CNTT 2022 – Micael Simão estreia-se a vencer na Baja de Loulé

Micael Simão, em GasGas, estreou-se este fim-de-semana na Baja de Loulé, a contar para o CNTT 2022, com uma vitória nas motos. 

Em GasGas, Micael Simões ao vencer nas motos foi o grande protagonista desta edição da Baja de Loulé, prova a contar para o CNTT 2022. João Vale venceu em Yamaha nos Quad e a dupla Roberto Borrego/Nuno Abrantes em Can-Am nos SSV.

A Baja de Loulé 2022, que contou com mais de cem inscritos, desenvolveu-se por pistas dos concelhos de Loulé, Tavira, Alcoutim e Almodôvar, desenhadas pela Clube Automóvel do Algarve.

Contando com organização do Clube Automóvel do Algarve, a prova algarvia nas motos viu o campeão António Maio em Yamaha impor-se no prólogo, deixando Gustavo Gaudêncio em Honda a 6,5s e Martim Ventura em Yamaha a 11,7s.

Na corrida, que contou com 41 inscritos, António Maio liderou até cerca do km 120 mas foi forçado a parar com um problema elétrico. Micael Simão, que até então rodava bem próximo dos tempos do campeão, aproveitou e assumiu a liderança para terminar o setor com uma vantagem de 1m12s para Martim Ventura e 2m57s para Gustavo Gaudêncio.

No domingo, o estreante Micael Simão defendeu de forma notável a sua primeira posição, tendo inclusive repetido a vitória no setor seletivo o que proporcionou ao piloto da GasGas a sua primeira vitória absoluta numa competição do Campeonato Nacional.

Martim Ventura, em Yamaha, ficou com o 2º lugar e foi vencedor entre os Juniores, ao terminar a 1m24s do vencedor.

Gustavo Gaudêncio, em Honda, que foi o mais rápido do dia até meio da SS2, fechou o pódio desta Baja de Loulé, naquela que a 5ª prova do CNTT 2022.

Destaque ainda para a 4ª posição de Fernando Ferreira, que numa Fantic venceu a Classe TT1, à frente do piloto algarvio Fábio Guerreiro numa Husqvarna e de Miguel Castro em KTM.

Com estes resultados, foram 6 motos de marcas diferentes a classificar-se no topo da tabela de tempos. Mário Patrão em KTM nos Veteranos e Tomás Dias em Yamaha na Promoção foram os restantes vencedores desta jornada algarvia.

O campeão António Maio foi o 4º mais rápido na derradeira etapa, o que não lhe permitiu ir além do 15º lugar à geral.

Leia também: CNTT 2022 – Baja de Loulé acelera no próximo dia 28 e 29 de maio

João Vale vence nos Quad

Nos Quad, o ex-campeão nacional Arnaldo Martins regressou fortíssimo às competições entre os 18 pilotos inscritos e impôs-se no prólogo face ao líder do campeonato João Vale por 4,1s. O 3º melhor tempo no prólogo foi para Fernando Cardoso.

Este trio manteve-se na frente da corrida, mas com João Vale a assumir a liderança desde o início do setor seletivo terminando o primeiro dia com uma vantagem de 1m38s para Arnaldo Martins.

No segundo dia de competição, Arnaldo Martins desistiu cedo e João Vale dominou sem qualquer contestação. Terminou com 8m de vantagem para o 2º classificado e está cada vez mais perto de se sagrar campeão.

O 2º posto ficou para Fernando Cardoso que venceu a classe Promoção. Tiago Teixeira, companheiro de equipa do vencedor, encerrou um pódio composto integralmente por quads Yamaha.

Roberto Borrego repete triunfo nos SSV

Nos SSV estiveram 46 inscritos, mas o destaque foi para o duelo entre Gonçalo Guerreiro e Roberto Borrego que esteve ao rubro, com o campeão nacional a somar o terceiro triunfo consecutivo. A 20km do final, Gonçalo Guerreiro, que até aí dominara a corrida, foi vítima de problemas de travões no seu Can-Am, circunstância que acabou por ditar a cedência da vitória para Borrego.

A prova arrancou com o ex-campeão do mundo moto Hélder Rodrigues a superar por 0,2s o tempo efetuado por Gonçalo Guerreiro no prólogo. 3º tempo a 1,1s do “estrelinha” para Wilson Galo.

Com Hélder Rodrigues a abrir pista, foi o ex-campeão João Monteiro que começou por ser o mais rápido nos cerca de 160 km de SS1. Até cerca do km 60 o comando passou para Luís Cidade e depois para o campeão Roberto Borrego.

Nesta Baja de Loulé assistiu-se a uma ponta final fortíssima de Gonçalo Guerreiro permitiu-lhe vencer o troço com 35,4s de vantagem para Roberto Borrego. O 2º lugar no final da corrida por parte de Gonçalo Guerreiro, vencedor entre os juniores, mantém-no na luta pelo título. O pódio completou-se com a dupla Luís Cidade/Pedro Mendonça.

Também o 4º lugar de Nelson Caxias permiti-lhe manter-se na luta pelo título. 5ª posição para a dupla João Monteiro/Nuno Morais à frente de Tiago Guerreiro, com Pedro Grancha na 7ª posição a triunfar entre os Veteranos.

Já na Classe Stock, Nelson Saramago em Polaris deixou escapar a vitória nos derradeiros quilómetros para a dupla José Morgado/Ruben Delgado em Can-Am, enquanto Vítor Domingos venceu na Classe TT2 e na Taça Yamaha.

Depois desta Baja de Loulé, o CNTT 2022 faz uma pausa de verão e regressa a 23 de setembro para a Baja TT Sharish Reguengos de Monsaraz.

Classificação do CNTT 2022, após 5 provas:

Moto
1º António Maio (Yamaha), 111 pontos;
2º Micael Simão (GasGas), 80;
3º Martim Ventura, 70;
4º Gustavo Gaudêncio (Honda), 59;
5º Fábio Magalhães (Honda), 58;
6º Daniel Jordão (Husqvarna), 51.

Quad
1º João Vale (Yamaha), 125 pontos;
2º Fernando Cardoso (Yamaha), 82;
3º Rafael Carvalho (Yamaha), 69;
4º Ricardo Rodrigues, 43;
5º Daniel Santos (Yamaha), 41;
6º Luís Cabrita (KTM), 40.

SSV
1º Roberto Borrego (Can-Am), 88 pontos;
2º Gonçalo Guerreiro (Can-Am), 77;
3º Nelson Caxias (Can-Am), 69;
4º João Monteiro (Can-Am), 55;
5º Sebastien Guyette (Can-Am), 46;
6º Pedro Santinho Mendes (Can-Am), 37.

Equipas
1º JB Racing, 183 pontos;
2º Sharish Gin/South Racing, 157;
3º SGS Car Racing, 147;
4º Racestars Racing/TSMotorRacing, 140;
5º Rio Seco Racing, 103;
6º Team Bianchi Prata Honda, 100;
7º AlentejoOffRoad School, 87;
8º Team Arnaldo Martins/Gallos-Group/Goldspeed, 83;
9º Santag Racing Team/JPR Motors, 74;
10º Mundimat Racing Team; 41.

Saiba mais sobre a Baja de Loulé 2022 em www.clubeautomovelalgarve.pt