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BMW Motorrad R 1300 RT – Mais turística e dinâmica do que nunca!

A BMW Motorrad apresentou a nova geração da sua turística com motor Boxer. Aqui ficam os detalhes da nova R 1300 RT.

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Aproveitando o momento de revelação da nova R 1300 RS, modelo que a Revista Motojornal já aqui analisou ao pormenor , a BMW Motorrad apresentou também uma nova geração da sua turística equipada com o famoso motor Boxer. A nova R 1300 RT promete uma experiência de condução ainda mais luxuosa, mais focada nas viagens, mas igualmente dinâmica.

Como destaques nesta novidade da marca de Munique podemos realçar o uso do motor Boxer 1300 cc na sua mais recente especificação, nova aerodinâmica com detalhes que ajudam a atingir uma eficiência ainda maior do que anteriormente, e uma ciclística profundamente redefinida para um comportamento mais dinâmico do que nunca.

Naturalmente, como acontece com todos os modelos lançados no mercado pela BMW Motorrad, os clientes vão poder selecionar por entre inúmeros acessórios e opcionais para otimizar a alargar o espectro de utilização da R 1300 RT. Porém, um dos equipamentos que são incluídos de origem são as carenagens laterais ajustáveis!

A RT, como boa turística que é, inclui um design que segue uma tendência ainda maus futurista onde se destaca um enorme para-brisas dianteiro (opcional) para proteger o condutor e passeiro da turbulência. Porém, uma grande novidade nesta geração passa pela introdução de carenagens laterais que se movimentam para cima / baixo, dando ao condutor uma nova amplitude no que ao ajuste da proteção aerodinâmica diz respeito.

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r 1300 rt

Conduzir com as carenagens laterais na zona do depósito de combustível na sua posição mais elevada ou na mais baixa, permitirá ao condutor usufruir de uma maior quantidade de ar fresco, perfeito para os dias de maior calor ou condução em ambiente urbano, ou nos dias de temperaturas mais baixas é possível ‘cortar’ o ar frio que passa para as pernas e assim usufruir de maior conforto térmico.

Numa moto concebida para percorrer longas distâncias em conforto, a BMW Motorrad procurou definir uma posição de condução mais agradável e ergonómica.

O triângulo formado por guiador, assento e poisa-pés foi desenhado de forma a posicionar o condutor mais sobre a dianteira da R 1300 RT. O objetivo da marca alemã foi de permitir ao condutor usufruir de uma ligação mais direta sobre o eixo dianteiro, o que resultará num controlo mais eficaz da dianteira principalmente nos momentos de condução mais dinâmica.

Porém, nem tudo foi feito apenas a pensar na condução dinâmica. Para garantir que o condutor se sente confortável por largos quilómetros aos comandos da R 1300 RT, a BMW Motorrad inclui um sistema de ajuste da altura e ângulo do assento. O assento de série na sua posição baixa atinge apenas 780 mm de altura do solo, mas existem opções diferentes no vasto catálogo de opcionais da marca para este modelo.

O passageiro não foi esquecido. E neste caso destacamos o assento mais comprido, mas também as novas malas laterais que, sem comprometer a capacidade de carga (27 litros cada), foram desenhadas para oferecer mais espaço para as pernas do passageiro.

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r 1300 rt

Lado a lado com a inovadora aerodinâmica e características que visam o conforto nas longas viagens, a BMW Motorrad instala na nova R 1300 RT o seu popular e bem-conhecido moto dois cilindros Boxer, de 1300 cc, uma cilindrada que em comparação com a anterior geração da RT resultada do maior diâmetro dos cilindros e do uso de uma cambota que gera menor curso.

A potência sobe quase uma dezena de cavalos, neste caso passa para 145 cv às 7.750 rpm, enquanto o binário fica situado nos 149 Nm contra os 143 Nm da antecessora.

O condutor poderá optar por usufruir desta performance recorrendo aos diversos modos de condução.

De série a R 1300 RT inclui três modos de condução: Rain, Road e Eco. Como habitualmente, cada modo altera o caráter do motor Boxer, sendo que no modo Eco destaca-se o recurso à tecnologia ShiftCam que otimiza o consumo de combustível de forma a garantir a autonomia máxima, alterando os parâmetros da abertura das válvulas de acordo com as condições de condução.

Opcional, o cliente poderá optar por adquirir e instalar na RT mais modos de condução. Os denominados Riding Modes Pro. Esta opção desbloqueia os modos de condução Dynamic e Dynamic Pro, que garantem uma maior capacidade de ajuste da eletrónica.

O sistema MSR que evita o bloqueio da roda traseira nas reduções mais bruscas faz parte do equipamento de série, enquanto a caixa de seis velocidades de acionamento manual pode ser trocada, como opcional, pela transmissão automatizada Automated Shift Assistant (ASA). Neste caso o condutor poderá optar pelos modos automáticos ou usar o seletor de pé para realizar as trocas de caixa, sempre sem necessidade de recorrer à embraiagem. Nem mesmo para parar a moto.

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O quadro foi também ele profundamente renovado para esta geração. Neste caso a BMW Motorrad optou pelo novo quadro utilizado noutros modelos Boxer de alta cilindrada, que recorre a folhas de aço para a estrutura principal. Isto permitiu à marca alemã alcançar uma construção mais compacta, mas também redefinir os parâmetros de rigidez estrutural, que foram todos aumentados.

Combinando o quadro com o novo motor, a R 1300 RT apresenta uma maior concentração de massas junto ao centro de gravidade do conjunto. Isso deverá traduzir-se num comportamento dinâmico melhorado do ponto de vista da maneabilidade e previsibilidade de reações. Até mesmo ao nível da travagem, que exigirá menos esforço por parte do condutor para controlar o conjunto nos momentos mais exigentes de travagem.

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A missão de digerir as imperfeições do asfalto e garantir estabilidade fica a cargo de um sistema de suspensão frontal Evo Telelever, a evolução do conceito que a BMW Motorrad introduziu há 30 anos, com uma construção que previne a transmissão de forças indesejadas da suspensão para o guiador, que apenas recebe as forças da direção.

No eixo traseiro a suspensão é uma Evo Paralever, que se destaca pela sua ligação significativamente mais rígida ao chassis. Refira-se ainda que as jantes de 17 polegadas seguem um novo conceito de construção, com braços ocos, o que ajuda a reduzir o peso em 1,4 kg para a anterior RT, resultado numa inércia reduzida.

r 1300 rt

Ainda do ponto de vista das suspensões, temos de série o controlo eletrónico dos movimentos das suspensões. O Dynamic ESA ajuda a gerir os movimentos de acordo com os parâmetros previamente estabelecidos pela BMW Motorrad de acordo com diferentes condições de condução e modo de funcionamento selecionado. Porém, nesta R 1300 RT será possível adicionar, como opcional, o Dynamic Chassis Adaption (DCA).

Com este sistema o condutor pode optar por dois modos de funcionamento. Um dos modos prioriza o conforto e estabilidade, definindo uma geometria de chassis que precisamente ajuda a obter esses resultados pretendidos, enquanto o outro modo de funcionamento do DCA foi criado para priorizar um comportamento mais dinâmico.

E para o conseguir, o sistema vai atuar sobre as suspensões eletrónicas, elevando a traseira, modificando a geometria do chassis para uma configuração mais agressiva e que resultará num conjunto que vai reagir de forma mais imediata aos movimentos e desejos do condutor.

A travagem fica a cargo de dois discos à frente e um atrás, com pinças de quatro e dois pistões, respetivamente, e sistema Integral ABS Pro como equipamento de série. Opcionalmente a R 1300 RT poderá utilizar o sistema de travagem desportivo, claramente identificado pelas pinças em cor titânio, e que oferece uma capacidade de travagem melhorada.

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Passamos agora à análise às ajudas à condução que a BMW Motorrad disponibiliza nesta sua grande proposta turística com motor Boxer.

O Dynamic Cruise Control com função de travagem integrada é de série, e opcionalmente ajudas à condução como o Active Cruise Control, aviso de colisão frontal, aviso de mudança de via e ainda aviso de colisão traseira podem ser instaladas para que o condutor usufrua de maior nível de segurança e conforto em condução.

O sistema de iluminação LED de série pode ser otimizado com a opção do sistema Headlight Pro, que para além de ajustar a intensidade das luzes de posição, recorrer a servomotores que ajustam o ângulo das óticas dianteiras de acordo com os momentos de aceleração e travagem, de forma a que o feixe de luz esteja sempre o mais posicionado sobre a estrada em vez de apontar demasiado para cima ou para baixo.

Temos ainda de referir o novo painel de instrumentos TFT a cores, com 10,25 polegadas, integração com o smartphone do condutor e navegação integrada, sem esquecer o novo Connectivity Hub, uma forma que a BMW Motorrad encontrou de dar ao condutor da R 1300 RT a capacidade de aceder mais facilmente e rapidamente às informações que precisa através do ecrã TFT.

E, claro, um sistema de som que ajudará o condutor da R 1300 RT a viajar aos comandos desta turística enquanto desfruta das suas músicas favoritas.

Esta moto estará disponível em quatro variantes:

– Basic
– Triple Black
– Impulse
– Option 719 Camargue

Galeria de fotos BMW Motorrad R 1300 RT

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