CNTT – Martim Ventura vence a Baja TT Montes Alentejanos

Martim Ventura arranca de melhor forma a temporada 2023 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno com vitória na Baja TT Montes Alentejanos.

martim ventura

Disputou-se no passado fim de semana em Beja a primeira prova da temporada 2023 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno (CNTT). A Baja TT Montes Alentejanos foi, como se esperava, um evento exigente e que levou os pilotos a darem o máximo de si para alcançarem os melhores resultados nas diversas categorias e classes em competição. Nas motos, o mais forte foi mesmo Martim Ventura (Yamaha).

Martim Ventura, atual campeão júnior e novo recruta da equipa BP Ultimate Adventure, foi o vencedor dos dois setores seletivos – sábado e domingo – tendo cumprido os cerca de 300 km contra o cronómetro com uma vantagem de 49,2 segundos sobre o campeão do CNTT, António Maio, que, também em Yamaha, sentiu problemas técnicos nesta edição da Baja TT Montes Alentejanos e por isso acabou por não ter os argumentos para disputar com Martim Ventura a vitória na baja, pese embora tenha conseguido ser o mais forte no Prólogo.

martim venturaPara o vencedor, esta não foi, de todo, uma vitória fácil de obter pois como o próprio Martim Ventura referiu no final da Baja TT Montes Alentejanos Foi uma prova gira com pisos muito variados. Em percursos técnicos tive algumas dificuldades, mas penso que consegui ultrapassar bem todos os contratempos. Foi uma boa disputa e seguimos com um bom ritmo para a próxima prova do Campeonato”. Refira-se ainda que Ventura somou à vitória absoluta as vitórias nas classes Júnior e TT2.

O pódio absoluto na categoria das motos ficou na posse de Gustavo Gaudêncio (Honda).

Miguel Castro e Daniel Jordão, ambos em Husqvarna, ocuparam as posições seguintes da classificação geral. O campeão da classe TT3, Micael Simão, em Husqvarna, foi 6º da geral e venceu essa classe, enquanto em 8º lugar, João Duarte venceu na classe TT1 na estreia aos comandos de uma Honda. Christophe Lajouanie (Sherco) nos Veteranos e Celso Colaço (Husqvarna) na Promoção foram os restantes vencedores.

martim venturaNa competição Quad o jovem Rafael Carvalho, em Yamaha, repetiu o triunfo alcançado nesta prova em 2022. Triunfou também na classe Júnior e terminou a corrida com uma vantagem de 45 segundos para Fernando Cardoso em quado idêntico.

Na classificação geral Tiago Teixeira foi terceiro e Daniel Silva em quarto. Micael Horta fechou o “top 5” de uma corrida que teve em Marco Pedroso o vencedor entre os veteranos. Todos estes pilotos aos comandos de máquinas da Yamaha.

No final da Baja TT Montes Alentejanos, o vencedor Rafael Carvalho mostrou-se muito satisfeito com esta vitória e referiu que “Gosto muito desta prova, é muito divertida. Andámos bem desde o início e fizemos tudo certinho. Ontem (sábado) tive uma pequena saída de pista, no entanto, não foi nada de complicado, são coisas do todo-o-terreno. Este ano venho lutar pelo título, mas vamos ver como corre. Aproveito para deixar as rápidas melhoras ao meu amigo João Vale”, disse-nos o vencedor desta baja.

Agora que está iniciada a temporada 2023, o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno seguirá rumo ao Raid de Góis, prova que se vai disputar de 17 a 19 de março.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto nacional. A não perder!