BMW Techdays mostra equipamentos tecnológicos

No BMW Techdays de Miramas fomos conhecer alguns equipamentos e acessórios tecnológicos destinados ao condutor.

Texto Marcos Leal • Fotos BMW

O futuro das duas rodas, na visão da BMW, inclui também a evolução tecnológica do equipamento que nos irá vestir. Este deverá passar a ser mais dinâmico, de forma a aumentar não só o nível de protecção, mas também o conforto e facilidade de utilização de todos os sistemas da moto, com a qual deverá estar ligado.

O equipamento que vestimos quando andamos de moto é a nossa segunda pele. É o que nos protege do ambiente externo e procura minimizar danos em caso de acidente, isto temos já muito claro. Na maioria dos casos estes equipamentos são passivos, mas a BMW quer torná-los activos, de forma a garantirem maiores níveis de segurança e conforto. Neste momento o smartphone é um dos equipamentos que já pode estar ligado à sua BMW com a aplicação da marca. Esta aplicação tem evoluído e continuará a evoluir, sendo uma forma flexível de trazer melhorias a alguns sistemas da moto, sem ter de alterar a mesma. A actualização permanente do sistema de navegação, que já acontece, é um bom exemplo.

Com a crescente necessidade dos sistemas da moto comunicarem com o motociclista, um entrave surge. Como se vai fazer comunicação com o mínimo de distracção? Uma solução encontrada pela BMW são uns óculos de realidade aumentada. Estes permitem colocar toda a informação no campo visual do utilizador, um pouco como acontece já com os sistemas “head up display” dos automóveis.

Experimentámos estes óculos durante a apresentação técnica, e confirmamos que é um passo muito positivo na ligação à moto. Sem interferir com a nossa visão da estrada, informações como velocidade, sinais de transito, indicações de navegação, vão surgindo no nosso campo de visão sem termos de baixar a cabeça para olhar para a instrumentação.

No que respeita ao casaco apresentado, a novidade no capítulo de segurança é a existência de um ecrã flexível nas costas que se ilumina e pode mostrar diferentes imagens.

Pela sua boa visibilidade poderá ser uma forma de informar quem nos segue de algo, seja uma travagem, mudança de direcção ou mesmo uma situação de perigo. O futuro do equipamento do motociclista é uma incógnita mas o tipo de tecnologias que têm vindo a surgir, deixam-nos sonhar com um nível de conforto e de funções diferentes do que temos agora.