Estamos a poucas horas do arranque da quarta ronda da temporada 2024 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno (CNTT). A caravana desloca-se até ao Algarve para cumprir mais uma jornada que se antevê complicada, e com a Baja TT Lagos a servir de mais um episódio na batalha pelos diferentes títulos do campeonato.
A prova terá como cenário as pistas do oeste algarvio, disputando-se a partir de amanhã a Baja TT Lagos, organizada pela equipa do Clube Automóvel do Algarve e que reúne um total de 89 inscritos repartidos pelas disciplinas de moto (30), quad (11) e SSV (48).
Nas duas rodas encontramos entre os favoritos à vitória o piloto Martim Ventura, em Husqvarna, e que terá como principal adversário o campeão nacional António Maio em Yamaha e Bruno Santos, este igualmente em Husqvarna. A eles juntam-se nomes como os de Micael Simão, em GasGas, Gustavo Gaudêncio, João Duarte, Tomás Dias, todos em Honda, e os irmãos Bernardo e David Megre que competem aos comandos de motos da Kawasaki.
Nos Quad, onde lidera o jovem Rodrigo Alves, em Yamaha, serão seus principais adversários o campeão Luís Fernandes também em Yamaha, João Vale em Can-Am e Tiago Gomes em KTM.
Nos SSV, e apesar de ter sido forçado a abandonar no Raid da Ferraria, Pedro Santinho Mendes mantém a liderança e terá como principais adversários Sérgio Baptista, Roberto Borrego, Luís Cidade, Nelson Caxias, Pedro Pinha, Vasco Martins, Pedro Antunes e Pedro Grancha, todos em Can-Am.
A Baja TT Lagos é ainda pontuável para os três desafios monomarca que animam a competição SSV: a Taça Yamaha YXZ1000R, o Troféu Polaris RZR e a nova Villain Cup.
Na competição organizada pela Yamaha Motor Portugal, Rafael Caseiro lidera a classe Stock e Jorge Lopes a classe Open. O regressado Troféu Polaris é liderado por Arnaldo Monteiro e na competição destinada aos Segway a liderança está nas mãos de André Rodrigues que venceu a prova de abertura.
A Baja TT Lagos terá início na sexta-feira, dia 17 de maio, com a disputa de um Prólogo composto por 5,03 km. A primeira etapa realiza-se no sábado onde os concorrentes vão competir ao longo de 158,09 km cronometrados. No domingo disputa-se o segundo e derradeiro troço cronometrado, uma segunda passagem pelo troço do dia anterior.
No mapa abaixo poderá encontrar todos os detalhes do percurso.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!