CN Supercross 2022 – Arranque de temporada foi em Fernão Joanes

O traçado de Fernão Joanes recebeu este fim-de-semana (sábado) a prova de abertura do CN Supercross 2022.

Depois de uma temporada intensa do Campeonato Nacional de Motocross 2022, o CN Supercross 2022 voltou a animar as batalhas entre pilotos da especialidade com o arranque da competição esta especialidade no passado sábado.

O Crossódromo Internacional das Lajes contou com muito público para acompanhar a prova realizada pela primeira vez em Fernão Joanes e marcou também o final de um interregno de três anos na realização do campeonato, um dos que mais sofreu com a pandemia do Covid-19.

Em noite quente, a disciplina de SX encontrou na Guarda um arranque perfeito, numa ronda bem animada, não só em pista mas igualmente fora desta, pois a organização local não descurou qualquer pormenor para sua prova.

Paulo Alberto em luta com Basaúla

Hugo Basaúla foi o protagonista na primeira corrida reservadas às SX1, mas Paulo Alberto vingou da melhor forma a derrota na derradeira corrida da noite, esta com 15 minutos mais duas voltas de duração.

Alberto arrancou na frente com Hugo Basaúla logo atrás até passar para a frente do leiriense na 2ª volta. Alberto queria mesmo levar para casa o primeiro lugar e voltou ao comando na 5ª volta para de seguida ganhar vantagem e vencer tranquilo com quase 17 segundos de vantagem. Basaúla terminou igualmente isolado em 2º, na frente de Sandro Peixe que suportou bem a pressão imposta por Luís Outeiro até este sofrer uma queda forte que o atirou para 8º.

Alex Miguel foi 4º e a luta pelo ‘Top 5’ foi muito intensa entre Fábio Costa e Afonso Gomes, com Fábio a levar a melhor face ao rival de Coimbra.

O ‘head-to-head’ teve nota de destaque, num confronto directo entre pilotos que animou e muito a corrida. Paulo Alberto e Hugo Basaúla venceram as primeiras eliminatórias, e depois foi Alberto o melhor no duelo contra Basaúla após rodarem colados de inicio ao fim. Alex Miguel bateu o Fábio Costa na corrida para o degrau mais baixo do pódio.

Nas SX2, André Sérgio começou bem, mas Alex Miguel passou para a frente e mesmo com pressão imposta por Fábio Costa, conseguiu conquistar vantagem e vencer tranquilo com quase sete segundos e meio de vantagem no final das 14 voltas realizadas aos pouco mais de 500 metros da pista desenhada no Crossódromo das Lajes. Afonso Gomes fechou o pódio com uma boa corrida seguido pelo Daniel Pinto e Pedro Rino.

Nas SX1, onde foi notado o regresso de Hugo Basaúla, foi o agora piloto das Gas Gas que venceu no final dos 10 minutos mais duas voltas. Após o arranque passou depressa para primeiro e atacou forte no inicio. Paulo Alberto andou perto até sofrer uma queda que o atirou para meio do pelotão, reagindo bem para recuperar até 2º ficando perto do Basaúla.

Joel Costas e Sandro Peixe andaram na luta pelo 2º lugar com Luís Outeiro logo atrás, até que Outeiro caiu e foram também passados por Paulo Alberto. Antes do final Joel Costas levou a melhor sobre Sandro Peixe e fechou o pódio com apenas 1.5 segundos de vantagem face ao ribatejano. Luís Outeiro foi o quinto.

O Supercross dos mais novos

Correndo lado, os pilotos da SX50 e SX65 – com classificações separadas – proporcionaram bons momentos de supercross e, nas ‘cinquentas’, Edgar Salustiano foi sempre primeiro e venceu as duas mangas, com  Duarte Machado a ser 2º nas duas contendas.

Nas SX65, Leonardo Gaio liderou a primeira manga quase toda, mas caiu na última volta quando estava em luta com o Duarte Pinto. Este foi o vencedor nas duas finais, sempre bem disputadas pelos três primeiros lugares, com Francisco Fernandes em 2º e Guilherme Gomes em 3º, pilotos que estavam aqui a descobrir pela primeira vez a pista de Supercross em prova a contar para o CN Supercross 2022. Com os três a terminarem colados, Leonardo Gaio, Gustavo Pitschiller e Rafael Ribeiro terminaram nas posições seguintes.

Esta presença dos miúdos no nacional de SX mostrou ser um verdadeiro sucesso como ficou demonstrado no total apoio popular que lhes foi dedicado.

A próxima prova do campeonato realiza-se no dia 6 de Agosto na ‘catedral’ de Poutena.

Fonte: FMP