CNMX 2022 – Jornada de calor em Águeda

O Crossódromo de Águeda foi palco este fim-de-semana da penúltima ronda do CNMX 2022 - Campeonato Nacional de Motocross.

A penúltima ronda do CNMX 2022 – Campeonato Nacional de Motocross marcou o regresso da competição ao Crossódromo Internacional de Águeda neste domingo de calor abrasador.

Os 1500 metros do traçado mundialista ofereceu mais uma vez grandes momentos de motocross, num cenário perfeito, não obstante as elevadas temperaturas que se fizeram sentir e que deixou ainda mais renhidas as lutas nas principais classes, com Paulo Alberto a dar uma vez mais nas vistas.

De regresso ao campeonato, depois da ausência na ronda anterior em Fernão Joanes, Alberto foi o vencedor na ‘terra vermelha’ da Bairrada. O piloto de Leiria liderou deste a primeira até à última das 19 voltas realizadas, fechando a corrida Elite com quase dez segundos de vantagem sobre Luis Outeiro, o segundo na frente de Sandro Peixe. David Beltran e Luis Oliveira fecharam o lote dos cinco primeiros na frente de Fábio Costa, o último dos pilotos que ficaram na mesma volta que o vencedor.

Na classe MX1, Paulo Alberto foi também o vencedor ao bater nas duas mangas Luís Outeiro, que dividiu a segunda e terceira posições com Sandro Peixe. David Beltran foi o novo vencedor entre as MX2 após ter conquistado as duas corridas realizadas. Fábio Costa foi o segundo e Luis Oliveira o terceiro. Hugo Santos venceu nos Veteranos e Fábio Costa nos Júniores.

Leia também: CNMX 2022 – Luís Outeiro foi protagonista em Fernão Joanes

Nas contas do campeonato, observa-se que Luís Outeiro continua a ser primeiro mas tem apenas oito pontos de vantagem face a Paulo Alberto e nove para Sandro Peixe, o primeiro nas MX1 com quatro pontos para Alberto e Outeiro, estes empatados após a prova aguedense. Quatro são também os pontos de vantagem que Fábio Costa tem perante Luis Oliveira, sendo que o terceiro, Sandro Lobo, está a seis pontos. Hugo Santos é o primeiro nos Veteranos e Fábio Costa nos Júniores. Hugo Santos que foi o primeiro e único piloto em Águeda a sagrar-se campeão do CNMX 2022, na classe dos “mais velhos”.

Na 85 cc, Tomás Santos soma e segue, e em Águeda o piloto de Tomar voltou a ser o único vencedor. Bernardo Pinto foi desta feita o segundo classificado na frente de Guilherme Leandro. Pinto foi segundo na primeira corrida mas na derradeira a segunda posição foi para Gonçalo Cardoso. Os terceiros lugares ficaram entregues a Guilherme Leandro na primeira corrida e Duarte Pinto na segunda.

No campeonato Tomás Santos continua ‘dono e senhor’ da primeira posição invicto, tendo agora 32 pontos de margem sobre Gonçalo Cardoso e 47 para Bernardo Pinto.

Com o mesmo número de pontos, Duarte Pinto e Guilherme Gomes foram os vencedores nos 1500 metros do traçado bairradino. A primeira corrida foi para Guilherme Gomes, mas na segunda Duarte Pinto cruzou a meta na frente e assim subiu também ele ao primeiro lugar do pódio. Sempre terceiro Leonardo Gaio fechou o Domingo de corridas em idêntica posição entre os 17 pilotos que alinharam na grelha de partida.

Leonardo Gaio é o primeiro do campeonato com oito pontos de vantagem sobre Duarte Pinto e 10 para Guilherme Gomes.

Nas 50 cc Iker Gonzalez dobrou as vitórias e fechou o quente dia na frente de Edgar Salustiano e Vicente Caeiro, estes a trocarem de posições da primeira para a segunda corrida, com Salustiano a ser o melhor na derradeira corrida para o ocupar o degrau mais baixo do pódio. Com esta vitória Iker Gonzalez tem agora quatro pontos de vantagem no campeonato, margem curta sobre Edgar Salustiano. Vicente Caeiro é o terceiro.

A próxima prova do campeonato será realizada no dia 10 de Julho na Moçarria e será decisiva para todas as categorias pois é a derradeira do calendário.

Fonte: FMP