CNE 2023 – Morgan Lesiardo abre ano com vitória em Góis

O piloto italiano abre o ano com vitória em Góis. Morgan Lesiardo foi o mais forte na abertura do Campeonato Nacional de Enduro 2023.

lesiardo

Foram mais de duzentos os pilotos que marcaram presença na ronda de abertura da temporada 2023 do Campeonato Nacional de Enduro, prova sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) e que contou com organização do experiente e bem-conhecido Góis Moto Clube, que fez questão de preparar um evento elogiado por muitos, inclusive pelo grande vencedor Morgan Lesiardo.

A prova foi disputada no passado domingo 29 de janeiro e contou com um percurso onde as condições climatéricas (baixas temperaturas) ajudaram a dar um colorido especial ao Campeonato Nacional de Enduro, com a vila de Góis a ser então o “centro operacional”.

Com ausência notada de Luís Oliveira – o campeão nacional em título – a primeira prova do ano contou a presença do piloto brasileiro Bruno Crivilin, este ano a alinhar a tempo inteiro no mundial aos comandos de uma Honda, e a querer também discutir as provas em Portugal, o mesmo se passando com Morgan Lesiardo, novamente a participar no campeonato nacional inserido na equipa oficial Sherco.

A estes dois pilotos estrangeiros e de qualidade mundial somam-se ainda os mais conhecidos pilotos com passaporte português que habitualmente alinham no campeonato, um campeonato onde pela primeira vez em muitas temporadas, veremos Diogo Ventura a competir apenas como “wildcard”.

morgan lesiardoQuem não pareceu estar muito incomodado com o frio que se fez sentir nesta ronda de abertura do Enduro nacional em Góis foi o italiano Lesiardo, que aos comandos da sua Sherco e com um andamento endiabrado foi o dominador da prova ao vencer todas as 12 especiais realizadas ao longo do dia de domingo, e nem mesmo o frio incomodou o piloto italiano que fechou o dia com mais de um minuto de vantagem sobre Crivilin.

Já depois de confirmar a supremacia no Enduro de Góis, o piloto da Sherco não deixou de elogiar a organização da prova a cargo do Góis Moto Clube e a sua equipa: “As especiais eram muito boas e as ligações igualmente. Correu muito bem. Ganhei todas as especiais e, no final, triunfei por mais de um minuto. As especiais eram top e as ligações foram difíceis. Na primeira volta tivemos um pequeno problema numa zona mais difícil, mas, no geral, foi bom. Estou muito feliz. Muito obrigado à equipa, eles fizeram um excelente trabalho e a moto estava impecável. Obrigado a todos!”.

Já o brasileiro Crivilin queixou-se do frio na primeira volta da prova e a falta de habituação ao mesmo, mas a segunda posição deixou o piloto da Honda satisfeito e a prometer ser mais competitivo na próxima ronda que será disputada em Fafe.

A ocupar o lugar mais baixo do pódio terminou Diogo Ventura, com o piloto da GasGas a competir em casa aos comandos de uma moto com 200 cc de capacidade, uma aposta por parte do ex-campeão nacional que em 2023 não estará a tempo inteiro no campeonato.

O piloto italiano abre o ano com vitória em Góis. Morgan Lesiardo foi o mais forte na abertura do Campeonato Nacional de Enduro 2023.

Na lista de vencedores desta ronda inaugural do Campeonato Nacional de Enduro inscreveram igualmente os seus nomes Francisco Leite na Open, Joana Gonçalves nas Senhoras, André Reis nos Verdes, Fernando Ferreira nos Veteranos, Albano Mouta nos Super Veteranos, João Pedro Coutinho na Promoção e Igor Domingos entre os Hobby.

A próxima prova do campeonato será realizada no dia 19 de fevereiro em Fafe, com Morgan Lesiardo a ter nova oportunidade de atacar a vitória no enduro nacional. Será que teremos algum piloto a conseguir contrariar o domínio revelado pelo italiano em Góis?

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar sempre a par das mais recentes novidades relacionadas com o Campeonato Nacional de Enduro. A não perder!