CFMOTO Zeeho Cyber Concept será realidade em 2021

A CFMoto apronta para o próximo ano a Zeeho Concept, uma eléctrica que promete “performances de alta tensão”.

Caminhando a passos largos para um futuro cada vez mais próximo, a CFMOTO apresentou a nova marca de veículos elétricos, a Zeeho, mostrando desde logo o primeiro modelo de scooter. Trata-se do Cyber Concept e deve chegar ao mercado durante o primeiro semestre de 2021, abrindo caminho a uma gama completa.

Do fabrico de modernos motores de refrigeração líquida aos moto4, UTV, SSV, motos trail, naked ou desportivas, a CFMOTO continua a cimentar o estatuto de marca mais inovativa e tecnologicamente avançada da China. Estética ousada (saída do lápis de Geral Kiska) e componentes da máxima qualidade (Bosch, Continental, KYB ou J.Juan estão entre os principais fornecedores…) vão sustentando um crescimento de vendas a nível mundial muito rápido e consistente.

Sem abrandar o ritmo, chegou a hora de revelar planos de futuro, entrando no segmento dos veículos de emissões zero (ZEV), revolucionando entre as duas rodas ‘eletrizadas’. Desenhada pela equipa do gabinete Kiska Design, a Zeeho Cyber Concept destaca-se desde logo por uma imagem agressiva de linhas futuristas, esguias e desportivas. Estética onde sobressai a iluminação integral em LED com Daytime Running Light ou os piscas integrados em estilizados apêndices aerodinâmicos evidenciando performances de eleição. A começar pela aceleração poderosa que permite chegar dos 0 aos 50 km/h em apenas 2,9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 110 km/h.

O ponto de partida é o conjunto motriz Zeeho Cobra, com motor de 10 kW de refrigeração líquida e montado em posição central, com pico de binário de 21,3 Nm. E com uma eficiência de conversão energética de 92%.

As baterias de iões de lítio, desenvolvidas pela Farasis (que colaborou de perto com a Venturi na Fórmula E e criou soluções de futuro para a Mercedes Benz entre muitos outros) têm capacidade de 4 kWh e podem ser facilmente removidas para recarregamento. Garantem 130 quilómetros de autonomia e podem receber 80% da carga em apenas 30 minutos, sendo capazes de cumprir mais de 2500 ciclos de carga ao longo da vida útil.

Elementos integrados em chassis de tecnologia inspirada nas treliças da KTM, com suspensões ajustáveis, travões Brembo (215 mm) e pneus Pirelli Diablo. Claro que a segurança e prazer de condução não foram descurados, com eletrónica especificamente desenvolvida pela Bosch, com sistema de estabilidade e com três modos de condução (Eco, Street e Sport).

Tudo isto sem esquecer a conetividade, podendo ligar o painel de instrumentos TFT ao smartphone através da App da Zeeho para telefonar, ouvir a música favorita ou chegar da forma mais rápida ao destino, graças ao evoluído sistema de navegação. E onde nem falta uma visão 360º graças às 6 câmaras de alta definição que permitem ver tudo o que se passa à volta da Zeeho Cyber.