Claudio Domenicali é o novo Presidente do Motor Valley

O Auditório Ducati em Borgo Panigale acolheu uma conferência de imprensa para anunciar oficialmente o novo papel do CEO da Ducati, Claudio Domenicali, como Presidente da Associação Motor Valley. O evento contou com a presença de delegados das empresas e circuitos internacionais do distrito, Institutos Regionais e imprensa.

A Associação reúne todas as marcas de automóveis e motos do ‘Motor Valley’ italiano na Emilia-Romagna. O Motor Valley – uma concentração de marcas, coleções privadas, circuitos internacionais e centros de treino especializados como nenhuma outra no planeta – trabalha conjuntamente com a Região para potenciar ao máximo esta herança em termos de turismo.

‘O Motor Valley junta uma série de marcas que são únicas, reconhecidas e apreciadas em todo o Mundo pelo seu design, tecnologia e performance, todas elas localizadas num raio de somente 150 km. Enquanto Ducati, estamos orgulhosos de ser parte desta associação, assim como eu estou pessoalmente orgulhoso de assumir a Presidência. Para mim, aceitar este papel é um ato de responsabilidade e reconhecimento para com uma parte de Itália que me deu tanto.’, declarou Claudio Domenicali, CEO da Ducati e Presidente do Motor Valley. ‘Esta Região desfruta de uma cultura académica sem paralelo e talentos tecnológicos e a nível motorizado sem rival. É também uma atração para entusiastas, novos talentos e negócios e, como tal, merece o nosso apoio de todo o coração.’

O Motor Valley resume em si a excelência automotiva e industrial do Made-in-Italy: é um projeto que evidencia a capacidade do sector para agir em conjunto e extrair o máximo de qualidades únicas a nível internacional. Está centrado na indústria do automóvel e da moto, o coração da economia da Região, nas suas excelentes universidades e no seu apelo verdadeiramente global.

Dallara, Ducati, Ferrari, Lamborghini, Maserati e Pagani são apenas algumas destas marcas do Motor Valley, amadas por fãs de todo o Mundo. O Motor Valley integra também 15 museus especializados (tais como o Museu Enzo Ferrari em Modena, o Museu Ferrari em Maranello, o Museu Automobili Lamborghini, o Museu Ferruccio Lamborghini, o Museu Ducati em Borgo Panigale e o Museu Horacio Pagani em Modena), 16 coleções privadas e 4 circuitos (o circuito “Riccardo Paletti” em Varano de Melegaro, a pista de Modena em Marzaglia, o circuito “Enzo e Dino Ferrari” em Imola e o Marco Simoncelli Misano World Circuit em Misano Adriático).

‘O Motor Valley da Emilia-Romagna é um concentrado de talento, know-how, bom gosto, design, capacidade industrial, habilidade, inovação e pesquisa, tornando-o distinto de qualquer outro no Mundo.’, salienta o Presidente da Região, Stefano Bonaccini. ‘As suas marcas de sonho elevam a bandeira da nossa Região internacionalmente, atraindo visitantes de todo o globo. E consegue-o graças ao eficaz trabalho de equipa entre instituições locais e empresas privadas que nos permitiram criar uma fascinante associação de 4 circuitos internacionais, 6 centro de treino especializados, 6 fabricantes de automóveis e motos de topo a nível mundial, 11 museus, 16 coleções, 7 membros chave da indústria e 188 equipas desportivas que combinam cultura, empreendedorismo e velocidade.

É um distrito que – juntamente com o Food Valley, os locais classificados como Património da Humanidade pela Unesco e a beleza da cadeia montanhosa dos Apeninos ou do Delta do Rio Pó – representa um íman global para turistas. É também um distrito que providencia emprego para milhares. Está interligado com a elevada educação e redes de universidades da Região, como fica patente com a MUNER – a Universidade de Veículos Motorizados da Emilia-Romagna, que oferece cursos específicos automotivos internacionais, coorganizados pelas quatro universidades da Emilia-Romagna e pelos fabricantes de automóveis e motos com raízes profundas na Região -, que está a atrair muitos jovens excecionais e motivados para a nossa região, vindos de toda a Europa e, até mesmo, do resto do Mundo. Hoje queremos dar as boas-vindas a um empresário esclarecido e virado para o futuro, um homem cuja experiência e visão farão muito para realçar ainda mais este concentrado único de paixão e talento.’

O Osservatorio Turistico do Motor Valley – um projeto gerido pela Unioncamere Emilia Romagna, Trademark Italia e Mailander – demonstra como o Motor Valley atraiu, apenas em 2018, 1.2 milhões de visitantes com alojamento, injetando mais de 300 milhões de euros na economia local (através de receitas geradas por eventos nos circuitos de Imola e Misano e visitas a museus de marcas). O número total de visitantes no distrito foi de cerca de 1.8 milhões, dos quais 44% eram italianos e 56% estrangeiros, com 1,190,000 dormidas por parte de visitantes de museus e coleções e espectadores de eventos em circuitos.

Na Emilia-Romagna – a terceira mais importante região de Itália na indústria nacional do automóvel de da moto, precedida apenas pela Lombardia e Piemonte – a cadeia de fornecedores automotivos envolve 16.500 empresas e mais de 66.000 empregados, ou 10% da toda a cadeia de fornecedores nacional. No entanto, o Motor Valley também – e acima de tudo – desempenha um papel estratégico. Um papel que vê empresas e universidades comprometidas a todos os níveis. Um papel que se foca na inovação tecnológica, especialização, pesquisa e desenvolvimento, com membros do projeto trabalhando de forma próxima entre si.

Um exemplo tangível é o projeto MUNER (Universidade de Veículos Motorizados da Emilia-Romagna sem fins lucrativos para a Educação). Em 2017, as quatro universidades regionais (Bolonha, Parma, Ferrara e Modena-Reggio Emilia) e as oito empresas de topo na indústria, incluindo a Ducati, Ferrari e Lamborghini, criaram a Università dell’Automotive. São ministrados dois cursos que pretendem formar os engenheiros automotivos do futuro.

‘A concorrência global já não é entre empresas individuais, mas entre sistemas regionais”, sublinhou Andrea Pontremoli, CEO da Dallara e Presidente da MUNER, “e os sistemas regionais consistem em empresas, instalações de treino e instituições.’

O Motor Valley tem, simplesmente de ser experimentado. E no próximo ano haverá uma oportunidade de ouro para o fazer, sob a forma do segundo Motor Valley Fest, que terá lugar de 14 a 17 de maio no coração de Modena.