CNTT 2023 – Martim Ventura vence Baja de Loulé

Martim Ventura e António Maio voltaram a enfrentar-se na Baja de Loulé com o primeiro a conseguir regressar às vitórias no CNTT 2023.

baja de loulé

Com nada menos do que mais de uma centena de pilotos inscritos para aquela que foi mais uma jornada importante do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2023, a 33ª Baja de Loulé, prova organizada pelo Clube Automóvel do Algarve, voltou a deixar frente-a-frente os dois principais animadores desta temporada e que continuam a dividir entre si as vitórias.

Com António Maio a chegar à ronda algarvia com a liderança das Motos no CNTT “presa” por apenas seis pontos, esta Baja de Loulé acabou mesmo por ver o seu rival, Martim Ventura, e também em Yamaha, a regressar às vitórias e assim a reequilibrar a balança no que às contas do campeonato diz respeito.

A prova algarvia teve um total de quase 390 km divididos por dois dias de competição, com pistas e trilhos delineados entre concelhos de Loulé, Alcoutim, Tavira, Almodôvar e ainda São Brás de Alportel, e com o centro nevrálgico da Baja de Loulé a ser o Estádio do Algarve.

baja de louléQuanto à discussão da vitória nesta baja algarvia, Martim Ventura abriu a todo o gás e liderava a prova já no final do primeiro dia, beneficiando também de problemas técnicos na Yamaha do campeão António Maio, nomeadamente com o travão traseiro.

Ventura, que agora parece estar finalmente recuperado de lesões antigas que o tinham impedido de competir a 100%, manteve o ritmo no segundo dia de competição, e acabou mesmo por vencer a Baja de Loulé e assim reassumir a liderança da classificação das Motos no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

Após regressar às vitórias, Martim Ventura mostrou-se, obviamente, satisfeito, mas acima de tudo confiante nas suas capacidades agora que recuperou de lesões:

“Faço um balanço muito positivo, muito feliz por voltar às vitórias depois de duas corridas não tão conseguidas, aqui consegui voltar ao meu melhor nível. As lesões que tinha acho que correu tudo bem, portanto deixo desde já aqui o meu agradecimento à clínica do Gonçalo Barradas, porque neste último mês mal toquei na moto e consegui recuperar de umas lesões que estavam difíceis de curar. E estou muito agradecido. É ótimo agora para o verão e começar a pensar em projetos futuros, tentar andar lá por fora. Mas é muito bom e agora é tentar aproveitar”.

baja de louléJá António Maio, que até tinha começado a Baja de Loulé a liderar, depois de ser o mais rápido no Prólogo realizado no Estádio do Algarve, viu-se na contingência de fechar a quarta ronda da temporada do CNTT com um segundo lugar, que, ainda assim, é visto pelo campeão como um resultado sólido tendo em conta uma preparação para o Rali Dakar:

“A Baja de Loulé foi uma corrida muito bem disputada. Acabámos por não conseguir a vitória, mas ficamos felizes por conseguirmos disputar o primeiro lugar. No sábado tive um percalço com o travão de trás da mota que me fez perder muito tempo. No domingo ainda tentei recuperar, mas vi que já não ia conseguir por isso mantive um ritmo seguro. Acima de tudo foi um excelente treino e um bom teste para a minha preparação para o Dakar e fico muito feliz com a minha prestação e da equipa”.

O pódio das Motos ficou completo com a presença do vencedor da edição 2022 da prova algarvia, com Micael Simão (Husqvarna) a assegurar um importante terceiro lugar, na frente de Bruno Santos e Bernardo Megre que assim fecham o “top 5” da Baja de Loulé.

O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno faz agora a habitual pausa de verão e regressa na Baja TT Sharish Gin, a quinta jornada do campeonato, que se realiza entre os dias 22 e 24 de setembro em Reguengos de Monsaraz.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. A não perder!