Caramulo Motorfestival regressa este fim-de-semana

O Caramulo Motorfestival assume-se como um evento orientado não só para os verdadeiros aficionados dos automóveis e motociclos, mas também para todo o público em geral, em especial para as famílias que, assim, podem desfrutar de um fim-de-semana inesquecível na Serra do Caramulo.

Organizado pelo Museu do Caramulo com o Automóvel Club de Portugal, o Caramulo Motorfestival é o maior festival motorizado em Portugal, tendo por base um evento dedicado aos automóveis e motociclos clássicos e desportivos, que combina a parte de competição com um conjunto de acções lúdicas e turísticas.​ Depois de um interregno de um ano devido à pandemia, este evento está de volta já a partir da próxima sexta-feira, 3 de Setembro e estende-se ao domingo, dia 5.

O programa do Caramulo Motorfestival conta com a Rampa Histórica Michelin, o Passeio 200 Milhas, o Passeio Rota do Clássicos, a Colecção de Automóveis, Motociclos, Velocípedes e Miniaturas do Museu do Caramulo, a Feira de Automobilia & Gaming center, concentrações de clubes, actividades lúdicas Outdoor, Pista Júnior, parques infantis de entretenimento, bares e zonas chill out com música durante todo o evento, entre outros.​

Ex-pilotos Alex Laranjeira e Maninho Sobral 

Os ex-pilotos Alex Laranjeira e Maninho Sobral vão ser convidaddos destacados nesta XVI edição do Caramulo Motorfestival.

Maninho Sobral tem uma das carreiras mais completas do mundo motorizado, tendo competido em duas e quatro rodas. Começou a competir em duas rodas nos anos 70. Participou no Grupo das 50 em Vila Real, do qual ficam na memória as lutas entre si, João Farinha e Contente Fernandes. Maninho Sobral é um dos poucos pilotos portugueses que participaram no TT da Ilha de Man. Fez a transição para as quatro rodas, vencendo vários troféus ao volante de um MG Metro e de um Renault Clio. O regresso às motas deu-se no GP Legends, realizado no Circuito do Estoril, com uma Yamaha TZ750.

Alex Laranjeira competiu durante os anos 80 e 90 no Campeonato Nacional de Superbike, alcançando um palmarés invejável. Dentro das suas conquistas podemos destacar os dois títulos de Campeão Nacional de Superbike, em 1988 e 1991. Na sua participação na pista de Spa Francorchamps, conseguiu alcançar o 4º lugar nas 24 Horas de Liége.

Como é hábito, o evento vai também contar com outros pilotos convidados que terão oportunidade de competir em prova, fazer demonstrações ou ter um contacto directo com o público no evento ou durante a sessão de autógrafos planeada para Domingo, dia 5 de Setembro.

Bikersville

O Caramulo Motorfestival vai contar pela primeira vez com um espaço dedicado exclusivamente ao universo das duas rodas.

A Bikersville surge numa área exterior do evento, privilegiada pela localização e vista, irá contar com a presença de marcas e clubes de motos, concentrações de motos de competição, antigas, cinquentas, Vespas e Café Racers, entre outras.

O espaço reunirá ainda empresas de customização e comercialização de acessórios e artigos alusivos aos veículos de duas rodas e um bar ligado à Martin Miller’s.

Passeio Indian

O Caramulo Motorfestival vai receber pela primeira vez um encontro dedicado à Indian, a marca mais antiga de motos americanas, fundada em 1901, no estado do Massachusetts.

As motos vão rumar ao Caramulo, proveniente de vários locais, chegando ao evento de manhã e ficando em exposição em frente ao recém-criado Bikersville, uma área dedicada em exclusivo ao universo das duas rodas no Caramulo Motorfestival.

No final do dia de sábado, após o fim das provas, esta “tribo” de motos fará um desfile pelo traçado da Rampa Histórica Michelin.

Para conhecer o programa completo das actividades previstas Caramulo Motorfestival consulte aqui.

Acompanhe ainda a página oficial do evento em www.facebook.com/caramulomotorfestival