BP Ultimate Baja TT ACP 2022 já no próximo fim-de-semana

É já no próximo fim-de-semana que se realiza a 2ª BP Ultimate Baja TT ACP 2022, uma prova a contar para o Nacional de TT e de Rally Raid.

A BP Ultimate Baja TT ACP 2022 está de regresso ao litoral alentejano já no próximo fim-de-semana, entre os próximos dias 18 a 20 de Março. A prova prevista para este ano conta com 84 equipas, entre as categorias de motos, SSV e automóveis, levando as emoções do TT às pistas de terra e areia a norte da Costa Vicentina, com epicentro sediado em Grândola.

Com organização a cargo do Automóvel Club de Portugal, a BP Ultimate Baja TT ACP garante assim uma competição a contar com os principais protagonistas do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e do Campeonato Nacional Rally Raid, concentrando inúmeros desafios, que seguramente vão contar uma história emocionante, naquela que será a segunda edição da prova, depois do bem-sucedido evento estreado em 2020.

Prometidas estão muitas emoções graças a 20% do Percurso Selectivo ser disputado em pisos de areia. Esta circunstância é, desde logo, o factor mais desafiante para as equipas, sobretudo nas motos, cuja perícia neste tipo de piso será posta à prova numa clara aposta na diferenciação da organização face a outras provas do calendário.

O factor navegação será crucial nesta 2ª edição da BP Ultimate Baja TT ACP. O percurso delineado destaca-se pela sua exigência uma vez que obriga a uma mais correcta e lesta interpretação do Road-Book, já que, no terreno, a sinalética direcional estará presente em menor número.

Serão 380 quilómetros entre a partida e a chegada à cidade de Grândola, num percurso de dois dias bastante heterogéneo, que, para além das pistas de areia, inclui estradões de terra. No capítulo desportivo, a segunda prova do CPTT promete ser pródiga em emoção e animação, dada a quantidade e qualidade das equipas inscritas.

Motos e SSV

Num motivo de interesse suplementar para os muitos aficionados do Todo Terreno, é o facto desta BP Ultimate Baja TT ACP contar também com a participação de equipas nas categorias SSV e Moto (além dos Autos), uma vez que a prova integra o calendário do Campeonato Nacional Rally Raid, promovido pela Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).

Na categoria das motos, entre as 10 presenças confirmadas, os nomes de Mário Patrão (KTM Rally), Daniel Jordão (Husqvarna FX350 2022) e David Megre (KTM Exc) assumem o favoritismo na conquista do triunfo final.

Leia também: Calendários dos Campeonatos Nacionais 2022 já definidos

Mário Patrão

Já entre entre os SSV, são 19 as equipas a marcar presença e que partem apostadas num bom resultado. João Monteiro (CAN AM X3), campeão em 2018 e vencedor das últimas 4 Horas de Fronteira, arranca como favorito, mas Arnaldo Monteiro (CAN AM Maverick) e Pedro Ferreira (CAN AM X3), entre outros, também apontam para a vitória.

As emoções da BP Ultimate Baja TT ACP 2022 iniciam-se a 18 de Março (sexta-feira), pelas 18h00, com a Cerimónia Oficial de Partida, em Grândola.

A 19 de Março (sábado), tem lugar a primeira etapa, com a disputa do Prólogo (7 quilómetros) na zona de Santiago do Cacém e o primeiro Sector Selectivo (SS1 – Santiago/Sines/Grândola), ao longo de 110 quilómetros, enquanto para Domingo está agendada a derradeira etapa competitiva, com a disputa do segundo Sector Selectivo (SS2 – Grândola/Alcácer), ao longo de 160 quilómetros.

A prova terá zonas privilegiadas específicas para que o público possa assistir em segurança (11 “Zonas Público”), cujos os acessos estão disponíveis aqui.

Fonte: FMP