InícioNotíciasBMW Motorrad R 1300 RS – Turismo de modo em modo desportivo

BMW Motorrad R 1300 RS – Turismo de modo em modo desportivo

A BMW Motorrad apresenta a nova R 1300 RS. Uma sport-tourer equipada com motor Boxer, com design redesenhado e mais equipamento.

-

Quem gosta de viajar de moto em conforto, mas não dispensa um comportamento desportivo capaz de brilhar numa estrada de curvas, sabe que as RS da BMW Motorrad são opções bastante válidas. E para 2025 a marca alemã acaba de apresentar a nova R 1300 RS, a mais recente geração da sport-tourer equipada com motor Boxer, que ganha agora um design mais agressivo, um comportamento ainda mais desportivo, e uma lista de equipamento que fará inveja às turísticas de maior porte.

Do ponto de vista do design, a BMW Motorrad aposta claramente numa imagem mais agressiva.

Isso foi conseguido com a utilização de linhas bastante mais vincadas do que na geração anterior, com particular destaque para o frontal com a sua ótica dupla, e que inclui ‘vincos’ e passagens aerodinâmicas que conferem à nova geração da R 1300 RS uma aparência bastante particular.

O conceito de moto de pendor mais desportivo é reforçado depois com a conceção de uma posição de condução que foi parametrizada de forma a dar ao condutor da R 1300 RS um controlo ainda maior sobre o conjunto, particularmente em condições de condução mais desportiva. Nesse sentido destacamos a opção por uso de guiador mais plano e que combina com poisa-pés fixos mais para trás em relação ao centro da moto.

- PUBLICIDADE -

r 1300 rs

Isto significa que o condutor estará agora mais deitado sobre o depósito, logo, vai carregar mais peso sobre o eixo dianteiro, ao melhor estilo das motos mais desportivas.

Convém também ter em conta que pese embora o foco tenha sido dotar a R 1300 RS de um caráter mais desportivo, a BMW Motorrad não esquece as viagens de maior duração. Por isso, o assento foi especialmente desenhado para maximizar o conforto, e caso o proprietário assim sinta necessidade, será possível instalar um guiador “Comfort”, opcional.

Na lista de opcionais e acessórios a BMW Motorrad inclui ainda diversos assentos e tipos de guiador, bem como top-case e malas laterais, que serão instaladas na moto através do novo sistema de fixação.

O motor Boxer que equipa esta geração da R 1300 RS é o já conhecido 1300 cc, que comparando com a geração anterior significa um aumento de cilindrada e, de acordo com as dimensões internas, levou a BMW Motorrad a utilizar uma nova cambota de menor curso. A potência acompanha a subida de cilindrada. Isto significa que temos agora 145 cv às 7.750 rpm, enquanto o binário máximo é de 149 Nm, uma subida de 3 Nm em comparação com a RS anterior.

A marca alemã instala de série 3 Modos de Condução, sendo depois possível adicionar os modos Pro para garantir ao condutor da R 1300 RS uma maior amplitude de adaptação do caráter do motor às necessidades e preferências do condutor. Os Modos de Condução de série são Rain, Road e Eco, este último a dar uso a uma parametrização especial do sistema ShiftCam para garantir autonomia máxima.

- PUBLICIDADE -

r 1300 rs

Os modos Pro são Dynamic e ainda o Dynamic Pro, que ‘abrem’ maiores possibilidades de ajuste das ajudas eletrónicas à condução. Entre elas está o sistema MSR que ajuda a manter a estabilidade em desaceleração pronunciada ou reduções de caixa mais agressivas, abrindo ligeiramente as válvulas do acelerador para evitar o bloqueio da roda traseira.

Naturalmente, tendo em conta ser uma das grandes novidades e uma forte aposta da BMW Motorrad em termos de equipamento, a transmissão automatizada Automated Shift Assistant (ASA) pode ser instalada como opcional. O condutor da R 1300 RS poderá assim confiar totalmente as trocas de caixa ao sistema automático ou, se preferir, controlar manualmente com o seletor de pé. De série a transmissão desta sport-tourer é uma caixa manual de seis velocidades.

Para ajudar a garantir um comportamento dinâmico sem precedentes neste modelo, a BMW Motorrad optou por recorrer ao novo quadro, fabricado em aço, que utiliza o motor Boxer 1300 cc como elemento estrutural. Na traseira o subquadro de alumínio é agora fabricado por fundição sobre pressão, em vez de uma estrutura tubular.

Isto tudo resulta num conjunto mais compacto, com as massas mais concentradas próximo do centro de gravidade, o que trará, de acordo com a marca alemã, benefícios em termos de maneabilidade e agilidade.

r 1300 rs

Na nova R 1300 RS a missão de ler o asfalto e gerir os movimentos da roda dianteira fica a cargo de uma forquilha invertida com bainhas de 47 mm. No eixo traseiro brilha um sistema Evo Paralever que, graças à sua conceção, apresenta uma rigidez maior do que na geração anterior.

As jantes de 17 polegadas adotam um desenho desportivo, sendo que o peso é 1,4 kg menor do que as jantes da geração anterior, o que se traduz numa maior rapidez na forma como a R 1300 RS troca de inclinação sem exigir ao condutor tanto esforço para a inserir em curva.

Opcionalmente o proprietário da R 1300 RS pode optar por adquirir a moto com as suspensões eletrónicas DSA. Neste caso as suspensões passam a disponibilizar uma afinação dinâmica, ou seja, dependendo das condições de condução e de acordo com o modo de condução selecionado, o sistema ajustará em andamento os parâmetros de compressão e também progressividade (dureza) da mola.

A travagem na R 1300 RS está a cargo de um sistema ABS Pro integral que ajuda as pinças radiais de 4 pistões a morderem os discos de travão sem bloquear, mesmo em inclinação. E para aqueles que quiserem usufruir de uma travagem verdadeiramente agressiva, a BMW Motorrad disponibiliza como opcional o pacote de travagem Sport, com pinças de cor específica e mais potência de travagem disponível.

- PUBLICIDADE -

No pacote eletrónico encontramos nas opções de série o Dynamic Cruise Control com função de travagem assistida, sendo que o Riding Assist, opcional, desbloqueia um conjunto de outras ajudas à condução: Active Cruise Control, Front Collision Warning, Lane Change Warning e Rear End Collision Warning.

A BMW Motorrad disponibilizará a nova R 1300 RS em quatro variantes: Basic, Triple Black, Performance e Option 719 Cuyamaca. Cada qual com o seu equipamento específico e ainda cores exclusivas.

Galeria de fotos BMW Motorrad R 1300 RS

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -