A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), em conjunto com a GNR e a PSP, divulgou o balanço da campanha “Duas Rodas – Agarre-se à Vida”, integrada no Plano Nacional de Fiscalização 2026, uma ação dedicada especificamente à segurança dos utilizadores de motociclos e ciclomotores.
A campanha decorreu entre os dias 19 e 25 de maio, com ações de sensibilização e fiscalização nos distritos de Bragança, Guarda e Lisboa, procurando alertar para os riscos associados à condução de veículos de duas rodas a motor e reforçar a importância de uma condução defensiva e responsável.
Quase 24 mil infrações detetadas
Durante a operação, foram fiscalizados presencialmente 54.945 veículos e condutores, enquanto os sistemas de radar e controlo automático abrangeram mais de 4,4 milhões de veículos em todo o território nacional. No total, foram registadas 23.769 infrações rodoviárias.
Entre as infrações mais frequentes destacaram-se:

- excesso de velocidade;
- utilização incorreta ou ausência de capacete;
- ultrapassagens perigosas;
- irregularidades nos documentos e condições técnicas dos veículos;
- condução sob efeito do álcool;
- uso indevido do telemóvel durante a condução.
Motociclistas continuam vulneráveis
A campanha voltou também a chamar a atenção para a elevada vulnerabilidade dos motociclistas em caso de acidente rodoviário.
Entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2025, registaram-se em Portugal 34.177 acidentes com vítimas envolvendo motociclos e ciclomotores, dos quais resultaram:
- 439 vítimas mortais;
- 3.028 feridos graves;
- 34.514 feridos leves.
Os dados incluem não apenas motociclistas e passageiros, mas também peões e ocupantes de outros veículos envolvidos nestes acidentes.
Semana com 11 vítimas mortais nas estradas portuguesas
Durante o período da campanha, registaram-se 2.731 acidentes rodoviários em Portugal, dos quais resultaram:
- 11 vítimas mortais;
- 58 feridos graves;
- 886 feridos leves.
Comparativamente ao período homólogo de 2025, verificaram-se menos acidentes e menos feridos leves, mas um aumento do número de vítimas mortais.
Sensibilização continua a ser prioridade
Além da fiscalização, a campanha incluiu ações presenciais de sensibilização dirigidas a cerca de 500 motociclistas e passageiros, reforçando mensagens fundamentais como:
- uso correto de capacete homologado;
- condução defensiva;
- respeito pelas distâncias de segurança;
- redução da velocidade;
- aumento da visibilidade na estrada.
A ANSR, GNR e PSP reforçam que a sinistralidade rodoviária “não constitui uma fatalidade” e que muitas das consequências mais graves podem ser evitadas através da adoção de comportamentos responsáveis por todos os utilizadores da estrada.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!