CNSX: Paulo Alberto persegue título em Arões

A pista de Arões perto de Fafe recebeu pela 18ª vez a caravana do Campeonato Nacional de Supercross.

Pelo quarto fim‑de‑semana consecutivo, os pilotos do Campeonato Nacional de Supercross estiveram em pista para uma ronda que se revelou decisiva para as aspirações de alguns dos pilotos, entre eles o ainda campeão Hugo Basaula que não se mostrou ainda em condições físicas para enfrentar a pista devido a uma lesão, o que o deixou fora da corrida pelo ceptro absoluto em 2019.

A pista de Arões perto de Fafe recebeu pela 18ª vez a caravana do campeonato e como é hábito viveu-se uma intensa noite de supercross onde o melhor foi pela terceira vez consecutiva Paulo Alberto, que continua a perseguir o título na categoria.

Depois de ter sido o mais rápido na Flying Lap ao bater Adam Chatfield e Sandro Peixe, Alberto viu Sandro Peixe ser o mais rápido na fase inicial da primeira final da noite, mas na quarta volta assumiu o comando do pelotão e foi sempre na frente que fechou as 19 voltas realizadas aos 600 metros da pista minhota mesmo depois de ver o motor da sua moto ‘calar-se’ a duas voltas do final da corrida.

Sandro Peixe recuperou nesse momento mas foi segundo na linha de meta face a Diogo Graça que levou a melhor sobre Chatfield num duelo decidido apenas no derradeiro par de voltas. Renato Silva foi o quinto e fechou o lote de pilotos que terminaram na mesma volta do vencedor.

Segunda parte da jornada

Na segunda corrida da noite a classificação final voltou a ser uma réplica da primeira, mas desta feita Paulo Alberto demorou mais tempo para ascender ao comando do pelotão, o qual ‘agarrou’ apenas na oitava volta, passando para a frente de Sandro Peixe que seria de novo segundo no cair da bandeira de xadrez.

Diogo Graça voltou a bater Chatfield, ao qual retirou o lugar de pódio a cinco voltas do final, cabendo a Ricardo Freire a quinta posição final. Paulo Alberto aproximou-se assim um pouco mais do topo da classificação do campeonato, que será decidido apenas na noite do próximo Sábado na derradeira ronda do ano a realizar em Lustosa/Lousada.

A noite de Fafe consagrou já Diogo Graça como campeão nacional SX2 2019. Invicto na classe desde o arranque do ano Graça pode assim discutir a classificação Elite no derradeiro confronto da temporada.

Nos Iniciados Sandro Lobo, Afonso Gomes e Tomás Alves foram os três ocupantes do pódio depois de fecharem pela mesma ordem as duas corridas realizadas, sendo que Sandro Lobo replica a prestação de Diogo Graça e continua invicto na época 2019.

Tomás Santos, Fran Fernandez e Vasco Salgado foram os três primeiros em Infantis B, sendo igualmente invicto que Tomás Santos está no topo da classificação do campeonato e nos Infantis A é Leonardo Gaio que segue o mesmo ‘guião’ para manter a invencibilidade ao bater em ambas as corridas Guilherme Gomes e Inês Madanços.

O campeonato termina no próximo fim‑de‑semana em Lustosa/Lousada, na noite de todas as decisões do campeonato e que promete ser bem animada.