Para além de todos os anos expandir a sua presença no mundo das duas rodas com novos modelos, a BMW Motorrad continua a estar no topo do motociclismo no que diz respeito a novidades tecnológicas. Mas nem o facto de sabermos que a marca alemã está a preparar diversas novidades nos podia preparar para a revelação de que em breve as suas motos poderão ser equipadas com o denominado Automated Shift Assistant (ASA).
Em português poderemos traduzir para Assistente de Mudança Automatizada.
Esta tecnologia foi desenvolvida pela BMW Motorrad para facilitar a vida aos motociclistas, automatizando a operação da embraiagem e permitindo desfrutar da caixa de velocidades através de modos de funcionamento manual ou automático, sem que isso, de acordo com a marca, reduza a importância emocional que os motociclistas sentem ao controlarem de forma manual a embraiagem e os momentos de troca de caixa.
O Automated Shift Assistant inclui dois atuadores eletromecânicos que automatizam a embraiagem e a caixa de seis velocidades das motos da BMW Motorrad. Na verdade, as informações oficiais apontam para que o ASA seja usado em conjunto com o “poderoso motor boxer”, o que permite antever que será adicionado à lista de opcionais da maxitrail R 1300 GS.
Com este sistema instalado na moto, a manete de embraiagem deixa simplesmente de existir para controlar a embraiagem manualmente. Os momentos de arranque, de parar e manobrar a moto são assim facilitados graças ao sistema automático criado pela marca alemã.
O ASA deixa ao critério do condutor a forma como deseja usufruir da sua moto através dos dois modos de funcionamento disponibilizados.
Em modo “M” o condutor continuará a usar o seletor de caixa usando o pé para subir e descer entre as seis relações de caixa disponíveis. No modo “D”, o Automated Shift Assistant assume o controlo da embraiagem e caixa de velocidades, decidindo de forma automatizada quando é realizada a troca de caixa, algo que podemos definir como sendo próximo do funcionamento do sistema DCT da Honda, mas que, neste caso da BMW Motorrad, não usa a complexidade do sistema de dupla embraiagem.
As trocas de caixa serão realizadas de forma mais precisa, mais suave, permitindo ao condutor da moto aproveitar a performance do motor boxer sem sentir qualquer perda ao nível da entrega de potência ou binário, o que acontece quando a embraiagem e a caixa de velocidades são controladas de forma totalmente manual.
Os momentos de redução de caixa também foram especificamente parametrizados de forma a evitar que a moto sofra mais “stress” em condução mais ‘agressiva’.
O BMW Motorrad Automated Shift Assistant é a evolução natural do já conhecido sistema Shift Assistant Pro. Neste caso o sistema inclui dois atuadores eletromecânicos controlados de forma eletrónica que operam ao nível da embraiagem e caixa de velocidades.
No caso de o condutor usar o pé para acionar as trocas de caixa, o sistema dá uso a um sensor no seletor de caixa que envia essa informação à unidade de controlo principal, que por sua vez atua na embraiagem e caixa de forma a realizar a troca de caixa de acordo com o desejo do condutor em momentos específicos.
O ASA também utiliza sensores adicionais que monitorizam as rotações do veio primário da transmissão e a posição da embraiagem. Estes dados são transmitidos à Unidade de Controlo da Transmissão (TCU) que por sua vez está ligada diretamente à centralina da moto. Nesta combinação de ‘cérebros’ a BMW Motorrad conseguiu parametrizar o controlo da embraiagem, os momentos de troca de caixa e também do funcionamento do sistema automatizado.
A embraiagem em si é acionada por um atuador eletromecânico em combinação com um sistema hidráulico. O atuador regula a quantidade de deslizamento da embraiagem, engrena a embraiagem quando é feita a troca de caixa, e desconecta a embraiagem quando a moto tem de parar.
No modo de funcionamento “M” o condutor poderá movimentar o pé esquerdo e selecionar por si a troca de caixa e a relação que deseja engrenar. Seja para subir ou descer de relações. Se as rotações estiverem dentro do máximo ou mínimo parametrizado, a troca é realizada de forma direta.
Se, ao subir de relações de caixa, as rotações ‘caem’ abaixo do mínimo definido para determinada relação / velocidade, o sistema automaticamente reduz para uma relação apropriada. Desta forma é evitado que o motor se desligue.
Em modo de funcionamento “D”, as trocas de caixa serão realizadas de forma automática e adaptada ao modo de condução selecionado pelo condutor, às rotações do motor, posição do acelerador, mas também aos ângulos de inclinação da moto. As trocas de caixa serão realizadas de acordo com a situação de condução e dinâmica do momento.
A BMW Motorrad não revela quando é que o Automated Shift Assistant estará disponível para instalar nas suas motos, nomeadamente as que dão uso ao motor boxer, e, mais especificamente, à R 1300 GS.
Teremos de aguardar pela confirmação oficial por parte da marca alemã, mas podemos antever que o sistema poderá passar a estar incluído na lista de opcionais da maxitrail logo depois do próximo verão.
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