O Campeonato Nacional de Enduro prosseguiu a sua temporada 2025 com a realização no passado fim de semana, daquela que foi a sua terceira ronda do ano, mas também a primeira ronda para os pilotos do Mini Enduro. A prova organizada pela associação Monsaraz Extreme deste campeonato disputado sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), ficou marcada pela água.
Com muita chuva a cair na região fruto das tempestades que têm assolado o País, e com as margens e cenários aquáticos da Barragem do Alqueva como pano de fundo, os pilotos enfrentaram condições mais exigentes.
A organização desta prova que nos anos 80 e 90 do século passado era uma visita incontornável do Enduro nacional, foi mesmo obrigada a redesenhar por três vezes a especial Cross Test, que foi preparada mesmo junto às margens da barragem.
A prova do Campeonato Nacional de Enduro, disputada no domingo passado, contou com uns expressivos 200 pilotos inscritos, entre os quais vários pilotos espanhóis que voltaram a marcar presença na ronda alentejana, antecedida, no sábado, pela ronda inaugural do Campeonato Nacional de Mini Enduro, esta contando com mais de quatro dezenas de pilotos divididos pelas três classes de Mini Enduro e pelos Troféus de Clássicas.

No sábado, entre os ‘Mini’ do enduro nacional foi Gabriel Xavier (Yamaha) que dominou amplamente a classe de Infantis, sendo acompanhado ao pódio por Tomás Rêgo (Husqvarna) e Francisco Vassalo (Yamaha). Entre os Juvenis, Tiago Castro (TM) acabou por bater Gustavo Pitschieller (KTM), com Francisco Porto Nunes (Yamaha) a perder o 3º lugar já perto do fim para o espanhol Mateo Díaz Redondo KTM).
Finalmente, nos Juniores, foi outro piloto vindo do lado de lá da fronteira, Pedro Godoy (KTM), a vencer, após aceso duelo ao longo de todo o dia com Filipe Saúde (KTM), por 5,8 segundos. O lugar mais baixo do pódio foi para Robi Tikkanen (GasGas). Nas Clássicas, vitórias para António Silva (Puch), Cristóvão Nogueira (Honda), Hugo Monteiro (Kawasaki), José Nogueira (Honda) e Filipe Fragoso (Honda), respetivamente nas classes 1 a 5 do Troféu Nacional de Clássicas de Enduro.
Com o entusiasmo em alta depois de um primeiro dia repleto de emoções fortes, no domingo a caravana do Campeonato Nacional de Enduro tinha pela frente uma prova mais difícil do que o esperado, com muita água no percurso e nas especiais, mas que se cumpriu sem grandes percalços.
Destaque para a Extreme Test, junto às muralhas do castelo de Monsaraz, com uma vista magnífica e muito público a assistir, num dia em que a chuva, que tinha dado tréguas, só regressou já durante a entrega de prémios.

Na frente, tal como sucedera na ronda anterior em Santa Marta de Penaguião, foi reeditado o duelo entre dois ‘mundialistas’. O francês Julien Roussaly, piloto oficial Sherco que venceu o Campeonato Nacional Elite em 2024, e o finlandês Roni Kytönen (Husqvarna), da equipa KR69 World Enduro, formação detida pelo Campeão do Mundo de Ralis WRC, Kalle Rovanperä.
Mas, desta feita, Kytönen teve de passar toda a prova a ‘correr atrás do prejuízo’, depois de, logo na primeira passagem pela Enduro Test, ter perdido 42 segundos para o seu rival ao ter ficado preso numa ribeira. O francês cedeu em algumas especiais, mas controlou bem o andamento do adversário da KR69, acabando por vencer por 46 segundos.
Roussaly foi também o melhor em Elite 2 e Kytönen venceu em Elite 1, embora, esta época, os pilotos estrangeiros tenham passado a pontuar apenas para a Elite Absoluto. Desta forma, foi Ruben Ferreira (Beta), novamente a andar muito bem, a assegurar o 3º posto absoluto e a encabeçar a classe Elite 1 em termos de campeonato, seguido de Luís Oliveira (Yamaha) e com Bruno Charrua (GasGas) a fechar o Top 5 e a conseguir a pontuação máxima para o campeonato de Elite 2.
Na classe Open, assistimos a uma luta intensa entre Luís Pinto Jr. (KTM), Gonçalo Jesus (Beta) e Rui Fernandes (Sherco), um trio que, à entrada para a última especial, tinha apenas 12 segundos a separar primeiro e terceiro. Vitória final na Open Absoluto e Open 1 para Luís Pinto Jr., seguido de Gonçalo Jesus e Francisco Salgado (Kawasaki), que foi o melhor em Open 2, enquanto Rui Fernandes viria a ser desclassificado por ter recebido ajuda externa nesta ronda de Monsaraz.

Entre as Senhoras, vitória para Nieve Holmes (Sherco), que bateu Mariana Afonso (KTM), enquanto Francisca Henriques (Sherco) abandonou a prova. O espanhol José Luís Abad (KTM) somou mais um triunfo nos Verdes (Absoluto e Verdes 1), à frente de Rui Sousa (Fantic) e Lucas Espinha (Beta). Luís Silva (KTM) venceu em Verdes 3 e Nuno Santos (Sherco) em Verdes 2.
Na classe de Veteranos, Pedro Oliveira (KTM) continua imparável. Apesar de já ter idade para correr em Super Veteranos (pilotos com 49, ou mais, anos de idade), continua no escalão dos ‘mais jovens’ em grande ritmo, vencendo na frente de Hélder Ribeiro (Honda) e David Megre (KTM).
Nos Super Veteranos também continua o domínio invicto de Albano Mouta (GasGas), impondo-se a José Ferreira (KTM) e João Moreira (GasGas).
Finalmente, na classe Promoção, Hugo Matos (GasGas) segurou a liderança do troféu com um triunfo, acompanhado ao pódio por Daniel Alves (KTM) e Diogo Leite (Honda). A prova de Monsaraz foi também pontuável para o Troféu monomarca da Sherco, que sorriu a Nuno Santos.

O Campeonato Nacional de Enduro prossegue agora nos dias 28 a 30 de março em Santiago do Cacém, ronda integrada na prova do Campeonato da Europa de Enduro que ali se realiza e apenas válida para as classes com estatuto de Campeonato Nacional, ficando de fora desta jornada os Troféus Nacionais.
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