CNMX 2022 – Luís Outeiro renova título de campeão nacional

A última jornada do CNMX 2022 realizou-se na pista da Carneira, na Moçarria, com Luís Outeiro a sagrar-se campeão nacional na Elite e MX1. 

CNMX

O coletivo ribatejano Moçarria Aventura Clube promoveu a última jornada do CNMX 2022 – Campeonato Nacional de Motocross, ronda que consagrou Luís Outeiro como bi-campeão nacional da classe maior da disciplina (Elite) e também em MX1.

Em Moçarria, no espetacular traçado da Carneira com 1500 metros de perímetro, viveram-se intensas corridas sob elevadas temperaturas, mas com muita ação naquele que foi o derradeiro dia de competição da temporada do Nacional de Motocross 2022.

Só nesta última prova do CNMX 2022 se ficaram a conhecer os restantes campeões nacionais 2022, com exceção a Hugo Santos que já tinha assegurado o ceptro na ronda anterior realizada em Águeda e da classe MX65 que ainda tem uma prova por realizar na Madeira.

Luís Outeiro, Luís Oliveira, Sandro Lobo, Tomás Santos e Edgar Salustiano são os campeões 2022 já ‘encontrados’, com Leonardo Gaio a ser o líder das MX65, e teoricamente o mais bem colocado para assegurar o título na classe, graças aos oito pontos que leva de vantagem sobre Duarte Pinto.

Mais de uma centena de pilotos estiveram em pista na prova ribatejana, que teve nas elevadas temperaturas que se fizeram sentir um adversário extra para todos os pilotos.

Com diferenças pontuais muito curtas entre os candidatos aos diversos títulos deste CNMX 2022 era quase que obrigatório vencer para ‘agarrar a coroa’ e na Elite em MX1 foi exatamente o que fez Luís Outeiro.

Leia também: CNMX 2022 – Ronda final da temporada é em Moçarria

CNMXMesmo sendo o líder do campeonato, o piloto de Alqueidão apostou forte em manter o número 1 na sua moto e levou de vencida a concorrência no final de disputadas 20 voltas aos 1500 metros da Pista da Carneira.

As primeiras cinco voltas da derradeira corrida do ano foram lideradas por Sandro Peixe, o líder em MX1 antes da prova, mas na sexta passagem era já Outeiro a liderar – ele que recuperou da terceira posição onde esteve nas três primeiras passagens pela linha de meta para assumir o segundo posto por troca com Paulo Alberto durante duas voltas e logo de seguida passar Peixe rumo à vitória e ao título nacional tanto em Elite como em MX1.

Desta forma fechou a corrida com pouco menos de cinco segundos de margem sobre Alberto – que passou Peixe na oitava volta para fechar o ano em segundo – sendo quarto o espanhol David Beltran, o melhor em MX2, na frente de Luís Oliveira, o quinto na linha de meta.

Luís Outeiro – Campeão Nacional de Motocross 2022

Nas contas da temporada, Luís Outeiro renovou com esta vitória o título nacional, fechando a época com 11 pontos de vantagem sobre Paulo Alberto e 14 para Sandro Peixe.

Em MX1, cuja corrida única foi igualmente ganha por Outeiro na frente de Paulo Alberto e Sandro Peixe, o novo campeão nacional terminou com seis pontos de vantagem sobre os seus dois rivais, ambos com a mesma pontuação, sendo o desempate favorável a Alberto por força do maior número de vitórias (oito) ao longo do ano.

Já no pelotão das MX2, dois segundos lugares foram perfeitos para Luís Oliveira conquistar o ceptro nas MX2, num domingo marcado pelo abandono de Fábio Costa na primeira corrida, o que o deixou fora da corrida ao título da classe e o fez perder igualmente o primeiro lugar nos Juniores para Sandro Lobo que, com dois terceiros lugares, fechou o ano como vice-campeão a apenas seis pontos de Luís Oliveira.

Este piloto que ao título absoluto no Enduro junta agora o título de campeão nacional de MX2, 31 anos depois do seu pai ter igualmente conquistado um dos seus muitos títulos no Campeonato Nacional de Motocross.

Nas 125 Júnior, foi Sandro Lobo a levar a melhor sobre Fábio Costa que perdeu o campeonato para Lobo neste derradeiro confronto, que termina o ano com mais cinco ponto que o vice-campeão nacional. Na corrida, Sandro Lobo arrasou a concorrência ao vencer com mais de uma volta de vantagem sobre Martim Maria e Guilherme Esteves.

Nas MX85 foi Tomás Santos quem venceu ambas as corridas para terminar a época invicto e com os pontos máximos no seu palmarés. Gonçalo Cardoso foi o segundo em ambas as corridas na pista ribatejana, terminando o campeonato a 30 pontos de Santos e com margem idêntica para Bernardo Pinto, o terceiro na contabilidade final de ano.

Entre os mais pequenos, Edgar Salustiano venceu ambas as corridas nas MX50 e conquistou o título, deixando em segundo Iker Gonzalez e Vicente Caeiro em terceiro.

Como já se referiu, nas MX65 o campeonato será decidido apenas na derradeira prova do ano, a realizar na Madeira, sendo Leonardo Gaio o primeiro na geral depois de dividir vitórias com Duarte Pinto. Ambos seguem para a ‘Pérola do Atlântico’ com curtos oitos pontos de diferença.

Fonte: FMP