CN Enduro 2022 – Diogo Ventura leva a melhor em Fafe

Na ronda de Fafe do CN Enduro 2022,  Diogo Ventura levou a melhor, mas só confirmou a vitória na última das 11 especiais cronometradas.

No regresso do Campeonato Nacional de Enduro aos trilhos, o CN Enduro 2022 cumpriu no passado Domingo em Fafe a ronda inicial da segunda metade da presente temporada, com Diogo Ventura a vencer por uma “unha negra”. Conseguiu confirmar para si o melhor degrau do pódio na derradeira especial cronometrada das 11 disputadas.

Numa região com forte tradição nos desportos motorizados, a caravana enfrentou um traçado com os habituais 50 quilómetros em cada volta e um total de três especiais que se revelaram de importância maior para a clarificação do resultado final.

Foram 11 pilotos em prova na categoria maior, a Elite. Esta foi inicialmente liderada por Henrique Nogueira, mas Diogo Ventura acabou por vencedor a primeira especial do dia. Contudo, uma penalização de 120 segundos deixou-o no terceiro lugar da classificação geral, atrás de Gonçalo Reis e Henrique Nogueira, o primeiro comandante da competição.

Com as penalizações a marcarem todo o pelotão Elite, com excepção de Henrique Nogueira, a luta pelo primeiro lugar mostrou ser mais uma vez intensa e logo na segunda especial foi o líder da geral do campeonato, Luis Oliveira, quem venceu e subiu ao terceiro posto na frente de Ventura.

No início da terceira volta Ventura subiu de novo a um lugar de pódio ao passar para a frente de Luis Oliveira e no arranque da quarta e derradeira passagem pelas especiais quem tudo perdeu foi Henrique Nogueira, até então o líder da geral, perdeu 43 segundos para o vencedor e desceu ao quarto posto da geral, a partir daí entregue a Luis Oliveira com menos de três segundos de margem face a Diogo Ventura.

A corrida seria decidida mesmo na última das especiais do dia quando Diogo Ventura venceu e terminou na frente com apenas 3 décimas de margem face a Luis Oliveira, uma diferença que será certamente a mais reduzida de sempre na história do campeonato nacional.

Lusi Oliveira ficou no degrau intermédio do pódio que viu em Gonçalo Reis o ocupante do degrau mais baixo do mesmo. Diogo Ventura venceu na Elite 2 e Luis Oliveira somou os pontos máximos na Elite 1, eles que discutem o comando do campeonato e ficaram separados por apenas oito pontos no topo do mesmo.

Na Open, o vencedor em termos absolutos foi Frederico Rocha, ele que venceu igualmente na Open 1 ao bater Bruno Charrua, o primeiro em Open 2. Nos Verdes a vitória foi para Nuno Pereira com 12 segundos de frente de Fábio Costa e Marcelo Bandeira. Fábio Costa foi o primeiro na Verdes 1, Nuno Pereira na Verdes 2 e  Bruno Freitas na Verdes 3.

Nos Veteranos a primeira posição foi para Manuel Moura, Bruna Antunes foi a melhor nas Senhoras e Paulo Miranda nos Super-Veteranos. Rafael Ferrão foi o primeiro na Promoção e Márcio Barbosa o melhor no sempre concorrido pelotão Hobby.

Depois desta ronda do CN Enduro 2022 em Fafe, o campeonato regressará aos trilhos em Águeda para cumprir a antepenúltima etapa de um campeonato que promete ser discutido até ao derradeiro metro.

Fonte: FMP

Outros artigos:

CN Enduro 2022 – Troféu GasGas 2022 esteve ao rubro em Fafe