Campeonato alternativo de trial em Itália

Sem possibilidade de sair de casa, a federação italiana está a organizar um campeonato nacional de trial virtual.

O terrível coronavírus parou o mundo, cancelando e adiando eventos desportivos, e outros. Em Itália, um dos países mais afectados pela pandemia, a Federação de Motociclismo Italiana arranjou uma solução para o trial. Com a criação do TrialPlay, a comissão de trial da FMI quer arrancar com um campeonato nacional de trial alternativo e virtual. A primeira prova será dia 5 de Abril, e repetir-se-á todos os domingos.

Os pilotos não terão que contrariar as normas e deixar de cumprir o distanciamento social. Podem participar no campeonato no seu quintal, na garagem ou até na sala lá em casa.

Três zonas para cumprir sem penalizações

Não, não é preciso fazer o que Toni Bou fez em sua casa, farto da quarentena:

Os concorrentes, organização e juízes estarão ligados digitalmente pela aplicação Zoom, podendo assim ver-se mutuamente. A prova implica três zonas, com desafios muito simples:

Zona 1 – Parado: ficar em equilíbrio em cima da moto durante 3 minutos. As penalizações são as vigentes no campeonato italiano; um pé no chão, 1 ponto; 2 pés no chão, 2 pontos; 3 pés no chão, 3 pontos; 5 pés no chão, penalização máxima de 5 pontos.

Zona 2 – Movimentos: movimentos laterais, sempre pelo tempo definido de 3 minutos. O concorrente deve mover pelo menos a roda dianteira, as penalizações são as mesmas da zona anterior.

Zona 3 – parado, sem mãos: como na Zona 1, mas com 1 ponto de penalização se tocar no guiador.

Os pontos são atribuídos como numa prova normal, e o campeão será consagrado na habitual cerimónia de final de temporada. Os prémios serão, muito apropriadamente, gadgets.

As provas estão abertas a três categorias: até aos 14 anos, dos 14 aos 23 anos e acima dos 23 anos, e apenas para os pilotos que já têm licença FMI.

O preço de inscrição é a doação de pelo menos 1 € destinado à Protecção Civil italiana.

Nestes tempos difíceis, esta é uma excelente alternativa para manter os pilotos ocupados, em contacto – sem proximidade – e em competição.