Bombeiros de Lisboa em missão de moto

Trata-se de um projeto-piloto para a implementação de Motos de Primeira Intervenção no RSB (Regimento de Sapadores Bombeiros, em Lisboa.

De acordo com uma comunicação oficial da autarquia lisboeta, o projeto-piloto para a implementação de Motos de Primeira Intervenção no RSB (Regimento de Sapadores Bombeiros – Lisboa) arrancou ontem com os primeiros testes de avaliação no terreno.

A experiência pretende verificar se o uso das motos permite uma ação ainda mais rápida por parte do RSB, quer em ocorrências pequenas (abertura de portas, fecho de águas), quer em ocorrências maiores, como incêndios urbanos, através do reconhecimento e avaliação inicial da situação e acessos rápidos ao local para envio de meios.
Das 20 mil intervenções anuais do RSB na cidade de Lisboa, muitas delas dizem respeito a pequenas ocorrências que podem ser resolvidas por uma equipa de 2 em moto, o que permitirá uma melhor gestão dos meios e consequente redução de custos operacionais.
O objetivo é que cada Batalhão do RSB possua uma equipa com motos de primeira intervenção, munidos com desfibrilhadores automáticos e equipamento para dar resposta que exija uma intervenção imediata.
O projeto decorre de uma visita técnica realizada a Telavive (Israel), onde a implementação de motos no dispositivo de bombeiros da cidade permitiu resolver com rapidez e sucesso metade das ocorrências registadas.
Para já a experiência avança recorrendo a motos da frota municipal.
Fotos: Américo Simas Coelho | CML