BMW revela nova e-scooter CE 04

Após quatro anos de desenvolvimento e alguns modelos conceptuais, a versão de produção da nova scooter eléctrica da BMW foi revelada com alguns detalhes.

A nova CE 04 da BMW procura seguir a filosofia estética da marca bávara, embora mostrando com diferenciação que é um modelo eléctrico e repleto de tecnologias de última geração.

A nova e-scooter CE 04 foi projetada para uma utilização urbana e conta com duas opções de potência, uma versão de 15 kW (20 cv) e pico de potência de 31 kW (42 cv), e outra variante de 11 kW, equivalente a 15 cv, com pico de 23 kW, equivalente a 31 cv. Em ambos os modelos, a velocidade máxima é de 120 km/h. O motor eléctrico, de refrigeração líquida, está montado no centro da moto e conta com uma transmissão ligada à roda traseira assegurada por uma correia dentada.

O modelo possui um chassis tubular e monta um conjunto de suspensões compostas por uma forquilha telescópica com barras de 35 mm na frente, e na traseira com um amortecedor montado no monobraço oscilante.

De série, a novidade eléctrica da BMW oferece três modos de condução: ECO, Chuva e Estrada. O modo Dinâmico é opcional. Entre o pacote de ajudas electónicas que dispõe conta-se o ASC (Controlo de Estabilidade Automático), e o DTC (Controlo Dinâmico de Tracção). O ABS Pro é um opcional.

O painel de instrumentos tem finalização TFT, numa diagonal de 10,25 polegadas. Sob o assento oferece um espaço de carga, que pode ser acessado lateralmente, e conta com dimensões suficientes para guardar um capacete. No escudo dianteiro possui um porta-luvas que inclui entrada USB para carregamento do telemóvel ou outro gadget electrónico.

A bateria utilizada é de tecnologia de lítio e oferece uma capacidade de 60,6Ah (8,9 kWh), o que significa em termos de autonomia 130 km por cada carga, o suficiente para as viagens diárias no perímetro cidadino e para curtas viagens em estrada.

Nesta nova proposta da BMW, as baterias não são removíveis, o que implica que a scooter deve ser conectada diretamente a uma tomada doméstica, ou a um qualquer ponto de abastecimento público. No primeiro caso, para a realização de uma carga completa são necessárias quatro horas e meia e, no segundo, uma hora e meia.

O preço e disponibilidade não foram anunciados nesta primeira aparição da BMW CE 04.

Outros artigos:

BMW abandona definitivamente EICMA e INTERMOT