BMW Motorrad Race Trophy: não haverá classificação em 2020

Este ano a BMW, na sequência do adiamento e cancelamento de provas por todo o mundo, decidiu não atribuir pontuação para o BMW Motorrad Race Trophy.

A actual situação mundial devido à pandemia tem forçado o adiamento e cancelamento de muitos eventos desportivos. Por isso a BMW decidiu não atribuir classificação ao BMW Motorrad Race Trophy.

O Motorrad race Trophy foi estabelecido em 2014 e visa apoiar pilotos privados nas suas competições domésticas em todo o mundo. Neste momento participam pilotos em 28 campeonatos espalhados pelo globo (o português não faz parte da lista) aos comandos da S 1000 RR.

Por cada evento os pilotos vão recebendo pontuação correspondente, e no final do ano há um prize money de 100 000 para distribuir pelos melhores.

Este ano alguns campeonatos nacionais já tinham arrancado antes do coronavírus obrigar à sua paragem, por isso alguns pilotos tinham já conseguido os primeiros pontos.

Markus Reiterberger venceu a segunda manga da primeira prova do ARRC

Reiterberger no campeonato asiático

Markus Reiterberger foi um deles. O piloto alemão este ano está a participar no campeonato asiático (Asia Road Racing Championship), e na ronda de abertura em Sepang, Malásia, venceu a segunda manga, depois de ter ficado em quarto na primeira. O seu companheiro de equipa na OneXOX BMW TKKR SAG Team , Azlan Shah Kamaruzaman foi 10.º e 6.º em cada uma das mangas.

Markus Reiterberger

O Campeonato Australiano de SBK também arrancou, em Phillip Island, mas aí os pilotos BMW não foram tão bem sucedidos. Glen Allerton (bi-campeão australiano de SBK, em 2008 e 2014) foi 16.º na primeira manga, depois de ter saído de pista na luta pelo pódio em consequência de um toque; depois foi 9.º e finalmente 7.º na terceira e última manga. Outros pilotos BMW tiveram classificação mais modesta: Linden Magee11.º/15.º/12.º e Dean Hasler foi 19.º/19.º/21.º.

Glen Allerton

Na África do Sul realizaram-se as duas primeiras rondas, e na segunda, em Zwartkops, a BMW conseguiu dois pódios, com Lance Isaacs a terminar em 3.º na primeira manga, para depois se 2.º na seguinte.

De qualquer modo, estas classificações não contarão para BMW Race Trophy este ano, troféu esse que será retomado na próxima temporada. Apesar de não haver classificação, a BMW mantém o apoio aos pilotos participantes, nos eventos que se vierem a realizar.

Mais sobre o BMW Motorrad Race Trophy aqui.