Cerimónia oficial: Mundial de SBK até 2022 no AIA

Em tarde quente e típica no Algarve, em pleno mês de Agosto, foi oficialmente anunciada a continuação do campeonato do mundo Superbike no asfalto do Autódromo Internacional do Algarve até ao ano de 2022.

Esta foi uma renovação onde além das entidades oficiais directamente envolvidas em todo o processo, marcaram igualmente presença três pilotos do campeonato, o campeão em título e líder do mundial 2019 Jonathan Rea, o segundo classificado do mesmo, Álvaro Bautista e também Eugene Laverty, embaixador da prova portuguesa e ex-piloto da formação da Parkalgar.

Foi um momento emblemático para todos os envolvidos e também para Paulo Pinheiro, o CEO do Autódromo Internacional do Algarve, que se mostrou muito satisfeito por ter o WSBK por mais três anos na pista algarvia:

“Estou feliz e orgulhoso por mantermos o mundial Superbike por mais três anos, continuando a ser o nosso principal evento e o maior do motociclismo em Portugal.

O campeonato tem vindo a crescer nos últimos anos, e os próximos três serão ainda mais animados. O mundial Superbike para nós é como uma família e junto competimos neste paddock durante sete anos com resultados fantásticos. Temos grandes recordações e para nós é fantástico podermos continuar a fazer parte deste campeonato.

Para a nossa cidade, região e país este é o maior evento do desporto motorizado com exposição mediática global e mais de 40.000 espectadores no paddock ao longo do fim‑de‑semana. Durante o ano, com vários testes e eventos atingimos mais de 90 dias de pista só com motos, e isto mostra como é importante o mundial Superbike, confirmando o seu impacto económico.

Estamos desejosos dos próximos três anos mas neste momento o foco é fazer com que o evento de 2019 seja maior e melhor “que nunca, com a ajuda da Dorna, equipas, pilotos e todos os fans.” afirmou Paulo Pinheiro no final da cerimónia.

Entidades locais satisfeitas

Como Capital Europeia do Desporto em 2019, a cidade de Portimão continuará assim a acolher o mundial Superbikes, evento de importância maior também para Portugal.

“É uma noticia fantástica saber que o maior evento do desporto motorizado em Portugal vai continuar a realizar-se em Portimão no ano em que somos a Cidade Europeia do Desporto. Ficamos não apenas orgulhosos mas é também um compromisso para continuarmos a ser parceiros activos do Autódromo Internacional do Algarve e reconhecer o forte impacto do evento na economia local”, referiu a presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes.

Igual sentimento partilhou o presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes: “O turismo desportivo tem vindo a crescer nos últimos 20 anos e é o meu desejo que continue a crescer no Algarve em velocidade de competição. Chegou o momento para que o Algarve seja reconhecido como o melhor destino de turismo desportivo graças ao seu clima ameno, boas infra-estruturas e hospitalidade.”

Com lugar marcado no calendário desde 2008, as Superbike vão assim continuar a ter o Algarve como destino de uma das suas provas e também de testes de preparação, como aquele que decorreu este fim‑de‑semana no Autódromo Internacional do Algarve.

Outros artigos:

Mundial de SBK em Portimão até 2022

Mundial SBK: Testes este fim‑de‑semana em Portimão