CNMX 65 2022 – ‘Patife’ não venceu mas convenceu em Moçarria

O fim-de-semana de Motocross em Moçarria correu de feição para o pequeno Xico Patife, piloto de 9 anos, a competir no CNMX 65 2022.

Francisco Fernandes, ou ‘Xico Patife’ como é carinhosamente tratado no paddock do CNMX 65 2022, conquistou este domingo (10 de Julho) na penúltima etapa do Campeonato Nacional de Motocross da classe de 65 cc o seu 5º pódio da época, sendo que anteriormente averbou 2 pódios no Campeonato Nacional e 3 no MX Ribatejo – Campeonato Regional do Centro/Sul.

O jovem atleta torreense da Motos VR Yamaha, que compete na classe 65 CC, foi um dos pilotos que esteve mais evidência na sua categoria, ao subir ao terceiro lugar do pódio na pista da Carneira na Moçarria, num fim de semana quente em que as temperaturas rondaram sempre perto dos 40 graus.

Leia também: Xico Patife, o Salteador – Crónica João Pais #46

Numa primeira manga marcada por um início conturbado (Francisco Fernandes viu-se envolvido numa queda coletiva), Patife recuperou da última posição, acabando no 4º posto.
Na segunda manga, um ótimo arranque valeu-lhe o “holeshot” e um confortável 3º lugar no final da prova.

Com este resultado, e faltando apenas uma etapa para o final do Campeonato Nacional, Francisco Fernandes ocupa o 4º lugar da classe, a 12 pontos do terceiro classificado.

“Rolei pela primeira vez nesta pista e adorei! Consegui rolar soltinho mesmo com o calor que se fez sentir este fim de semana. Na primeira manga houve uma queda coletiva na primeira volta e tive que sair fora de pista e acabei por cair também, levantei-me em último e fiz uma recuperação sempre a fundo até ao 4° lugar. Na segunda manga fiz o holeshot e terminei em 3°. Foi um dia bom de corridas. Quero dar os parabéns ao meu colega de equipa @luis_outeiro47 por se ter sagrado campeão nacional de MX1 e Elite, fez dois grandes corridões e mostrou que não brinca em serviço, tendo trazido o título para a @motosvr_yamaha“, referiu Xico Patife que tem sempre por perto o apoio do seu pai, Cristiano Fernandes, uma das grandes referências nacionais do motociclismo dos últimos anos.

A próxima corrida do pequeno Patife realiza-se já este domingo, dia 17, a contar para o Campeonato Regional, na Carvoeira (Torres Vedras). Para finalizar a temporada do CNMX 65 2022, o pequeno Xico Patife irá enfrentar novas batalhas na deslocação à Ilha Madeira.

Outros artigos:

CNMX 2022 – Luís Outeiro renova título de campeão nacional