CFMoto vai apresentar a naked 800NK na EICMA

A marca chinesa CFMoto revelou as imagens da concept NK-C22 que serve de base para a naked 800NK que será apresentada na EICMA.

800nk

Estamos cada vez mais perto da abertura de portas do Salão de Milão EICMA, que este ano acolhe milhares de visitantes de 10 a 13 de novembro. A cerca de quinze dias de ficarmos a conhecer muitas novidades para 2023, ficámos a saber que a CFMoto vai apresentar, entre outras novidades, uma nova naked denominada 800NK.

Depois de durante o passado mês de setembro ter revelado as imagens do concept futurista NK-C22, completo com monobraço oscilante e até um sistema de escape fornecido pela SC Project, a CFMoto apresentou na Europa um conjunto de patentes que mostram a versão de produção da NK-C22.

A nova naked 800NK entrará diretamente em concorrência com modelos bem conhecidos dos motociclistas portugueses, como por exemplo a também nova Honda Hornet de que lhe falámos aqui em maior detalhe e terá como preço um valor de 7800€.

800nkComo todos os modelos da gama CFMoto, o preço será um ponto fundamental na futura naked 800NK. Provavelmente a marca chinesa irá querer posicionar a sua proposta de média cilindrada ligeiramente abaixo do valor da Honda, já de si num nível bastante competitivo em termos de valor de aquisição, o que dará à 800NK um grande potencial de vendas.

Mas será que um valor competitivo significará uma moto com menos argumentos ou de menor capacidade?

A verdade é que para esta novidade 2023 a CFMoto irá recorrer aos parceiros do grupo KTM, para os quais a CFMoto já fabrica grande parte dos motores que equipam as motos austríacas e inclusivamente fabricam motos completas para mercados específicos (na Ásia), mas também ao reconhecido estúdio de design Kiska.

A Kiska Design foi responsável por dar formas às ideias da CFMoto para esta naked, adotando uma imagem bastante futurista, e que, se tivermos em conta os registos de patente europeus, não será substancialmente diferente da já conhecida concept NK-C22. Formas agressivas, um frontal bastante estilizado, e uma secção traseira recortada, que, de certa forma, nos relembra a exótica MV Agusta Rush.

800nkAliás, a partir desses registos de patentes de propriedade intelectual é possível verificar que o sistema de escape SC Project é substituído por uma ponteira única, mantendo a posição lateral elevada, enquanto o monobraço é trocado por um braço oscilante convencional. Tudo para que o custo de produção, logo, o valor final cobrado ao cliente, seja mais “agradável”.

O motor que será instalado no interior da nova CFMoto 800NK é derivado da unidade motriz que a KTM utiliza na 790 Duke ou 790 Adventure. Na verdade, o motor dois cilindros LC8c já não será novidade para a CFMoto que, recordamos, já o utiliza na aventureira 800MT. Será por isso um motor de 799 cc e com capacidade de gerar uns interessantes 95 cv às 9.000 rpm.

Possivelmente poderemos encontrar no bicilíndrico paralelo da CFMoto 800NK algumas parametrizações diferenciadas de forma a dotar o LC8c de uma resposta contundente a baixos e médios regimes, mas também uma entrega de potência mais “espalhada” pela gama superior de rotações, com o objetivo de tornar a 800NK mais divertida de explorar em estrada.

E será precisamente a pensar numa utilização estradista que a CFMoto irá depois instalar nesta moto um conjunto de opções eletrónicas. Dois ou três modos de condução estão no topo das possibilidades, como também o sistema de travagem ABS com função de ação em curva, ou “cruise-control”. Refira-se que em termos de ciclística a 800NK vai manter a mesma forquilha invertida e sistema de travagem da J.Juan que vimos na concept NK-C22, para além do painel de instrumentos TFT a cores.

Sejam quais forem as especificações finais do modelo de produção, já falta pouco para ficarmos a conhecer de forma oficial todos os detalhes da nova CFMoto 800NK durante o Salão de Milão EICMA. Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos acompanhar de perto o evento italiano dedicado às duas rodas e onde serão apresentadas muitas novidades para 2023.