InícioNotíciasBMW Motorrad R 1300 R – O lado mais desportivo do motor...

BMW Motorrad R 1300 R – O lado mais desportivo do motor boxer

A BMW Motorrad revelou todos os detalhes da nova R 1300 R. A naked desportiva que utiliza a mais recente geração do motor boxer. Aqui ficam os detalhes.

-

Tal como estava prometido, esta quinta-feira 10 de abril foi a data escolhida pela BMW Motorrad para revelar oficialmente todos os detalhes da sua nova ‘maxinaked’, se assim a podemos definir: a R 1300 R.

Foi concebida sob o lema “Born for Bends” (Nascida para as Curvas) e torna-se assim na opção mais desportiva que recorre à mais recente geração do conhecido motor boxer de 1300 cc. “Com a nova R 1300 R, elevámos a nosso roadster com motor boxer a um novo patamar. Focada totalmente na dinâmica de condução, a R 1300 R proporciona uma experiência muito mais desportiva do que a sua antecessora, através de um motor e chassis completamente redesenhados, mantendo os valores fundamentais da BMW Motorrad, como as aptidões touring e conforto”, destaca Christof Lischka, responsável de desenvolvimento da marca alemã.

O objetivo no desenvolvimento deste modelo ficou assim bem claro desde o primeiro momento. Alcançar uma maior evolução, quer do ponto de vista visual, quer também do ponto de vista técnico, e garantir dessa forma que a R 1300 R é uma verdadeira roadster ainda mais dinâmica.

Visualmente, a nova R 1300 R destaca-se precisamente por se apresentar significativamente mais agressiva visualmente, mantendo sempre uma silhueta que nos transporta para os modelos mais robustos da BMW Motorrad, graças ao novo farol LED octogonal e à traseira compacta. As novas versões Exclusive, Performance e Option 719 Kilauea acrescentam um toque especial e desportivo.

- PUBLICIDADE -

r 1300 r

O estilo modernizado e desportivo fica bem patente no novo depósito de combustível. Apesar de conseguir albergar um máximo de 17 litros de gasolina, este componente foi desenvolvido para garantir uma volumetria compacta, sendo fabricado em alumínio.

Por todo o conjunto encontramos superfícies contrastantes visualmente, apresentando formas mais orgânicas lado a lado com outras mais vincadamente desportivas. A utilização de cores diferenciadas ajuda também a criar esse desejado efeito visual.

Para ajudar os motociclistas a selecionarem a R 1300 R que melhor se adapta às suas necessidades, a BMW Motorrad concebeu um conjunto de variantes desta roadster. Cada qual com as suas particularidades que evidenciamos de seguida:

Versão Basic

– Cor Snapper Rocks, metalizado
– Forquilha invertida, em preto
– Sistema de escape em aço inox
– Inserção no assento, sem pintura à cor da moto
– Assento do passageiro com gráfico embutido

- PUBLICIDADE -

Versão Exclusive

– Cor Racing Blue, metalizado
– Inserção no assento, pintada à cor da moto
– Assento do passageiro com gráfico embutido
– Spoiler inferior do motor
– Sistema de escape com acabamento cromado escurecido
– Ponteira de escape desportiva, opcional
– Coletores de escape cromados escuros
– Coletores de escape cromados brilhantes, opcional

Versão Performance

– Cor Lightwhite
– Suspensão desportiva com forquilha invertida, bainhas douradas
– Amortecedor traseiro com mola vermelha
– Pacote Dynamic
– Inserção no assento, pintada à cor da moto
– DTC-Shift e para-brisas desportivo
– Avanços curtos e maquinados
– Poisa-pés ajustáveis e maquinados
– Cobertura central do depósito de combustível com aplicações coloridas
– Assento do passageiro de melhor qualidade
– Assento do passageiro desportivo
– Assento desportivo, alto (existem outras opções na lista de opcionais)
– Espelhos colocados na extremidade dos punhos
– Spoiler inferior no motor
– Pneus desportivos
– Jantes específicas
– Ponteira de escape com acabamento cromado escurecido
– Ponteira de escape desportiva como opcional

Versão Option 719 Kilauea

– Cor Blackstorm, metalizado
– Forquilha invertida, bainhas em preto
– Inserção no assento, pintada à cor da moto
– Assento do passageiro com gráfico gravado
– Emblema Option 719
– Pacote Option 719 de componentes maquinados e acabamento Shadow
– Jantes Option 719 Sport
– Espelhos retrovisores na extremidade dos punhos
– Coletores de escape com acabamento cromado escurecido

r 1300 r

Continuando pelas características da nova BMW Motorrad R 1300 R, podemos destacar que a equipa de desenvolvimento decidiu não fazer compromissos no que à criação de uma posição de condução mais agressiva diz respeito.

Para isso definiram uma posição de condução que coloca o condutor significativamente mais ‘deitado’ sobre a dianteira da moto. Isto foi conseguido em grande parte graças à utilização de um guiador mais plano (e baixo), em conjugação com poisa-pés posicionados mais atrás em relação ao assento do condutor.

E caso o condutor assim o deseje, os apoios do guiador permitem que o mesmo seja rodado 180 graus em relação à sua posição definida na fábrica. E desta forma o guiador ficará 10 mm mais afastado do condutor, pelo que a posição de condução tornar-se-á verdadeiramente agressiva para obter um “feedback” ainda mais apurado da direção e de todo o eixo dianteiro da R 1300 R.

- PUBLICIDADE -

Mas, claro que nunca moto nascida para realçar o seu lado mais desportivo e dinâmico, não podia faltar um motor à altura. E neste caso a BMW Motorrad recorre ao já conhecido boxer. O motor dois cilindros opostos horizontalmente tem 1300 cc e consegue disponibilizar uma potência máxima de 145 cv às 7.750 rpm. Por outo lado, o binário está fixado nos 149 Nm às 6.500 rpm, sendo que o limite máximo de rotações está colocado às 9.000 rpm.

Tanto do ponto de vista da potência como do ponto de vista do binário disponível, a nova R 1300 R ganha em todos os parâmetros à sua antecessora. E o sensor de detonação garante que a combustão é o mais eficiente possível, algo ao qual também temos de associar a utilização do sistema de gestão do motor BMS-O.

r 1300 r

Pese embora o novo boxer ganhe em cilindrada em relação à geração anterior desta roadster, a verdade é que o conjunto motor e transmissão formam uma estrutura bastante compacta. Para isso ajuda o facto de na R 1300 R a caixa de 6 velocidades estar posicionada abaixo do motor, em vez de estar atrás.

Isto traduz-se num comprimento menor, numa otimização do ponto do centro de gravidade (e consequente alteração do comportamento dinâmico da moto), mas também num peso reduzido. A BMW Motorrad refere mesmo que só o motor boxer é 3,9 kg mais leve. E se combinarmos os pesos do motor e transmissão, a redução de peso é de 6,5 kg.

Convém também não esquecer que esta versão do motor alemão conta com o sistema ShiftCam. Uma tecnologia que a BMW Motorrad criou para ajustar, de acordo com um conjunto de parâmetros e condições de condução, o tempo de abertura e a abertura das válvulas no lado da admissão. Desta forma a marca alemã consegue otimizar o comportamento do motor boxer para que se adapte rapidamente a diferentes tipos de utilização.

Como não poderia deixar de acontecer numa roadster moderna, a R 1300 R dá uso a um pacote eletrónico repleto de opções e ajudas à condução.

De série esta moto está equipada com três modos de condução – Eco, Rain e Road –, mas será possível adquirir os opcionais modos de condução Pro: Dynamic e Dynamic Pro, este último a permitir uma maior amplitude de ajustes personalizados da eletrónica.

r 1300 r

O controlo do efeito travão motor faz parte do equipamento de série, sendo que o seu funcionamento está interligado ao modo de condução selecionado. No caso dos modos Eco, Rain e Road a prioridade é garantir a maior estabilidade possível em travagem, enquanto nos modos Pro a parametrização é mais agressiva para um comportamento dinâmico mais vincado.

Nas ajudas eletrónicas destaca-se o Dynamic Traction Control, de série, o qual pode ser melhorado com a aquisição do opcional DTC-Shift, disponível na R 1300 R Perfomance, e que permite ajustar de forma mais detalhada o funcionamento do controlo de tração.

E, claro, o sistema automatizado de transmissão Automated Shift Assistant (ASA) está disponível como opcional. Um sistema que tem dado muito que falar, e ainda recentemente publicámos aqui um comparativo entre o funcionamento da transmissão manual com quickshift e a transmissão automática ASA, para que você fique a saber qual das opções melhor lhe convém.

Todas as opções eletrónicas são facilmente ajustadas através das informações apresentadas no novo painel de instrumentos, um ecrã TFT de 6,5 polegadas, a cores, e que inclui ainda conectividade para ligar ao smartphone e assim aceder a um conjunto de informações adicionais.

Falta-nos ainda falar do chassis. E também a este nível a BMW Motorrad introduz diversas e importantes novidades na R 1300 R.

Começando pelo novo quadro principal, uma estrutura de folha de aço, que para além de ter um desenho que permite otimizar a forma como os diversos componentes são acomodados, tornando-se mais compacto, garante uma maior rigidez estrutural do que o quadro usado na geração anterior. Na traseira está agora instalado um novo subquadro, que abandona a conceção tubular de antigamente, e que permitiu desenhar uma secção traseira mais afilada e compacta.

Na R 1300 R a BMW Motorrad optou por controlar o movimento da roda dianteira através do uso de uma nova forquilha invertida, com bainhas de 47 mm, e que permite um curso máximo de 140 mm. Na traseira está instalado um sistema Evo Paralever, que conta com uma ligação bastante mais rígida ao quadro, com um curso máximo de 130 mm.

Realce também para o facto da BMW Motorrad ter optado por descentrar o rolamento do braço oscilante em relação ao eixo de rotação da rótula do veio.

Opcionalmente, as suspensões da R 1300 R poderão ser de controlo eletrónico. Estamos a falar do sistema Dynamic ESA. A nova geração deste sistema permite combinar a afinação dinâmica da compressão à frente e atrás com o correspondente ajuste da progressividade da mola, ou dureza da mola. De acordo com a BMW Motorrad, isto significa que a R 1300 R é a primeira moto de produção que permite ajustar dinamicamente a dureza da mola, usando uma forquilha invertida.

E se estivermos a falar da variante R 1300 R Performance, a marca alemã instala uma versão mais desportiva de suspensões e parametrização do Dynamic ESA. Para além de elevar a moto em relação ao solo o que eleva também a altura do assento em cerca de 10 mm, estas suspensões desportivas contam com afinações específicas, destacando-se o comportamento mais firme da compressão.

Quanto a preços, aguardamos ainda pela confirmação oficial por parte da BMW Motorrad Portugal sobre qual será o valor de comercialização da nova R 1300 R. Assim que possível iremos atualizar este artigo com essa informação relevante. Entretanto poderá contactar o concessionário da marca alemã mais perto de si para obter mais informações. Clique aqui para saber qual é .

Galeria de fotos BMW Motorrad R 1300 R

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -