Estamos cada vez mais perto da abertura de portas do Salão de Milão EICMA, que este ano acolhe milhares de visitantes de 10 a 13 de novembro. A cerca de quinze dias de ficarmos a conhecer muitas novidades para 2023, ficámos a saber que a CFMoto vai apresentar, entre outras novidades, uma nova naked denominada 800NK.
Depois de durante o passado mês de setembro ter revelado as imagens do concept futurista NK-C22, completo com monobraço oscilante e até um sistema de escape fornecido pela SC Project, a CFMoto apresentou na Europa um conjunto de patentes que mostram a versão de produção da NK-C22.
A nova naked 800NK entrará diretamente em concorrência com modelos bem conhecidos dos motociclistas portugueses, como por exemplo a também nova Honda Hornet de que lhe falámos aqui em maior detalhe e terá como preço um valor de 7800€.
Como todos os modelos da gama CFMoto, o preço será um ponto fundamental na futura naked 800NK. Provavelmente a marca chinesa irá querer posicionar a sua proposta de média cilindrada ligeiramente abaixo do valor da Honda, já de si num nível bastante competitivo em termos de valor de aquisição, o que dará à 800NK um grande potencial de vendas.
Mas será que um valor competitivo significará uma moto com menos argumentos ou de menor capacidade?
A verdade é que para esta novidade 2023 a CFMoto irá recorrer aos parceiros do grupo KTM, para os quais a CFMoto já fabrica grande parte dos motores que equipam as motos austríacas e inclusivamente fabricam motos completas para mercados específicos (na Ásia), mas também ao reconhecido estúdio de design Kiska.
A Kiska Design foi responsável por dar formas às ideias da CFMoto para esta naked, adotando uma imagem bastante futurista, e que, se tivermos em conta os registos de patente europeus, não será substancialmente diferente da já conhecida concept NK-C22. Formas agressivas, um frontal bastante estilizado, e uma secção traseira recortada, que, de certa forma, nos relembra a exótica MV Agusta Rush.
Aliás, a partir desses registos de patentes de propriedade intelectual é possível verificar que o sistema de escape SC Project é substituído por uma ponteira única, mantendo a posição lateral elevada, enquanto o monobraço é trocado por um braço oscilante convencional. Tudo para que o custo de produção, logo, o valor final cobrado ao cliente, seja mais “agradável”.
O motor que será instalado no interior da nova CFMoto 800NK é derivado da unidade motriz que a KTM utiliza na 790 Duke ou 790 Adventure. Na verdade, o motor dois cilindros LC8c já não será novidade para a CFMoto que, recordamos, já o utiliza na aventureira 800MT. Será por isso um motor de 799 cc e com capacidade de gerar uns interessantes 95 cv às 9.000 rpm.
Possivelmente poderemos encontrar no bicilíndrico paralelo da CFMoto 800NK algumas parametrizações diferenciadas de forma a dotar o LC8c de uma resposta contundente a baixos e médios regimes, mas também uma entrega de potência mais “espalhada” pela gama superior de rotações, com o objetivo de tornar a 800NK mais divertida de explorar em estrada.
E será precisamente a pensar numa utilização estradista que a CFMoto irá depois instalar nesta moto um conjunto de opções eletrónicas. Dois ou três modos de condução estão no topo das possibilidades, como também o sistema de travagem ABS com função de ação em curva, ou “cruise-control”. Refira-se que em termos de ciclística a 800NK vai manter a mesma forquilha invertida e sistema de travagem da J.Juan que vimos na concept NK-C22, para além do painel de instrumentos TFT a cores.
Sejam quais forem as especificações finais do modelo de produção, já falta pouco para ficarmos a conhecer de forma oficial todos os detalhes da nova CFMoto 800NK durante o Salão de Milão EICMA. Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos acompanhar de perto o evento italiano dedicado às duas rodas e onde serão apresentadas muitas novidades para 2023.