui falámos, mas também novas adições à gama de modelos especiais M. Neste caso, e tal como tem sido anunciado nos canais digitais oficiais da marca alemã, estamos a falar da M 1000 XR.

Esta novidade deveria apenas ser vista em público apenas no próximo dia 6 de junho, de acordo com as informações divulgadas pela BMW Motorrad. Porém, e durante os primeiros dias do Tourist Trophy na Ilha de Man, o piloto Peter Hickman foi apanhado em vídeo e fotos a rodar na ilha com a nova M 1000 XR.

De acordo com a página de Facebook do concessionário BEMRR Wizard, que se apresenta como especialista em apoio técnico para os modelos da marca alemã, a moto que vemos no vídeo e nas imagens será um protótipo da M 1000 XR que deverá ainda sofrer algumas alterações no seu formato final de produção em série.

Algumas das novidades que mais “saltam à vista” nesta novidade que foi pilotada por Peter Hickman na Ilha de Man, são as novas asas aerodinâmicas, em quantidade e dimensões bastante generosas, a utilização de diferentes componentes fabricados em fibra de carbono, as jantes também em fibra de carbono com as fitas decorativas M e cobertas por pneus Metzeler K3 Racetec RR para uma performance desportiva superior, pinças M azuis à frente e atrás, peças maquinadas em alumínio, guiador exclusivo com gravação do modelo M 1000 XR, secção traseira com passagens de ar, ou ainda, e entre outros detalhes, um sistema de escape assinado pela Akrapovic e destinado a dar ao motor quatro cilindros em linha derivado da unidade motriz da S 1000 RR com ShiftCam uma sonoridade mais vincada e viciante.

Os grafismos M 1000 XR também não deixam muito espaço à imaginação, indicando claramente que estamos perante a novidade que a BMW Motorrad pretendia mostrar em estreia mundial apenas a 6 de junho.

Claro que não sabemos ainda as principais informações técnicas. Por exemplo, qual a performance produzida pelo motor tetracilíndrico, ou quais as suspensões escolhidas para equipar esta novidade, sendo que a moto das fotos não apresenta o ajuste eletrónico dinâmico DDC.

Ficaremos então a aguardar mais alguns dias até que a BMW Motorrad apresente oficialmente e divulgue todos os dados técnicos da nova M 1000 XR, que assim se junta às já conhecidas e exóticas M 1000 RR e supernaked M 1000 R.

Esteja atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par das mais recentes novidades do mundo das duas rodas. A não perder!