CN Enduro 2022 – Águeda na rota do Campeonato

No próximo fim-de-semana, o CN Enduro 2022 volta à ação, com Águeda a entrar na rota do Campeonato Nacional da especialidade.

O CN Enduro 2022 volta à ação no próximo fim-de-semana em Águeda, 22 de maio, numa fase em que o campeonato já entrou na sua segunda metade da época desportiva. No sábado, 21 de maio, vão para a pista os pilotos do Mini-Enduro.

A prova do próximo fim-de-semana, que têm a chancela organizativa da ACTIB -Águeda Action Club, conta apenas um dia de duração, e poderá ser decisiva no que às contas do campeonato diz respeito. Depois ficará a faltar apenas mais dois dias de competição, a realizar em Valpaços no próximo mês de junho.

Luís Oliveira está no topo da classificação com oito pontos de vantagem sobre Diogo Ventura. Antevê-se por isso mais um excelente duelo entre ambos, com Gonçalo Reis e Morgan Lesiardo, que estão igualmente empatados na classificação geral do campeonato, a terem igualmente promessas de batalhas nos trilhos junto à carismática cidade de Águeda.

Num Domingo que se prevê de elevadas temperaturas, o campeonato regressa assim a uma das suas paragens mais conhecidas para o o IV Mini Enduro e o VI Enduro de Águeda, terceira e quinta prova dos Campeonatos Nacionais de Mini-Enduro e de Enduro 2022.

Em Águeda já está projetado um percurso de competição com cerca de 45 quilómetros por volta (especiais incluídas), com três provas especiais cronometradas: ‘EnduroTest’ (ET), ‘CrossTest’ (CT), ‘Extreme Test’ (EX), três Controlos Horários (CH) por volta e uma Zona de Assistência (ZA) no Crossódromo Internacional de Águeda (Paddock).

Também em prova vai estar o Mini-Enduro e para para esta disciplina está consagrado no sábado um trajeto de cerca de 17 quilómetros por volta (especiais incluídas), totalmente desenhado no concelho de Águeda. A EX estará localizada em Belazaima do Chão, a ET estará junto ao Estádio do Recreio de Águeda e a CT no Crossódromo Internacional de Águeda.

Percursos

Sábado – 21 de Maio – Mini-Enduro 2022:

• 4 voltas para os pilotos da Classe Juniores e Juvenis

• 3 voltas para os Iniciados, promo Senhoras e Clássicas

Domingo – 22 de Maio – CN Enduro 2022:

• 3 voltas e meia para os pilotos das Classes ELITE e OPEN

• 3 voltas para os VERDES, VETERANOS e SENHORAS

• 2 voltas para a classe Super Veteranos, Promoção e HOBBY

Provas especiais

Cross Test (CT) – No Crossódromo Internacional de Águeda, usando a pista assim como a zona envolvente ao traçado. Conta com saltos e curvas bem delineadas (+/- 6,0 Km).

Enduro Test (ET) – junto ao Estádio do Recreio de Águeda, na planície existente, em terreno ‘terra’, alternando piso duro e mais macio, (+/- 4 Km)

Extreme Test (EX) – Junto da Freguesia de Belazaima do Chão, em terreno misto com diversos obstáculos, pedras e troncos.

Horários CN Enduro 2022 Águeda

Mini-Enduro 2022 – 21 de Maio (sábado)

12:00 – Mini Enduro, Promo Senhoras e Clássicas

CN Enduro 2022 –  22 de Maio (domingo)

09:00h – Partida do 1.º concorrente

Fonte: FMP