CNSX: Casa cheia em Poutena para ver o Supercross

O piloto Sandro Peixe, depois da passagem deste fim-de-semana pelo Crossódromo do Areeiro, em Poutena, assumiu o comando do campeonato nacional de Supercross.

Celebrou-se uma noite especial com a realização da 40ª corrida de Supercross na Poutena, que teve mais uma vez forte a adesão popular, que acorreu em massa à Pista Nelson Alves, na localidade Bairradina.

Ao todo foram 5000 espectadores a ‘pintarem’ de cores vivas o ‘quadro’ da terceira prova do campeonato, adornando e animando os duelos travados em todas classes, e ajudando igualmente ao maior ânimo por parte dos pilotos.

No terceiro Sábado consecutivo de campeonato fechou-se igualmente o ciclo da primeira metade da época. A noite da Poutena viu Paulo Alberto ser novamente o vencedor, mas trouxe o terceiro comandante ao campeonato, pois Sandro Peixe assumiu o degrau mais alto da classificação geral do campeonato nacional.

O primeiro vencedor do ano e campeão em título, Hugo Basaula, foi o mais rápido na qualificação (Flying Lap), batendo Paulo Alberto e Sandro Peixe no primeiro duelo da quente noite desta localidade, no concelho da Anadia.

Moralizado por uma época onde tem estado em elevado nível, Paulo Alberto tomou de assalto a técnica pista Nelson Alves para assumir o comando da primeira final da noite, logo na volta de abertura, fechando todas as 17 passagens ao traçado na liderança para ser o primeiro a receber a bandeira de xadrez. Conseguiu quase sete segundos de vantagem face a Sandro Peixe, sempre segundo em todas as voltas.

Mais animação teve a luta pela terceira posição, onde se envolveram o espanhol Xurxo Prol e Hugo Basaula. Nas quatro primeiras voltas foi o Xurxo quem esteve com a terceira posição nas mãos, mas na quinta passagem era Basaula o terceiro, posição que perdeu na 14ª passagem novamente para Xurxo, que fechou mesmo a contenda com o derradeiro lugar de pódio. Basaula foi quarto e Diogo Graça – o líder do campeonato – o quinto classificado.

Na segunda final da noite, Sandro Peixe ainda esteve com a primeira posição na primeira volta, mas rapidamente Paulo Alberto chamou de novo a si o protagonismo.  Alberto voou para mais uma vitória desde a segunda até á derradeira passagem pela linha de meta, de novo na frente de Peixe e Xurxo Prol, o espanhol que voltou a lutar com Basaula, mas desta feita assegurando o degrau mais baixo do pódio desde a oitava volta. Basaula voltou a ser o quarto, nesta ocasião na frente de Luis Outeiro.

Esta foi uma classificação que ditou a subida de Sandro Peixe ao comando do campeonato, fruto da ausência de Diogo Graça, que foi forçado a ficar de fora devido a um problema com a sua moto e desceu ao terceiro posto.

Nota ainda para a aproximação de Paulo Alberto que está agora a 16 pontos do primeiro lugar, ainda com 100 pontos por atribuir e com diferenças reduzidas entre os primeiros classificados. Em SX1 Paulo Alberto voltou a vencer, desta feita na frente de Sandro Peixe e Hugo Basaula, Diogo Graça venceu na SX2 na frente de Luis Outeiro e Renato Silva.

Como em todas as restantes rondas do campeonato, também os Iniciados foram brindados com o ‘banho de multidão’ da Poutena, vencendo o invicto Sandro Lobo na frente de Tomás Alves e Afonso Gomes.

 

 

 

 

 

Em Infantis B vitória para o igualmente invicto Tomás Santos, que desta feita cruzou a linha de meta em ambas as corridas na frente de Fran Fernandez e Vasco Salgado. Na Infantis A Leonardo continua igualmente a somar por vitórias todas as corridas do campeonato, terminando em Poutena na frente de Guilherme Gomes e Luis Marques. Inês Mandanços foi terceira na primeira corrida, mas ao não pontuar na segunda, perdeu a possibilidade de fechar a contenda no pódio.

https://motojornal.pt/horarios-da-terceira-ronda-do-nacional-de-supercross-em-poutena/
https://motojornal.pt/nacional-de-supercross-voltou-a-aldeia-8-anos-depois/