A mais recente bota de motocross/tt da TCX apresenta algumas novidades, e após algum tempo de utilização aqui na redação, têm mostrado as suas virtudes e defeitos.

MOTOJORNAL_1394

Uma das novidades mais anunciadas é a sola, desenhada e fabricada em conjunto com a Michelin. A borracha é bastante aderente, mesmo em piso molhado, e tem um desenho que permite boa posição na moto e que o pé deslize bem nas curvas (graças ao ângulo na parte do calcanhar). Entre esta e a zona inferior da bota existe uma inserção de aço mas no calcanhar, em vez da habitual na zona central do pé (o ponto de maior impacto nos pousa-pés). Os fechos de alumínio são fáceis de abrir e fechar, e as bandas são ajustáveis em comprimento (como a maioria), mas para quem tem a perna mais grossa é possível montar a dianteira superior da bota numa posição ainda mais larga. Na zona do tornozelo tem um ponto pivot que oferece boa mobilidade mas limitada a 15º para trás e 18º para a frente para reduzir lesões. Conta ainda com pontos reforçados para maior durabilidade, como as zonas de borracha no interior que não derrete no escape e nos permite agarrar melhor à moto.

Pessoalmente, e calçando o número 43 em sapatos/sapatilhas normais, o número 43 das TCX está no ponto, até ligeiramente mais folgado que outras marcas de botas, e com uma base também larga, por isso não precisam de comprar um tamanho acima. Os fechos são muito fáceis de abrir e fechar, e a bota fica segura na perna e no pé, mas nalguns toques em corrida podemos abrir uma fivela sem querer, de tão leve que é o seu funcionamento. São muito confortáveis mesmo durante um dia inteiro calçadas, e é fácil andar a pé com elas, graças também a uma boa maleabilidade da sola, mas a falta da placa de aço na zona central faz com que se ‘sinta’ um pouco demais os pousa-pés quando aterramos em saltos mais violentos. A qualidade de construção é muito boa, e após várias utilizações (a maioria em motos novas com os pousa-pés ainda afiados) o desgaste da sola faz-se notar mas não em demasia.
Existem desde o número 38 ao 49 e em nove cores diferentes (preto – branco – branco/vermelho/azul – vermelho/branco – preto/amarelo fluo – laranja/cinza escuro – azul scuba/lima – azul royal/amarelo fluo – azul brilhante/vermelho/amarelo fluo, e são comercializadas em Portugal pela Golden Bat. PVP: 499€

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here